Crie seu animal de forma sustentável

eCycle

Depois de aprender sobre as externalidades por trás de empreendimentos, surpreenda-se com as consequências negativas e positivas de se ter um animal de estimação. Sim, elas também podem vir da sua casa.

animais de estimação


Você já parou para pensar sobre o impacto que os seus animais de estimação tem no meio ambiente? Tem gente que compra um filhotinho de raça pela internet, pega aquela ração que sempre aparece na TV, compra brinquedos que logo se estragam e não recolhe o cocô feito pelo animal no passeio. Você sabia que ter um animal de estimação é antiecológico? Em uma cultura consumista, sim. Anteriormente, nós já demos sete dicas para criar seu cachorro de maneira sustentável e agora aqui vão mais algumas baseadas em problemas e soluções que valem para cães e gatos. Confira como criar um animal de estimação de forma sustentável:

A embalagem da ração é feita de polietileno, que demora séculos para se decompor

Algumas empresas estão estudando formas de fazer embalagens melhores, com material biodegradável (como polpa de madeira) e adicionando ao polietileno uma substância (não divulgada) que faz o tempo de decomposição do material diminuir de 400 para apenas dez anos. Embalagens grandes de ração (de 15 Kg ou mais) podem ser reutilizadas, embora seja uma prática sem muito efeito real no final das contas.

A prática de cozinhar para seus animais de estimação é cada vez mais popular, mas não esqueça que deve ser feita com a orientação de um médico veterinário, para que seu melhor amigo receba uma nutrição adequada (só arroz com carne não estão com nada). Você também pode optar por um alimento orgânico para animais de estimação vendido pronto, que vem em embalagens reutilizáveis, como este.

animais de estimação

Os brinquedos geram poluição do ar e água (na fabricação) e muito lixo, com suas embalagens e por si próprios, quando se estragam

Faça brinquedos caseiros para seus animais de estimação. Cães podem gostar de uma camiseta com alguns nós e gatos se divertem com um palito de sorvete com penas na ponta. Lembre-se de não deixar que o brinquedo tenha partes pequenas que possam ser engolidas. Se precisar sair e deixar o animal só, coloque ração e alguns petiscos dento de uma garrafa de plástico e faça furos por onde eles possam sair: o animal vai ficar rolando a garrafa até conseguir tirar todas as guloseimas.

Os aterros sanitários estão cheios de sacos plásticos contendo fezes de animais

Se você tem um jardim em casa, pode fazer a compostagem das fezes do seu cão (veja aqui as instruções). Se não for possível, opte pelo menos por usar sacolas biodegradáveis para descartar o cocô.

Por falar em cocô, muito cuidado quando levar seu melhor amigo à praia: tenha certeza de que ele está com a vermifugação em dia, pois as fezes animais de estimação são uma grande fonte de contaminação.

Os produtos de higiene e controle de pulgas são tóxicos para o meio ambiente

Então dê um banho sustentável em seu animalzinho e controle as pulgas e carrapatos com métodos naturais
Já pensou em utilizar um repelente de Neem ou uma linha de produtos à base de própolis verde? Confira alguns desses produtos na Loja eCycle.

animais de estimação

Ops, lavar o animal na máquina é um péssimo exemplo!

Animais nas ruas são um problema de saúde pública

É importante que todos castrem seus animais de estimação. A castração evita não só que ele desenvolva doenças de origem hormonal, como também faz com que ele perca a vontade de se reproduzir.

Com as campanhas de vacinação e esterilização de animais, os casos de transmissão de raiva por cães e gatos para humanos reduziram de 50 (em 1990) para uma média de zero a dois (no período de 2007 a 2013). Animais nas ruas, além de passarem por muito sofrimento, espalham lixo em busca de comida, fazem suas necessidades em qualquer lugar, podendo contaminar o solo, entre outros problemas. Assim, a melhor solução é adotar um animal de um abrigo que o tirou das ruas.

animais de estimação

Quem resiste a essa carinha?

Cuidar de animais é um ato de amor e se for feito da maneira certa, as agressões ao meio ambiente serão mínimas.


Veja também:

  • Faro do melhor amigo do homem é usado em prol da natureza
  • Animais podem ajudar com resíduos orgânicos
  • Quais alimentos podem ser prejudiciais aos animais de estimação?
  • Cachorro pode ser vegetariano?
  • Saiba como amenizar odores causados pelo seu cachorro em casa
  • Roda de exercícios para gatos ganha versão mais prática

  •  

    Adicionar comentário


    Código de segurança
    Atualizar

    Saiba onde descartar seus resíduos

    Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

    Localização Minha localização
    Não sabe seu CEP?

    Newsletter

    Receba nosso conteúdo em seu e-mail