Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Conheça algumas curiosidades sobre a capivara e porque esse animal é tão popular na internet

A capivara é um animal mamífero semi-aquático do genus Hydrochoerus, nativo da América do Sul e da América Central. A maior das duas espécies de capivara, de nome científico Hydrochoerus hydrochaeris, é considerado o maior roedor do planeta. Esse animal habita, principalmente, florestas e pântanos do Panamá à Argentina e também é comumente encontrado ao redor do Brasil. 

Similar a outros tipos de roedores, como o porquinho-da-índia, a capivara apresenta uma pelagem curta e acastanhada, com focinho arredondado, pernas curtas, orelhas pequenas e uma pequena cauda. O seu tamanho varia de acordo com a espécie. Enquanto a Hydrochoerus hydrochaeris pode atingir até 1,3 metros de altura, a sua espécie menos conhecida, H. isthmius, é menor, crescendo até cerca de 1 metro.

Como um animal semi-aquático, as capivaras são ótimas nadadoras. Seus corpos são adaptados para a sobrevivência em diferentes corpos d’água e suas patas palmadas que possibilitam seus movimentos no ambiente aquático. 

Atropelamentos de antas e capivaras também matam humanos

O que a capivara come?

Assim como outros roedores, as capivaras são animais onívoros que se alimentam, principalmente, de plantas aquáticas e de grama. Além disso, esses animais possuem uma alimentação um tanto incomum. 

Pela manhã, os mamíferos consomem suas próprias fezes, uma vez que condiz com um período em que seus resíduos possuem altas quantidades de proteínas e bactérias que ajudam na digestão de fibras. Isso se dá porque a grama que ingerem é de difícil digestão, desse modo, consumir seus resíduos basicamente permite que os animais digerem-nos duas vezes.

População e reprodução da capivara

De acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês), as capivaras são consideradas espécies de menor preocupação. Ou seja, não correm risco de extinção. 

Seus predadores comuns incluem mamíferos maiores, como onças e onças-pardas e, na água, jacarés. Em algumas instâncias, os filhotes de capivara também podem ser presas de aves de rapina e algumas espécies de cobras. 

Porém, o ser humano também pode ser um predador do animal, que é comumente caçado em algumas regiões da América do Sul. Espécies menores são caçadas, enquanto as maiores são utilizadas na alimentação, como carne de capivara, ou na confecção de produtos de couro animal. 

Enquanto muitos desses animais vivem sozinhos, eles não se importam com grupos — que podem variar entre grupos pequenos de 10 ou até 40 mamíferos. Esses grupos são compostos por um macho dominante, uma ou mais fêmeas, um ou mais machos subordinados e vários filhotes. (1)

A época de reprodução da capivara varia ao longo do ano e depende de fatores como o habitat em que vivem ou a disponibilidade de parceiros. Por ano, uma fêmea da espécie pode ter uma ninhada de quatro a cinco filhotes. 

A popularidade da capivara na internet 

Ao longo dos anos, a capivara se tornou um animal extremamente popular na internet, com diversos “memes”, imagens e vídeos virais que giram em torno das características desse roedor. Durante o começo dos anos de 2010, esses animais eram comumente vistos em desenhos em redes sociais e outras imagens engraçadas.

No entanto, sua popularidade foi interrompida por um tempo até a ascensão da plataforma de vídeos TikTok. No começo de 2023, uma música do artista russo Сто-Личный Она-Нас “viralizou” no aplicativo, impulsionando a popularidade do animal. 

O trecho da canção, com a letra repetitiva de apenas uma palavra, “capivara”, foi utilizada em diversos vídeos com imagens do animal. A partir disso, e da interação da geração Z com a música, o mamífero voltou à sua posição de um dos mamíferos mais famosos da web

Desde então, diversas páginas de imagens engraçadas voltaram a utilizar a carismática capivara como parte de seus “memes”.

Confira a música que possibilitou a tendência: 


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais