ONU Meio Ambiente promove curso on-line em português sobre lixo marinho

eCycle

O lixo é uma questão ambiental, humana, socioeconômica e de saúde, reflexo de uma sociedade com altos índices de desperdício

Praia com lixo na areia
Restos de lixo no litoral da ilha Laysan, no Refúgio Nacional da Vida Silvestre das Ilhas Havaianas. Foto: USFWS/Susan White

A ONU Meio Ambiente, em cooperação com a Universidade Aberta da Holanda, começa em 29 de abril a terceira edição de um curso on-line e gratuito sobre lixo marinho. A formação gratuita foi criada para estimular lideranças e oferecer oportunidades de aprendizagem que promovam ações em prol da saúde dos oceanos. A capacitação está disponível em português e as inscrições podem ser feitas pelo link: www.bit.ly/MOOC2019_Português.

A poluição marinha é um problema que afeta todos os oceanos. O lixo é uma questão ambiental, humana, socioeconômica e de saúde, reflexo de uma sociedade com altos índices de desperdício. Com o crescimento mundial do volume de resíduos sólidos descartados todos os dias e devido às baixas taxas de degradação, o montante de lixo presente nos mares só aumenta.

O Curso On-line Aberto e Massivo (Massive Open Online Course – MOOC) sobre Lixo Marinho busca inspirar atitudes e liderança na agenda de combate à poluição marinha, estimulando a interação dos alunos com atores-chave.

A formação traz uma aprendizagem orientada para ações, explicando aos participantes como é possível realizar atividades bem-sucedidas em seu próprio contexto, independentemente da sua profissão ou região. O curso apresentará diferentes ferramentas para combater a poluição marinha, como a Estratégia de Honolulu.

Este é o primeiro curso ao estilo MOOC focado em lixo no mar, com estudos de casos e boas práticas do mundo todo. A capacitação terá um corpo docente especializado. A iniciativa é voltada tanto para profissionais e gestores quanto para estudantes e interessados.

O treinamento está dividido em duas “trilhas”. A “Trilha da Liderança” oferece dez horas de conteúdo introdutório à temática, com estratégias para prevenir e reduzir a poluição marinha – é indicada para iniciantes e pessoas que queiram integrar a temática ao seu campo de atuação ou fortalecer sua liderança. Para quem quiser aprofundar conhecimentos, a “Trilha da Expertise” oferece 30 horas adicionais e exige um relatório final para a conclusão do curso.

Uma iniciativa da Global Partnership for Marine Litter (GPML, Parceria Global para o Lixo no Mar), o curso será disseminado por meio da Aliança para Juventude e Educação (YEA!) e da Parceria Global de Universidades para o Meio Ambiente e a Sustentabilidade (GUPES), que engloba atualmente 800 universidades de todo o mundo – 16 no Brasil. A capacitação conta com palestras, estudos de caso e vídeos, além de materiais adicionais de estudo. As palestras estarão disponíveis em vídeo e em documentos on-line, dentro de uma plataforma virtual interativa.

Como se inscrever

As inscrições estão abertas e as aulas terão início no dia 29 de abril de 2019. O link para inscrição — www.bit.ly/MOOC2019_Português — abre uma página da Universidade Aberta, que apresenta o MOOC em inglês, mas fornece as informações básicas em português. O interessado deverá clicar no botão azul em que se lê “MATRICULAR EM MLMOOCPT18” e será direcionado a um formulário (em português) para criar uma conta na Universidade Aberta. Após o recebimento da confirmação da conta por e-mail, o interessado retorna ao site da Universidade Aberta, faz seu login e, então, inscreve-se no MOOC Lixo Marinho clicando no botão indicado.

Fonte: ONU Brasil

Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail