Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Slow fashion é uma alternativa sustentável à moda globalizada

Slow fashion” é um termo cunhado por volta do ano de 2004, em Londres, por Angela Murrills, uma escritora de moda da revista de notícias on-line Georgia Straight. Em uma tradução literal, o termo significa “moda lenta”.

O termo ficou conhecido depois de ser muito utilizado em blogues de moda e artigos na internet. Inspirado no conceito de “slow food”, que se originou na Itália nos anos 1990, o slow fashion adaptou alguns pontos para o âmbito da moda.

O fast fashion  é um sistema de produção da indústria da moda atual que prioriza: 

  • Fabricação em massa
  • Globalização
  • Apelo visual
  • Ocultação dos impactos ambientais do ciclo de vida do produto
  • Custo baseado em mão de obra e materiais baratos sem levar em conta aspectos sociais da produção. 

Em contraposição, surgiu o slow fashion surgiu como uma alternativa socioambiental mais sustentável no mundo da moda.

A prática do slow fashion preza pela:

  • Diversidade; 
  • Prioriza o local em relação ao global;
  • Promove consciência socioambiental; 
  • Contribui para a confiança entre produtores e consumidores; 
  • Pratica preços reais que incorporam custos sociais e ecológicos;
  • Mantém seus processos de produção entre pequena e média escalas.

Para explicar melhor, abaixo listo algumas características principais do slow fashion que, cunhado por Angela Murrells, teve seu significado complementado por outras ideias, posteriormente:

Valorização de recursos locais no slow fashion

Priorizar a produção local é uma forma de resistir contra a avalanche da globalização. Como você pode conferir na matéria “Fast fashion: o que é, impactos e alternativas“, a produção globalizada do fast fashion é feita por grandes marcas que padronizam as roupas para o mundo inteiro. Isso acaba diminuindo o espaço para as especificidades culturais, desvaloriza trabalhadores locais e consome muitos recursos e matéria-prima.

Valorizar consumidores, produtores e recursos naturais locais, em contraposição à produção globalizada, é uma alternativa à padronização, à centralização e à produção de produtos idênticos. Isso dá origem à ideia de “sociedade multilocal” e uma “economia distribuída”, em que o global é composto por uma rede de sistemas locais. 

No slow fashion, tudo o que está disponível localmente é utilizado da melhor forma possível. E o que não pode ser produzido localmente é trocado e compartilhado, dando origem a uma sociedade simultaneamente local e cosmopolita. Aqui, o termo “cosmopolita” abrange a diversidade, em oposição à homogeneidade, implícita na globalização.

Sistemas de produção transparentes e com menos intermediação entre produtor e consumidor

A produção de roupas e acessórios, em geral, depende muito da comunidade local. Já  na produção globalizada (fast fashion), esse fato muitas vezes é obscurecido intencionalmente pelo nome da marca da moda.

No modelo slow fashion, a transparência procura informar a origem real dos produtos. Em vez de omitir a origem da produção com nomes genéricos de um estilista ou marca, por exemplo, a referência é dada a empresas de menor escala.

Além disso, ao diminuir intermediadores no processo de troca das mercadorias, o consumidor se aproxima do produtor. Com esse estreitamento de vínculo, os produtores sentem a responsabilidade de produzir​​ com qualidade. Afinal, os produtos serão consumidos por pessoas que eles conhecem. 

Os consumidores sentem uma responsabilidade em relação aos produtores, que são membros de sua comunidade. Além do mais, quando se evita intermediações nas trocas, o produto tende a encarecer menos e o produtor se valoriza.

Produtos sustentáveis e sensoriais no slow fashion

Os produtos sustentáveis e sensoriais do slow fashion são aqueles que têm uma vida útil mais longa e são mais valorizados que os consumíveis típicos.

O remendo é uma das práticas mais empregadas no slow fashion para prolongar a vida útil das roupas, calçados e acessórios. Ele deixou de ser utilizado principalmente por ter sido associado à pobreza, mas foi retomado pelo slow fashion e ganhou credibilidade, sendo referido como uma forma de reciclagem.

Outra maneira de prolongar a vida das roupas é fornecer produtos que têm longevidade funcional e que permanecem na moda. Os produtos desenvolvidos não podem ser aqueles da “temporada da moda”. O relacionamento do sujeito com o objeto precisa envolver algo a mais que a simples aparência. 

É preciso existir um vínculo capaz de evitar o descarte precoce. Um caminho nesse sentido é desenvolver vestuários que carregam uma história, origem, gosto, toque, cheiro, que sejam feitos especialmente à mão. E que ofereçam algo específico do indivíduo em termos de ajustes e aparência.

Questionamento à noção da moda que se ocupa exclusivamente do “novo”

O sistema de moda precisa prestar mais atenção ao interesse do consumidor em roupas usadas, em desenho personalizado e reciclagem, que se opõe à cultura do “novo”. Dessa forma, busca-se alcançar uma moda mais sustentável (sustainable fashion).

Desafio ao embasamento da moda exclusivamente na imagem

O slow fashion desafia a moda a reorientar a qualidade de seus produtos de maneira que a confecção do vestuário leve em conta aspectos integrais e não apenas a aparência.

Moda é escolha e não um mandato

Com a atuação da indústria globalizada que domina o mercado e padroniza a moda, a escolha por produtos diferentes é inviabilizada. O slow fashion é uma alternativa que promove maior liberdade na escolha dos produtos.

Atuação colaborativa/cooperativa de trabalho no slow fashion

O movimento slow fashion preza pela formação de cooperativas capazes de promoverem a colaboração entre os agentes da cadeia têxtil. Sendo uma forma de gerar um comércio mais justo – especialmente no caso das mulheres, que formam uma parte significativa no ramo têxtil.

Criação socialmente responsável e distribuição econômica

A produção valoriza os recursos locais; elimina hierarquias entre estilistas, produtores e consumidores; evita intermediários na cadeia de distribuição e possibilita a melhor distribuição econômica entre os agentes da cadeia. Como o slow fashion não se preocupa com a produção em massa, é possível desenvolver artigos a preços justos que internalizam custos sociais e ecológicos da produção. Assim, valorizando os produtores – isso evita o escoamento e o descarte rápidos das peças.

Consultoria de slow fashion

Desde o começo dos anos 2000, a pioneira em moda e sustentabilidade Kate Fletcher trabalha como consultora do movimento slow fashion. Trabalhando com marcas, organizações de arte e comunidades de pesquisa, Fletcher auxilia o desenvolvimento de uma agenda ecológica. Isso ajuda esses estabelecimentos a fazer mudanças em prol da sustentabilidade.

Cada vez mais, marcas estão se interessando pelo conceito de slow fashion. Portanto, iniciativas como a de Kate podem inspirar mais pessoas a seguirem esse meio de pensamento.

Como praticar slow fashion?

slow-fashion
Imagem de Aviv Rachmadian no Unsplash

Remende

A melhor maneira de praticar slow fashion é deixar de consumir novas peças de vestuário e investir em reutilização. Em vez de descartar, por que não remendar e dar um novo estilo às suas peças? Confira as matérias “Transforme camisetas velhas em adereços e objetos úteis para o dia a dia” e “Faça você mesmo: transforme sua camiseta velha em uma bolsa sustentável“. Se você não sabe costurar, procure por costureiras ou costureiros da sua região – uma forma de valorizar o trabalho local.

Visite brechós

Você pode praticar slow fashion investindo em peças de brechós, uma outra forma de reutilização. Algumas instituições de caridade fazem brechó para arrecadação, de quebra você ajuda essas instituições.

Opte pelo consumo consciente

Quando for comprar roupas e acessórios, procure saber se há produção local próxima de você. Prefira marcas responsáveis que se preocupam em evitar o trabalho escravo e reduzir os impactos da cadeia de produção ao meio ambiente. Normalmente marcas veganas têm essas preocupações. 

Procure por costureiras no seu bairro, valorize-as e confeccione roupas duráveis e personalizadas para você. Fomente a ideia de formar cooperativas de mulheres no seu bairro. Converse com amigos e amigas e troque roupas, calçados e acessórios com eles.

consumidor
Consumidor: o que é, direitos e conscientização

Investigue, também, os tecidos utilizados nos produtos. Em relação aos impactos ao meio ambiente, estes são alguns dos piores tecidos:

  • Algodão: em seu cultivo, utiliza pesticidas e muita água;
  • Sintéticos (poliéster, náilon e acrílico): liberam microfibras ao serem lavados e, geralmente, são produzidos a partir do petróleo, ou seja, dependem do uso de combustíveis fósseis;
  • Materiais derivados de animais (lã, couro e pele): tecidos derivados de animais são responsáveis por grandes quantidades de liberação de metano, um dos gases do efeito estufa. Além disso, boa parte da produção de couro utiliza uma forma tóxica de cromo, que muitas vezes deixa os trabalhadores sob o risco de terem câncer e doenças de pele. Outros produtos perigosos também são utilizados para conservar pele e lã.

Alguns tecidos são melhores para o meio ambiente, tais como: 

  • Tecidos reciclados, 
  • Fibras de celulose artificiais 
  • Fibras obtidas a partir de plantas que tenham o núcleo do caule lenhoso, por exemplo, cânhamo e linho

Evite as fibras têxteis plásticas no slow fashion

As fibras têxteis plásticas como o poliéster e a poliamida (náilon) são fontes de microplástico. Por isso, procure evitá-las e, no lugar delas, priorize o algodão orgânico. Para saber mais sobre esse tema, confira a matéria:

impacto-ambiental-das-roupas
Impactos ambientais das fibras têxteis e alternativas

Seja consciente

Evite peças da moda, escolha peças mais neutras que não ficarão sem uso precocemente. Não tenha medo de repetir suas roupas! Se não estão sujas o suficiente para merecerem uma lavagem, utilize-as de novo e evite mais desgastes na máquina de lavar – assim você também diminui a geração de microplástico. Para saber mais sobre esse tema, confira a matéria:

Microplásticos: principais poluentes dos oceanos

Além disso, na próxima vez que quiser comprar algo, pergunte-se quantas vezes você usaria. Segundo a Fashion For Good, ao usar as roupas por mais de nove meses, é possível reduzir o desperdício de uso de água em até 30%.

Dê o exemplo

Ao aderir a atitudes desse tipo, pessoas próximas começam a notar seu comportamento e podem seguir seu exemplo. Durante muitos anos, no Brasil, as propagandas, novelas e outros meios culturais e de comunicação disseminaram a cultura do fast fashion. Desta forma, impondo um consumo desenfreado pautado na imagem e na não repetição de roupas, uma prática não sustentável a longo prazo. Para conhecer outras ideias de como pegar leve no impacto ambiental das suas roupas, confira a matéria:

Araras para roupas
Dicas para ter uma pegada ambientalmente correta com as suas roupas

Descarte corretamente

Evite ao máximo praticar o descarte. Mas se você não encontrou nenhuma alternativa para a reutilização ou reciclagem e precisa descartar, faça o descarte correto. Encontre postos de coleta mais próximos de sua casa no Portal eCycle.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais