A ação é uma parceria com a entidade sem fins lucrativos Green Eletron
Até 16/10, é possível descartar lixo eletroeletrônico (computadores, celulares, carregadores, pilhas, etc) nas estações Vl.Prudente, Clínicas, Barra Funda, Sé, Tucuruvi e Jabaquara. A ação é uma parceria com a entidade sem fins lucrativos, Green Eletron.
Segundo relatório da Universidade das Nações Unidas, o Brasil descartou em 2019 mais de 2 milhões de toneladas de resíduos eletrônicos (uma quantidade equivalente a 10,2 kg por pessoa), com estimativas de que apenas 3% deste volume tenha sido reciclado. O potencial econômico desperdiçado é imenso. A reciclagem de eletrônicos também é reduz a emissão de poluentes na atmosfera.
Em outra ação da Virada Sustentável, o Metrô está adesivando escadas de algumas estações para divulgar mensagens de conscientização sobre a sustentabilidade. A campanha já começou no último dia 21 em Santa Cecília, na Linha 3-Vermelha, quando as escadas da estação destacaram objetos passíveis de reciclagem.
A adesivagem continua até o dia 18 de outubro, passando pelas estações Brigadeiro e Clínicas, na Linha 2-Verde, e Carandiru, na Linha 1-Azul. Os temas das intervenções são variados, abrangendo diversidade, economia circular e objetivos de desenvolvimento sustentável.