Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Parceria com a Prefeitura do Rio funciona como estratégia de combate à fome, à extrema pobreza e diminuição dos efeitos do aquecimento global

Por Victor França em Conexão UFRJNa última segunda-feira, 25/2, a UFRJ firmou parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e oficializou o projeto Pacto Verde Carioca. A ideia é analisar a política pública de hortas urbanas como impulsionadora do desenvolvimento sustentável na cidade do Rio a partir do combate à fome e à extrema pobreza e a diminuição dos efeitos do aquecimento global no microclima local. A intenção é beneficiar as comunidades locais.

A cooperação foi assinada pela reitora, Denise Pires de Carvalho, pela coordenadora do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, Tatiana Roque, e pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Eduardo Cavaliere. O projeto vai fortalecer as práticas de agricultura urbana comunitária e sustentável na cidade carioca na intenção de reverter, aos poucos, o quadro de insegurança alimentar e extrema pobreza que impacta a vida de famílias em situação de vulnerabilidade social.

O objetivo do Pacto Verde Carioca é incentivar políticas públicas que gerem impactos na segurança alimentar, na diminuição de desigualdades, geração de renda e questões climáticas. Além disso, produz sugestões de incrementos na políticas públicas. O recorte da pesquisa são as famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social na cidade do Rio de Janeiro integrantes das hortas urbanas da Área de Planejamento 1, que estão em quatro locais: Santa Tereza, Benfica, Morro do São Carlos e no Complexo Residencial Zé Keti, na rua Frei Caneca. Elas fazem parte do programa da prefeitura Hortas Cariocas, que conta com cerca de 50 hortas em escolas e favelas, cuja ideia é a formação de hortas para benefícios da própria população local. A prefeitura concede bolsas para moradores trabalharem na horta. Metade da produção é para doação e a outra parte se destina à venda, para geração de renda.

Quatro equipes de trabalho interdisciplinares foram formadas com pequisadores da UFRJ: cidadania ambiental, segurança alimentar, clima e produção. O Pacto Verde Carioca é um projeto construído pelo Laboratório Conexões do Clima, do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ. Interdisciplinar, o laboratório é composto de especialistas de diversas disciplinas da Universidade (Ecologia, Biologia, Comunicação, Filosofia, História etc.) e tem o objetivo de não só evidenciar questões ligadas ao clima, mas também sobre a relação entre ciência e sociedade.