175 mil lâmpadas públicas são recicladas no Rio

eCycle

Destinação correta faz parte da adequação à Política Nacional de Resíduos Sólidos

A Rioluz, empresa pública de iluminação da cidade do Rio de Janeiro, destinou cerca de 175 mil lâmpadas usadas em postes de iluminação públicos para descontaminação e reciclagem no mês de agosto.

As lâmpadas foram entregues à empresa Apliquim Brasil Recicle, que tem sedes em Porto Alegre-RS, Indaiaí-SC e Paulínia-SP, e é especializada no trato com esse tipo de resíduo.

As lâmpadas fluorescentes podem apresentar diversos riscos ao meio ambiente e à saúde humana, caso não tenham uma destinação correta. A incineração, prática infelizmente comum, gera poluição, desperdício de recursos, além do perigo ao ser humano. O mercúrio é um metal pesado presente nesse tipo de lâmpada e que pode trazer diversos danos ao homem, principalmente quando inalado, como problemas neurológicos e até hidragirismo (intoxicação que causa tosse, dispnéia, dores no peito e outros problemas mais graves). Além disso, o mercúrio é lançado no meio ambiente ao longo de duas semanas contaminando animais e a água. O descarte anual desse tipo de produto gira em torno de 620 milhões de unidades.

Processamento

Por meio do processamento realizado pela empresa, os diversos componentes das lâmpadas, como o pó fosfórico, o vidro e o alumínio, são descontaminados e ficam aptos a serem reaproveitados. Além disso, o mercúrio é recuperado em seu estado líquido elementar, tornando-se matéria-prima para a indústria novamente.

Com esse procedimento, a cidade do Rio de Janeiro tenta se adequar à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), já sancionada, e que irá entrar em vigor em 2014. A cidade é o segundo maior polo de iluminação pública do Brasil, com 414 mil pontos de luz instalados.

Lâmpadas em casa

As lâmpadas fluorescentes, principalmente as compactas, também se popularizaram no uso doméstico. Sabe o que fazer para destinar corretamente ou como lidar se a lâmpada se quebrar? Entre aqui e veja algumas dicas. Para encontrar o posto de coleta mais próximo de você, acesse a seção Postos de Reciclagem da eCycle.

Imagem: Mark Goble

Veja também:
-Fluorescentes: dos benefícios aos perigos
-Adeus, incandescente!


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail