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A China, maior país emissor de poluentes, tenta conter os índices ao aumentar financiamentos para produção de carros elétricos

A China é o país com maior índice de poluição do mundo. De acordo com o Banco Mundial, 20 das 30 cidades mais poluídas do planeta se encontram na China. Porém, ou talvez por este mesmo motivo, o país asiático foi considerado o que tem o desenvolvimento mais sustentável do mundo nos últimos vinte anos, segundo relatório lançado na Rio+20, em 2012.

Líder mundial em fabricação de células fotovoltaicas – utilizadas para a obtenção de energia solar – e maior produtor de turbinas eólicas, o país decide combater de frente o problema da forte poluição do ar que assola suas metrópoles.

Após ter lançado incentivos a veículos elétricos e híbridos no final de 2014, o governo chinês fará um novo programa de subsídios para incentivar a compra de veículos elétricos.

A ideia do governo é facilitar a compra de VEs. Segundo o plano do governo, são aproximadamente nove mil dólares destinados para veículos elétricos ou híbridos e um incentivo de até oitenta mil dólares para fabricantes chineses de ônibus elétricos. Os veículos que forem aptos a receberem os incentivos também terão descontos de 10% em impostos e um abono do preço das placas dos carros. A medida será imposta em 2016 e deve durar até 2020.

A falta de estações de recarga, no entanto, mostrou ser um obstáculo para os planos do país asiático. Com a ambição de ter pelo menos cinco milhões de carros elétricos nas ruas até 2020, o governo chinês decidiu investir 15 bilhões de dólares na instalação de estações de recarga pelas metrópoles do país, para melhor se acomodar à futura demanda que aparecerá assim que seus mais recentes incentivos derem frutos.

Apesar de não terem subsídios diretos para sua produção no país, empresas estrangeiras, como a BMW e Nissan, irão aproveitar os investimentos na infraestrutura e os esforços do governo de aumentar o número de automóveis verdes para investir em veículos de energia limpa no país.


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