Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

As inscrições dos projetos vão até o dia 30 de abril

O Ciclo da Sustentabilidade é uma iniciativa cultural que visa reconhecer e inspirar pessoas a replicarem ações com foco na cultura da sustentabilidade. O projeto deve mobilizar pessoas, instituições não governamentais e escolas a observarem os problemas socioambientais de sua comunidade e proporem soluções para minimizá-los ou solucioná-los. O Concurso Ciclo Verde acontece há seis anos de forma bianual. O projeto irá acontecer em quatro cidades do Rio Grande do Sul: Nova Santa Rita, Triunfo, Montenegro e São Leopoldo e também em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. A iniciativa é voltada a pessoas físicas, instituições de ensino, organizações não governamentais (ONGs), coletivos, associações, cooperativas, grupos, entre outros.

Os projetos devem utilizar a arte e empreendedorismo para dialogar com a sustentabilidade nas áreas de: economia/eficiência energética, uso racional de recursos ambientais, água, reciclagem, biodiversidade, mobilidade urbana, educação ambiental ou agricultura.

O objetivo é registrar, em um documentário de 52 minutos, a trajetória e resultados de projetos que incentivam comportamentos sustentáveis e que dialogam com a temática da sustentabilidade utilizando arte ou empreendedorismo social. O documentário será disponibilizado na íntegra, gratuitamente, no site do projeto e também no YouTube.

Após a inscrição no site no período de 5 a 30 de abril, o projeto passará por três etapas de seleção:

  • Pré-seleção realizada pela curadoria técnica;
  • Votação popular: comunidade e público geral votam nos projetos pré-selecionados;
  • Seleção presencial: comitê de avaliação define os seis projetos que farão parte do Ciclo da Sustentabilidade.
No segundo semestre, os projetos selecionados participarão da filmagem do documentário que será dedicado a contar a trajetória de cada uma das iniciativas e suas ações inovadoras e sustentáveis. A parceria com o Concurso Ciclo Verde irá oferecer aos selecionados apoio financeiro de até R$ 10.000 e apoio técnico, por meio de workshop sobre gestão de projetos socioambientais e acompanhamento no período de seis a oito meses, realizados por uma consultoria especializada.

Fonte: Ciclo da Sustentabilidade

Veja também:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais