Coletor de fezes de cachorro: dúvidas e opções sustentáveis

eCycle

Descubra por que coletor de fezes de cachorro biodegradável pode não ser muito ecológico e conheça alternativas

coletor de fezes de cachorro
Imagem de Matthew LeJune no Unsplash

Encontrar um coletor de fezes de cachorro sustentável e prático pode ser um grande problema na rotina de quem leva seu cãozinho para passear. O uso das sacolinhas de supermercado está, nesse caso, definitivamente fora de questão. Cientistas no mundo todo têm alertado para o impacto ambiental do lixo plástico e, por isso, opções de coletores de fezes mais ecológicas vêm ganhando cada vez mais destaque no mercado.

Desde 1950, quando teve início a produção de plástico em massa no mundo, somente 600 milhões de toneladas desse material foram recicladas. Enquanto isso, quase 5 bilhões de toneladas foram parar em aterros sanitários ou descartadas indevidamente, causando prejuízos enormes ao meio ambiente, à vida selvagem e aos oceanos. Com a crescente proibição de sacolas plásticas descartáveis em todo o mundo, uma opção de coletor de fezes de cachorro divulgada como ecológica é a sacola feita de plástico biodegradável.

Esses materiais são decompostos por micróbios e convertidos em biomassa, água e dióxido de carbono – diferentemente do plástico comum, que pode levar até 400 anos para se decompor na natureza. Uma parte desses materiais é, ainda, compostável, podendo se transformar em adubo. Por isso, empresas de coletores de fezes de cachorro têm investido nesse tipo de produto.

No entanto, especialistas alertam que os consumidores devem ficar atentos ao marketing envolvido em produtos biodegradáveis vendidos como ecologicamente corretos. É importante atentar para o rótulo e para os protocolos de uso dos produtos, uma vez que, muitas vezes, um consumidor desatento pode “trocar gato por lebre” ao optar por um coletor biodegradável. Isso porque o termo vem acompanhado de pouca ou nenhuma supervisão regulatória e, ao ser aplicado no rótulo de um produto, pode levar o usuário a acreditar que seu coletor de fezes de cachorro causa um impacto ambiental menor do que causa de fato.

Rótulos e marketing duvidoso

Quando os pesquisadores projetam um produto biodegradável, como um coletor de fezes de cachorro, eles geralmente projetam o material para se decompor em um ambiente específico, como água salgada ou no solo. Isso significa que, se o produto não for descartado adequadamente e imerso no ambiente certo, a degradação não acontece como deveria. Por isso, um coletor de fezes de cachorro realmente biodegradável deverá acompanhar instruções de descarte na embalagem para garantir que o produto tenha um destino final adequado. Se isso não ocorrer, trata-se de um caso de marketing mentiroso.

A Califórnia chegou a proibir a venda de produtos rotulados como biodegradáveis sem fornecer instruções de descarte e informações sobre tempo de degradação do produto, tamanha a frequência do mau uso do termo. Por sua vez, a Federal Trade Comission, também nos Estados Unidos, puniu empresas por alegar biodegradabilidade em produtos que, na verdade, não atendem às especificações exigidas.

Para ser considerado biodegradável, um produto deve atender a algumas normas internacionais, como as norte-americanas ASTM 6400, 6868, 6866, a europeia EN 13432, ou a brasileira ABNT NBr 15448 de biodegradação e compostagem. Suas propriedades devem ter sido comprovadas por meio de testes em laboratórios certificados. Além disso, o material deve acompanhar indicações de uso e descarte para que tenha um destino adequado.

Alguns coletores de fezes de cachorro podem ser vendidos simplesmente como compostáveis. Se o objetivo do consumidor é que as fezes de seu cachorro acabem em uma instalação de compostagem comercial para serem transformadas em adubo, é importante ter em mente que o produto deve ser enviado para ambientes microbiológicos de alta atividade – ou seja, usinas de compostagem industrial – para cumprir seu destino original. Para garantir, procure informações e selos no rótulo que comprovem seus benefícios.

Faça a compostagem das fezes do seu cachorro

A compostagem das fezes do cachorro produz uma excelente fonte de matéria orgânica para adicionar ao seu jardim ou às plantas em vasos. Além disso, ela reduz o lixo do meio ambiente, evitando poluição das águas e a poluição atmosférica causada por lixões.

Ao compostar as fezes do seu cachorro, você diminui a necessidade de transporte de resíduos para aterros sanitários e lixões. Isso economiza tempo, dinheiro, energia e espaço nos aterros. Uma boa compostagem também é responsável por um adubo de qualidade que pode melhorar muito a qualidade do solo.

Coletor de fezes de cachorro: alternativas

Pazinha reutilizável

Embora algumas sejam feitas de plástico, as pás reutilizáveis para coletar fezes de cachorro têm vida longa muito mais útil do que as sacolinhas de supermercado. Você pode ter uma sobrando em casa e começar a utilizá-la para ajudá-lo a limpar a sujeira que o seu amiguinho fez na calçada. Se a consistência das fezes estiver muito mole, lembre-se de lavar os resíduos com um pouco de água para evitar acidentes e doenças.

Kit de saco de papel e papelão

Você pode produzir um kit com um saco ou uma caixinha de papel (de preferência, reciclável) e uma pazinha de papelão improvisada. Com o kit, é possível retirar as fezes do seu animal das ruas e, ao mesmo tempo, descartá-las sem um grande prejuízo ambiental, pois o papel se degrada com muito mais facilidade no meio ambiente. Outra opção é reutilizar o saco de pão ou de padaria para coletar as fezes do cachorro.

Folhas

As folhas que caem das árvores são uma opção também para quem saiu de casa desprevenido. Quando andar no parque ou na rua, procure e recolha folhas secas pelo caminho. Essa é uma alternativa sustentável e gratuita para coletar as fezes do seu cachorro.

Saco de jornal

Considerada por muitos como a melhor opção, fazer sacolas de jornais é uma maneira fácil e barata de recolher cocô de cachorro. Além de economizar plástico e dinheiro, você também pode reciclar recursos que já tem em casa.



Veja também:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais ×