Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Plano é aumentar corredores de ônibus e criar ciclovias e calçadas

A redução da utilização de automóveis é uma tendência em certos países e já começa a ser seguida também no Brasil. Na cidade de Joinville, em Santa Catarina, a partir das diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana, a prefeitura e a população decidiram priorizar o transporte público e estruturas para ciclovias e pedestres.

Apelidado como PlanMOB, o plano foi lançado em junho de 2014 e ambiciona reduzir o uso de motos e carros de 40% para 20% em 2030 para os deslocamentos dentro da cidade. Isso fará com que, caso a ideia dê certo, o uso de ônibus aumente de 25% para 40% no dia a dia.

Mas para isso são necessárias atitudes. A ideia é melhorar os corredores de ônibus e até reduzir o preço das passagens dos coletivos. Novas calçadas e ciclovias também devem entrar no projeto.

De acordo com a prefeitura da cidade, foram realizadas, até o momento, oito consultas presenciais, com representantes comunitários, empresas, especialistas e ativistas, mas qualquer morador participar da pesquisa através de um questionário on-line, disponível no site do Instituto de Pesquisa para Planejamento Urbano de Joinville.

Veja também:
Conheça cinco ações que promoveram a mobilidade urbana ao redor do mundo
Política Nacional de Mobilidade Urbana é sancionada


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais