Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Várias situações advindas do seu mau uso podem acarretar problemas

Óleos lubrificantes usados ou contaminados podem causar diversos problemas para a saúde humana e para o meio ambiente (veja mais: “Saiba como descartar óleo automotivo usado ou vencido “). Mas é preciso saber o que fazer em caso de acidente com óleo lubrificante.

Primeiros Socorros

Se o problema estiver relacionado a um contato do óleo com humanos, a primeira coisa a ser feita é entrar em contato com o hospital mais próximo. No entanto, se o caso for grave e algo precisar ser feito improvisadamente, siga cuidadosamente as dicas abaixo, dependendo da situação:

Forma de IntoxicaçãoEfeitos/SintomasProcedimentos de Socorro
InalaçãoDepressão do sistema nervoso;
dor de cabeça;
Confusão mental;
Nauseas, vertigem, tontura;
Dificuldade para respirar;
Edema pulmonar;
Pneumonia química.
remover a vítima para local arejado;
manter a vítima aquecida;
procurar assistência médica imediatamente, levando o rótulo do produto, sempre que possível.
IngestãoDepressão do sistema nervoso;
Dor de cabeça;
Confusão mental;
Nauseas, vertigem, tontura;
Inconsciência.
não provocar vômito;
lavar a boca da vítima;
fazer a vítima ingerir água em abundância;
manter a vítima aquecida;
procurar assistência médica imediatamente, levando o rótulo do produto, sempre que possível.
Contato com os olhosIrritação nos olhos;lavar os olhos com água em abundância, por pelo menos 20 minutos, mantendo as pálpebras separadas;
procurar assistência médica imediatamente, levando o rótulo do produto, sempre que possível.
Contato com a peleIrritação no local atingido.retirar as roupas e calcados atingidos;
lavar a pele atingida com água em abundância por pelo menos 20 minutos, preferencialmente sob chuveiro;
em caso de irritação do local, procurar assistência médica imediatamente, levando o rótulo do produto, sempre que possível;
caso a área atingida estiver previamente ferida (queimadura corte, etc.), procurar a assistência médica.

Incêndio

Caso haja um incêndio de grande proporção, primeiramente, isole a área e retire as pessoas do local. Mas não banque o herói. Chame os bombeiros imediatamente. E caso haja vítimas, providencie os primeiros socorros e entre em contato com a assistência médica.

Mas se você encontrar apenas princípio de incêndio ou pequenos focos, uma pessoa com capacitação adequada poderá efetuar o controle com extintores (CO2 / pó-químico).

Medida de proteção ambiental

No caso de eventual derramamento ou vazamento, isole a área e retire as pessoas do local. Em seguida, elimine ou afaste possíveis fontes de incêndio, como chamas, calor, faíscas, centelhas, fagulhas. Por fim, proteja cursos, corpos d’água e as redes de esgoto e drenagem. Lembre-se de nunca direcionar o material derramado para esses locais.

Tente sempre restringir a área atingida com o uso de barreiras absorventes, estopas, tecidos, areia, ou serragem. Feito isso, você terá mais tempo para tentar estancar o vazamento.

Caso solo, cursos e corpos d’água, rede de esgoto ou drenagem sejam atingidos, avise imediatamente o órgão ambiental local.

Para limpar o óleo derramado, tente recuperar o máximo de material escorrido, bombeando-o para recipiente adequado, devidamente identificado. Use material absorvente e evite o uso de água ou solventes para a limpeza. Recolha todos os materiais que entrarem em contato com o lubrificante, armazene-os em recipientes adequados e identifique-os. Finalmente, encaminhe-os para a reciclagem ou aterro de resíduos perigosos.

Caso não saiba onde dispensar o óleo lubrificante usado ou contaminado.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais