O que fazer em caso de acidentes com óleo lubrificante?

eCycle

Várias situações advindas do seu mau uso podem acarretar problemas

Óleos lubrificantes usados ou contaminados podem causar diversos problemas para a saúde humana e para o meio ambiente (veja mais aqui). Mas é preciso saber o que fazer em caso de acidente com óleo lubrificante.

Primeiros Socorros

Se o problema estiver relacionado a um contato do óleo com humanos, a primeira coisa a ser feita é entrar em contato com o hospital mais próximo. No entanto, se o caso for grave e algo precisar ser feito improvisadamente, siga cuidadosamente as dicas abaixo, dependendo da situação:

Incêndio

Caso haja um incêndio de grande proporção, primeiramente, isole a área e retire as pessoas do local. Mas não banque o herói. Chame os bombeiros imediatamente. E caso haja vítimas, providencie os primeiros socorros e entre em contato com a assistência médica.

Mas se você encontrar apenas princípio de incêndio ou pequenos focos, uma pessoa com capacitação adequada poderá efetuar o controle com extintores (CO2 / pó-químico).

Medida de proteção ambiental

No caso de eventual derramamento ou vazamento, isole a área e retire as pessoas do local. Em seguida, elimine ou afaste possíveis fontes de incêndio, como chamas, calor, faíscas, centelhas, fagulhas. Por fim, proteja cursos, corpos d’água e as redes de esgoto e drenagem. Lembre-se de nunca direcionar o material derramado para esses locais.

Tente sempre restringir a área atingida com o uso de barreiras absorventes, estopas, tecidos, areia, ou serragem. Feito isso, você terá mais tempo para tentar estancar o vazamento.

Caso solo, cursos e corpos d’água, rede de esgoto ou drenagem sejam atingidos, avise imediatamente o órgão ambiental local.

Para limpar o óleo derramado, tente recuperar o máximo de material escorrido, bombeando-o para recipiente adequado, devidamente identificado. Use material absorvente e evite o uso de água ou solventes para a limpeza. Recolha todos os materiais que entrarem em contato com o lubrificante, armazene-os em recipientes adequados e identifique-os. Finalmente, encaminhe-os para a reciclagem ou aterro de resíduos perigosos.

Caso não saiba onde descartar, visite nossa seção Recicle Tudo e saiba onde dispensar o óleo lubrificante usado ou contaminado.


Fonte: APROMAC


Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail