Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Projeto multimídia reúne 27 áudios originais e propõe dinâmicas didáticas

Imagem: Divulgação/Cantos da Floresta

Foi lançado essa semana o primeiro livro sobre músicas indígenas dirigido a professores, educadores musicais e interessados no universo indígena brasileiro. Cantos da Floresta – Iniciação ao universo musical indígena é resultado das pesquisas de Magda Pucci e Berenice de Almeida e reúne material para ajudar a trabalhar o tema na escola.

Magda pesquisa, há mais de 20 anos, a música de vários povos. Berenice é educadora musical e é responsável por levar esse repertório às escolas. Do trabalho das duas saiu a proposta de fazer uma ponte entre a cultura de alguns povos e o ensino musical em sala de aula, com a colaboração de consultores indígenas e especialistas.

O resultado foi o livro impresso, repleto de ilustrações e partituras, que vem acompanhado de um CD com 27 áudios originais. As autoras também reuniram em um site as atividades de contextualização, jogos, brincadeiras, escuta sensibilizadora e dinâmicas didáticas.

Livro sobre músicas indígenas
Imagem: Divulgação/Cantos da Floresta

Em entrevista ao programa Tarde Nacional – Amazônia, da Rádio Nacional da Amazônia, da Agência Brasil, elas comentaram que ainda há preconceito contra os povos indígenas e que o livro também desconstrói estereótipos.

“As culturas indígenas têm sido mais abordadas na escola de uns anos para cá – já existe um pequeno movimento de ver essa história com outros olhos. Passamos quase 500 anos vendo nossa história como se os índios não fizessem parte dela – o que dizer então das músicas. Daí a importância de trazer esses povos para dentro da escola, para as pessoas já crescerem com outra visão – e as crianças são muito mais receptivas para conhecer diversas culturas, línguas e músicas”, afirma Magda.

Confira o trabalho “Cantos da Floresta“, do grupo Mawaca, coordenado por Magda Pucci, que promoveu encontros com diferentes povos indígenas brasileiros por 6 cidades da Amazônia:



Veja também:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais