Data se tornou a principal plataforma global para sensibilizar pessoas, organizações e países quanto à importância de proteger a natureza
A Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu o dia 5 de junho como o Dia Mundial do Meio Ambiente (WED – sigla de World Enviroment Day) em 1972, dando início à Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, também conhecida como Conferência de Estocolmo. O evento foi a primeira grande reunião de chefes de estado organizada pelas Nações Unidas para tratar das questões ambientais. Deste então, o Dia do Meio Ambiente é celebrados todos os anos, tendo sempre um tema e um país sede diferentes. A data se tornou a principal plataforma global para sensibilizar pessoas, organizações e países para a importância de proteger a natureza.
O dia é celebrado de inúmeras maneiras, em mais de 100 países, incluindo desde ações de limpeza de praias e plantio de árvores até a convocação de funcionários e parceiros para se envolverem e fazerem a sua parte. É também um ótimo momento para mostrar sua contribuição para a sociedade.
Além do Dia do Meio Ambiente, no Brasil também se celebra a Semana Nacional do Meio Ambiente, entre os dias 1º e 5 de junho. A semana de conscientização foi criada pelo Decreto nº 86.028, de 27 de maio de 1981, para complementar a celebração ao Dia do Meio Ambiente instituído pela ONU. A ideia é incluir a sociedade na discussão de pautas que tratem da preservação do patrimônio natural brasileiro.
Meio ambiente e sustentabilidade
Objetivos históricos
- Mostrar o lado humano das questões ambientais;
- Capacitar as pessoas a se tornarem agentes ativos do desenvolvimento sustentável;
- Promover a compreensão de que é fundamental que comunidades e indivíduos mudem atitudes em relação ao uso dos recursos e das questões ambientais;
- Advogar parcerias para garantir que todas as nações e povos desfrutem um futuro mais seguro e mais próspero.
Veja também:
- Entenda o impacto ambiental do lixo plástico para a cadeia alimentar
- O que é consumo consciente?
- PNUMA constata avanço nas estratégias de consumo consciente
- Há microplásticos no sal, nos alimentos, no ar e na água. Saiba como eles surgem, mude hábitos e previna-se
- Meio ambiente pede alerta para o princípio da precaução