Solariza: jogo mapeia potencial solar de residências do Brasil

eCycle

Intenção do Greenpeace é mostrar aos governos a vontade da população de alterar a matriz energética

Uma plataforma interativa que permite visualizar todos os telhados brasileiros, simular a instalação de placas fotovoltaicas em cada um deles e calcular o potencial do país para a geração de energia solar. Esse é o Solariza, a nova ferramenta criada pelo Greenpeace para engajar a sociedade em sua campanha de energia solar.

Com a ferramenta também é possível calcular qual é o potencial solar dos telhados individuais, estimando a economia que o consumidor poderia ter ao produzir eletricidade em seu próprio telhado.

A meta final do jogo é solarizar o equivalente a seis milhões de telhados residenciais. Esse número representa a geração de eletricidade necessária para desligar as termelétricas de Piratininga (SP), Candiota (RS), e as usinas nucleares Angra 1 e 2.

Desde o agravamento da crise hídrica e devido ao baixo nível dos reservatórios das hidrelétricas, as termelétricas estão em funcionamento constante como um reforço para evitar um apagão. Estima-se que mais de R$ 20 bilhões tenham sido queimados em combustíveis fósseis para as usinas termelétricas no Brasil entre 2013 e 2014. Já as usinas nucleares de Angra 1 e 2 estão com seus depósitos saturados de lixo radioativo ao custo de R$ 1 bilhão aos cofres públicos, valor suficiente para instalar placas solares em cerca de 60 mil telhados.

Já o jogador que acumular mais experiência mapeando o potencial solar dos telhados receberá dois prêmios: a solarização real de sua residência e a oportunidade de participar da instalação solar na instituição vencedora do “crowdroofing”.

O Greenpeace também iniciou também um “crowdroofing” que funcionará da seguinte forma: quando 70% meta de mapeamento for alcançada, ou seja,o equivalente a 4,2 milhões de casas forem "solarizadas", será aberta uma chamada pública para que entidades beneficentes interessadas em ter os seus telhados solarizados se cadastrem. Três entidades serão, então, pré-selecionadas com base em critérios técnicos. A partir daí, a entidade vencedora será eleita pelo público, que poderá votar em sua preferida.

Quer saber mais a respeito? Clique aqui. Para jogar o Solariza, clique aqui. E pra saber como instalar equipamento solar em sua casa, clique aqui.

Veja também:
-Guia para instalação de energia solar em casa
-O que é energia solar e como funciona o processo de geração de eletricidade via radiação solar?


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail