Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Electrolux, uma das maiores fabricantes do mundo, explica detalhes sobre a reciclagem do forno de microondas

Se preferir, vá direto ao ponto Esconder
 

Se o aparelho de microondas tem peças compostas por plástico e metal, por que se fala tão pouco da reciclagem desse produto? Restando poucos meses para a efetivação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (prevista para entrar em vigor em 2014), a eCycle contatou a Electrolux, uma das maiores fabricantes de eletrodomésticos da linha branca no mundo, para saber o que ela tem a dizer sobre o microondas.

Quando se pensa nas microondas emitidas pelo forno, é normal indagarmos se há algum tipo de radioatividade que o descarte incorreto do material poderia proporcionar à saúde humana e ao meio ambiente em geral. De acordo com o coordenador de qualidade e meio ambiente da Electrolux do Brasil, Luis Machado, os consumidores não precisam se preocupar com isso. “O Magnetron, peça fundamental na emissão de ondas neste equipamento, não é radioativo. Esta tecnologia é um componente eletrônico emissor de ondas eletromagnéticas que tem o poder de aquecer as partículas, gerando assim o efeito de cozimento em alimentos”, explicou.

Placa de circuito integrado

Machado também diz que a peça de destinação mais difícil de todo o equipamento que compõe um forno de microondas é a placa de circuitos eletrônicos. No entanto, ela só é totalmente reciclável no exterior. “Atualmente, estas peças são enviadas para países que tenham este tipo de reciclagem e tecnologia”, afirmou. De acordo com o Centro de Descarte e Reúso de Resíduos de Informática (Cedir), da Universidade de São Paulo (USP), qualquer produto que tenha placa eletrônica possui contaminantes. A especialista em gestão ambiental do Cedir, Neuci Bicov, afirma que os eletrodomésticos se utilizam de placas marrons. “Elas contêm metais pesados, por isso precisam ser enviadas a recicladores autorizados pela CETESB. Delas são extraídos cobre e alumínio; a parte do fenolite, infelizmente, ainda é considerada refugo, pois não tem reciclagem”, disse.

As placas marrons são compostas por: capacitor (que é perigoso por conter metais pesados e armazenar voltagem), diodo, resistores, transformador e alguns chips. “No nosso caso, enviamos a empresas que extraem o alumínio e o cobre, tornando inertes os demais componentes” afirmou Neuci.

A Electrolux possui uma lista de chamada de Restricted Material List (Lista de Materiais Restritos – tradução livre) que informa aos fornecedores quais são os materiais que a empresa aceita utilizar na fabricação de todos os seus produtos. Não há menção específica quanto ao microondas, mas a empresa restringe o uso de metais pesados, como cádmio e cromo em todos os seus produtos, além de banir outros, como amianto, aminas aromáticas e substâncias radioativas.

microondas

Programa piloto

A Electrolux está implantando um programa próprio de reciclagem de seus eletrodomésticos, incluindo o forno de microondas, em 14 cidades do Estado de São Paulo. De acordo com a empresa, os postos são direcionados a companhias de manufatura reversa, responsáveis pelo destino mais correto do material. Os locais já estão cadastrados no banco de dados da sessão Postos de Reciclagem da eCycle.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais