Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

A fuligem é uma forma de carvão que contribui significativamente para o aquecimento global. Entenda

A fuligem, também chamada de negro de fumo e de carbono negro, é uma das formas mais puras do carvão em sua versão amorfa, sendo constituída por partículas muito finas. A fuligem é obtida pela combustão parcial de compostos orgânicos, principalmente a partir do metano ou do acetileno.

Fogo amigo: queimadas controladas são necessárias para a preservação do Cerrado, segundo pesquisas

Impactos ambientais da fuligem

A fumaça negra dos motores movidos a diesel é mais perigosa do que se imaginava. Assim como acontece em incêndios florestais, a fumaça preta consequente da queima incompleta de combustíveis fósseis contém “carbono negro”, uma forma impura do elemento químico que é extremamente tóxica e poluente e por isso é chamada de modo simplificado de fuligem. O carbono negro é um tipo de material particulado.

Em pesquisa realizada por 31 especialistas sobre o assunto, e publicada no Journal of Geophysical Research: Atmospheres, a fuligem é apontada como a segundo agente que mais contribui com o aquecimento global. Seu efeito equivale a dois terços do dano causado pelo gás carbônico (CO2), o que a torna mais perigosa que o gás metano.

A principal fonte de fuligem no mundo são as queimadas em florestas, savanas e plantações. Mas essas não são as únicas. Em países africanos e asiáticos a principal fonte é a queima de lenha para o aquecimento doméstico, enquanto na China e em alguns países do leste europeu a queima de carvão nas indústrias contribui com as emissões de fuligem. Nas Américas do Sul e Norte, e no restante da Europa, os motores movidos a diesel representam 70% das emissões de fuligem.

Apesar de ser tóxica quando liberada na natureza, a fuligem tem usos comerciais. Os principais usos da fuligem na indústria são para a fabricação de graxa, pneus, nanquim, tintas de impressora, entre outros.

A fuligem contribui com o aquecimento global de forma semelhante a de outros poluentes, seja absorvendo o calor solar ou promovendo a formação de nuvens que diminuem a superfície refletora das geleiras, o que faz com que o seu derretimento ocorra mais rapidamente.

Em estudo publicado no site do Earth Observatory da NASA, pesquisadores descrevem as regiões com maior concentração de fuligem no mundo. As partes em branco presentes na figura abaixo, que compreendem a China e grande parte da África, são as com maior concentração de fuligem.

Concentraçnao de fuligem
Fonte: NASA

O diesel

O controle e redução da emissão desse tipo de poluente é tão importante quanto complexa. No Brasil, algumas iniciativas já começaram a ser tomadas. Desde 2012, o diesel S-50, que é menos poluente, está à disposição em diversos postos de gasolina do país. Veículos movidos a diesel poluem sete vezes mais o meio ambiente e são mais nocivos à saúde.

Além disso, de acordo com a Agência Internacional de Pesquisa sobre Câncer (IARC), a poluição causada pela queima do diesel é considerada carcinogênica, estando ligada aos cânceres de pulmão e bexiga.

Amazônia: o que aconteceu três anos após o fogo e a seca?

O que fazer para evitar a emissão de fuligem?

A fuligem é um poluente que age na atmosfera apenas a curto prazo. Isso acontece pelo fato de ser formada por partículas grandes e pesadas que, com o passar do tempo, descem ao solo. Por isso, o controle sobre esse tipo de substância é importante.

Evite automóveis movidos a diesel e tome os cuidados necessários na prevenção de incêndios florestais, evitando atitudes como soltar balões e fazer fogueiras em locais próximos a florestas. Não jogue bitucas de cigarro em lugares arborizados ou beiras de estrada e sempre dê preferência ao transporte público movido à energias renováveis como o metrô e o trem.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais