Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Jogar tênis no poste é uma prática comum no mundo todo. Teorias diversas tentam explicar a origem deste fenômeno

Acredite, os tênis no poste não estão só no seu bairro. Na verdade, tudo indica que isso é um costume presente no mundo todo e que ganha diferentes nomes, como: “shoe tossing”, “zapatos colgantes”, “scarpe volanti”, entre outros.

Como os tênis vão parar no fio do poste? É essa questão que diversos curiosos já buscaram entender. Mas, na maioria das vezes, o que encontram são apenas teorias e lendas. Ainda assim, é válido conhecer as respostas possíveis e refletir sobre essa atitude, afinal, não é um hábito sustentável.

O mistério dos tênis voadores

Movido pela dúvida sobre os tênis no poste, o diretor norte-america Mattew Bate filmou um curta-metragem de 14 minutos, chamado The Mystery of Flying Kicks (O Mistério dos Tênis Voadores, em tradução livre).

O diretor forneceu um número de telefone para que as pessoas ligassem e explicassem o possível significado para os tênis no poste. Diferentes mitos e histórias surgiram atribuindo vários significados ao ato, tais como:

  • Sinal de que alguém tinha perdido a virgindade;
  • Uma tática de intimidação;
  • Um sinal de máfia à polícia;
  • O código de onde comprar drogas;
  • Uma marca de território de uma gangue;
  • Um tributo a membros de gangues;
  • Uma prática para marcar a rua;
  • Um sinal de que, em determinado bairro, as pessoas podem fazer o que quiser, sem a existência de lei ou decência.

Em algum momento da história da humanidade, os tênis pendurados em fios de energia podem de fato ter tido algum desses significados, mas a dúvida ainda não foi sanada. Você pode conferir o documentário a seguir:

Homenagem, insulto ou símbolo?

Movida pela mesma incômoda curiosidade sobre os tênis no poste, a estação de rádio de Chicago, WBEZ, procurou mais respostas, e, para isso, serviu-se de mais relatos e entrevistas com líderes comunitários, membros de gangues e até sociólogos.

Entre as teorias, os ouvintes contaram sobre zoações e apostas entre amigos que tiveram como resultado os tênis no poste. Um presidiário, membro da gangue Bloods do Kansas, quando questionado sobre os tênis no poste, conta que, quando jovem, jogava sapatos nas linhas para que as pessoas soubessem que sua equipe comandava o quarteirão.

Ao perguntar para colegas de prisão, descobriu que o costume de jogar os tênis, em certos lugares, marcava uma morte. Nesse caso, o tênis no poste significaria que a gangue “tirou um homem dos sapatos”.

Há lendas de que os tênis estão ligados a pontos de vendas de drogas, o assistente social Robert Aspholm, no entanto, não acredita nisso. Para ele, ninguém iria expor o que está fazendo, afinal, poderia ser preso. O sociólogo Randol Contreras também desacredita. Ele cresceu no Bronx e se divertia jogando sapatos velhos em linhas de transmissão de energia.

Esses dados são dos Estados Unidos. No Brasil, prevalece o mistério: seria uma brincadeira de criança? Uma superstição? Um simples hábito com os sapatos velhos? Sobre isso não temos certeza, mas de uma coisa sabemos: jogar tênis velho no poste não é nada sustentável. Então…

O que fazer com tênis velho?

Jogar o tênis no poste não é uma atitude sustentável. Os materiais utilizados nos tênis, como o plástico, levam muito tempo para se decompor. Assim, se seu tênis está velho, mas não muito gasto, você pode aderir às práticas do slow fashion, um tipo de moda mais sustentável e circular.

Nesse caso, você pode remendar, customizar e deixá-lo com cara de novo. Há tantas ideias para aproveitar! Outra opção é doá-lo, há diversos movimentos que coletam sapatos e roupas antigas. Além dessas alternativas, você também pode trocá-lo ou vendê-lo, por exemplo, a um brechó.

Cinco motivos para comprar em brechó

Se seus tênis estiverem gastos e preferir descartá-los, lembre-se de encaminhá-los ao local correto. Procure postos de coleta mais próximos de você no mecanismo de busca gratuito do Portal eCycle.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais