Lixo reciclável dá desconto em conta de luz em Niterói

eCycle

Medida visa estimular conscientização sobre descarte correto

Imagem: Wikimedia Commons

Os moradores de Niterói, região metropolitana do Rio, poderão diminuir o preço da conta de luz usando o lixo reciclável para obter o desconto concedido pela Ampla, concessionária responsável pela distribuição de energia elétrica no município. No dia 14 de setembro foi inaugurado um ecoponto itinerante na sede do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), na cidade, para onde as pessoas, tendo em mãos a conta de energia, poderão levar o material reciclável como papel, plástico, papelão, entre outros.

De acordo com o superintendente da Baía de Guanabara do Inea, Paulo Cunha Paixão Henriques, ao conscientizar a população sobre a importância de reciclar o lixo, o meio ambiente sofrerá um impacto menor com o descarte inadequado desse tipo de lixo. "À medida em que você consegue conscientizar a população sobre separar o lixo e ainda revertê-lo em bônus, esse lixo para de ser jogado em rios e passa a ter uma destinação correta, inclusive para ser reciclado e reaproveitado" disse.

O vice-prefeito de Niterói, Axel Grael, afirmou que a ampliação da rede de pontos de entrega de material reciclável vai fazer com que a reciclagem aumente. Segundo ele, o percentual de reciclagem no Brasil é pequeno porque faltam mais iniciativas desse tipo no país.

O morador do bairro do Fonseca, Paulo Roberto de Souza Mello, de 70 anos, foi o primeiro a levar seu lixo reciclado no ecoponto e disse que o desconto facilita o pagamento da conta de luz. "Antigamente, eu não fazia a separação do lixo, só deixava tudo junto para o lixeiro levar. Eu vejo que é importante fazer a reciclagem para ajudar o meio ambiente também. Para mim, vale a pena fazer essa coleta seletiva”.

De acordo com a Secretaria Estadual do Ambiente, no primeiro dia de funcionamento, o ecoponto iterante recebeu cerca de 100 quilos de material reciclável. O desconto é medido de acordo com o tipo de material e o volume descartado. Materiais como a latas de alumínio e garrafas PET têm descontos de R$ 1,80 por quilo e R$ 0,40 por quilo, respectivamente.

O ecoponto itinerante vai funcionar todas as segundas-feiras na sede da Superintendência Regional da Baía de Guanabara, no centro de Niterói, das 13h30 às 16h30.

Fonte: Agência Brasil

Veja também:
-Guia básico da reciclagem: saiba como reaproveitar e reciclar uma série de itens do dia a dia
-12 maneiras de reutilizar caixas de leite


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail