Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Efeito hidratante de cremes e outros cosméticos pode ser conseguido com substâncias naturais

Muitas pessoas gostam do efeito que cremes e outros cosméticos hidratantes proporcionam à pele ou aos cabelos. O grande problema é que esses produtos são feitos de uma mistura de substâncias químicas, muitas delas nocivas para a saúde, além da questão dos testes em animais. Já existem várias opções de hidratante e outros cosméticos veganos e/ou feitos com ingredientes menos agressivos, mas eles nem sempre tem um preço acessível. A boa notícia é que existem diversas opções naturais para substituir o hidratante.

Ingredientes nocivos dos cosméticos
Conheça os ingredientes nocivos dos cosméticos

Hidratante natural

Muitos itens naturais possuem ação hidratante para a pele e também para os cabelos. É o caso do óleo de coco, que é extremamente versátil, mas você também pode usar óleo de semente de uva, óleo de amêndoas, abacate e até café, dentre outros.

Conheça alguns ingredientes com propriedade hidratante e ajude a proteger sua pele da ação de químicos nocivos:

1. Óleo de coco

O poder hidratante desse óleo é tal que ele ajuda a formar uma espécie de filme lubrificante que protege os cabelos. Um estudo publicado pela Society Cosmetic Chemists mostrou que o óleo de coco ajuda a prevenir danos causados pela penteação e a tratar os fios danificados química (clareamentos) ou termicamente (água quente do chuveiro, calor de chapinhas, secadores, etc.). Segundo o estudo, esse hidratante natural evita a perda de proteínas e de água dos cabelos.

Ele também é um ótimo hidratante para a pele, segundo estudo publicado pela plataforma PubMed, que demonstrou ser tão seguro e eficaz usar óleo de coco na pele quando usar óleos minerais. Ele melhora ressecamento, coceira, descamação, aspereza e rachaduras na pele. Esse óleo age ainda como hidratante labial e pode ser misturado com óleos essenciais bactericidas (como o óleo essencial de melaleuca) para exercer a função de desodorizar e ao mesmo tempo hidratar as axilas.

2. Banana

Banana
Imagem editada e redimensionada de Elena Koycheva, está disponível no Unsplash

Rica em nutrientes como o potássio, ela também pode ser usada como hidratante natural para a pele. Você pode usar uma banana bem madura como base para um esfoliante de açúcar ou uma máscara de hidratação. Basta amassar uma banana com três colheres de sopa de açúcar, uma colher de chá de azeite de oliva e algumas gotas de essência de baunilha. Entre no banho e, antes de ligar a água, massageie a mistura por todo o corpo. Se sua pele não for muito sensível, é possível usar uma parte da mistura como hidratante para o rosto, evitando a região dos olhos – outra opção é fazer preparos distintos para o corpo e o rosto, variando a textura de acordo com o açúcar.

3. Óleo de amêndoas doces

óleo
Imagem editada e redimensionada de Anshu A, está disponível no Unsplash

É um dos produtos naturais mais utilizados na indústria cosmética e pode ser usado diretamente como hidratante, pois é composto por nutrientes como vitaminas E, B e A, ácido fólico e arginina. Esse óleo pode ser usado como hidratante para a pele, tanto do rosto quanto do corpo, principalmente em áreas mais ressecadas como joelhos, cotovelos e nos pés. Suas propriedades umectante e emoliente ajudam a reter a água na pele, mantendo-a hidratada.

4. Abacate

abacates
Imagem disponível em Pxhere sob CC0 Domínio público

Essa fruta possui muitos nutrientes que lhe conferem ação hidratante, como potássio, vitaminas A, B1, B2, B3, B9 (também chamada de ácido fólico), C e E. Seus ácidos graxos possuem a capacidade de manter a pele hidratada e reduzem a vermelhidão e a irritação.

Por isso, além de ser usado pela indústria de cosméticos, você pode aplicar o abacate diretamente sobre a pele, em uma máscaras de hidratação ou misturado com outros ingredientes com ação hidratante, como o iogurte natural. Ele também funciona para a hidratação do cabelo, auxiliando na reparação de fios danificados, dando brilho e maciez. Confira uma receita de shampoo e condicionador de abacate para cabelos secos.

5. Óleo de semente de uva

Esse óleo funciona como hidratante para o corpo por conta de suas propriedades umectante e emoliente, que ajudam a reter a água na pele. Ele pode ser misturado com outros cremes, sabonetes e cosméticos, ou utilizado na forma de óleo puro. Esse hidratante natural ajuda na prevenção de estrias e celulites, devido à alta concentração de tocoferol, que auxilia na elasticidade dos tecidos, restaurando o colágeno e melhorando a circulação periférica.

Essa propriedade de restauração de colágeno também é muito eficaz na prevenção de rugas, quando usado na pele. Ele também é muito utilizado para peles que tendem a ter acne e produção excessiva de óleo; ajuda na minimização de cicatrizes de acne e não obstrui os poros. Por se tratar de um óleo fino, é rapidamente absorvido pela pele, sem deixá-la oleosa.

O óleo também é um ótimo hidratante para os cabelos: ele ajuda a tratar pontas ressecadas, atua na prevenção de queda de cabelo e evita que os fios se tornem quebradiços, além de se destacar pela sua capacidade de auxiliar no crescimento capilar. Quanto ao uso capilar terapêutico, o óleo de semente de uva é muito eficaz no tratamento contra dermatite seborreica (caspa), ajudando a remover os “flocos de pele” do couro cabeludo, mantendo-o hidratado. Você pode misturar o óleo ao shampoo ou apenas massagear o couro cabeludo com o óleo puro.

6. Café

borra de café
Imagem editada e redimensionada de Tyler Nix, está disponível no Unsplash

Aplicar borra de café no rosto tem um efeito hidratante e pode ajudar a diminuir a aparência de manchas causadas pelo sol, vermelhidão e rugas. Um estudo encontrou uma correlação direta entre beber café e uma diminuição nos efeitos de fotoenvelhecimento.

limpeza de pele com argila
Como fazer limpeza de pele com argila

O café torrado é uma fonte de vitamina B3 (niacina), substância que pode ser útil na prevenção de câncer de pele não melanoma e, possivelmente, prevenir outros cânceres de pele, segundo um estudo da Skin Cancer Foundation.

7. Óleo de rosa mosqueta

Por apresentar propriedades terapêuticas, o óleo de rosa mosqueta pode ser usado como hidratante para o rosto, no corpo e nos cabelos. Seus componentes são muito poderosos e eficientes no tratamento de manchas de acnes e manchas causadas pelo sol, estrias e cicatrizes, ajudando na reconstrução de novas células.

O óleo de rosa mosqueta também é um excelente hidratante para a pele ressecada, recuperando a textura natural e proporcionando brilho e elasticidade ao rosto. A substância é um ótimo hidratante também para cabelos secos e danificados. Esse óleo pode ser usado puro ou misturado em outros óleos vegetais, como o óleo amêndoas doces, potencializando sua propriedade hidratante.

8. Cera de abelha

abelha no favo de mel
Imagem: Matthew T Rader on Unsplash

Suas propriedades emolientes, amaciantes, impermeabilizantes, cicatrizantes e embelezadoras, anti-inflamatórias e antibacterianas fazem desse produto um ótimo hidratante natural. Na área de cosméticos, a cera é usada para a fabricação de maquiagens, cremes clareadores, máscaras faciais e batons, entre outros. Ela é um esfoliante natural magnífico (assim como o mel cristalizado) e tem ação hidratante suave sobre a pele, removendo as células mortas, limpando os poros e eliminando restos de poluição.

9. Manteiga de karité

Manteiga de karité
HopkinsunivSheabutter-virginsheabutter, redimensionado e tratado por Rodrigo Bruno, CC BY-SA 3.0

Devido à grande quantidade de ácidos graxos insaturados ômega 3 e ômega 6, que são muito importantes no funcionamento do organismo e na manutenção da pele, essa manteiga tem a propriedade de reter a umidade e melhorar a elasticidade da pele, proporcionando maior hidratação. É também um emoliente e pode ser usada como hidratante corporal, já que suaviza e amacia a pele, evitando o ressecamento mesmo nas áreas mais difíceis, como joelhos e cotovelos, proporcionando um toque aveludado.

É um potente regenerador celular por conter uma boa quantidade de vitaminas A e E, que funcionam como antioxidantes naturais, com propriedades anti-inflamatórias. A manteiga acalma a pele inflamada e por isso pode ser usada depois da depilação com lâmina ou cera e para os homens também é um excelente pós-barba natural. Além disso, reduz cicatrizes, manchas e suaviza as rugas (anti-idade), minimiza manchas de acne, ajuda no tratamento de queimaduras, feridas, cicatrizes e mais.

Esse hidratante também pode ser usada em cabelos secos, fracos ou quebradiços, ajudando a revitalizá-los. A manteiga proporcionando brilho, flexibilidade e maciez, além de proteger os cabelos da radiação solar. A vitamina E presente no karité tem ação antioxidante, removendo as células mortas e também funcionando como um bom hidratante. Sua propriedade umectante auxilia na absorção e retenção da umidade, proporcionando grande hidratação dos cabelos, assim como da pele.

10. Mamão papaia

Mamão papaia
Imagem de Couleur por Pixabay

Essa fruta é um ótimo hidratante por conta da papaína. Esse composto presente no mamão papaia é uma enzima que remove as células mortas, renovando e suavizando a pele, deixando-a macia e promovendo sua hidratação de maneira natural. Conheça os benefícios do mamão para a saúde.

11. Mel

mel
Imagem de Arwin Neil Baichoo, está disponível no Unsplash

O mel pode ser usado como hidratante para a pele e para os cabelos. Ele é considerando eficaz também para tratar feridas – em uma pesquisa norueguesa, um mel terapêutico chamado “Medihoney“, da Nova Zelândia, se mostrou eficaz para eliminar bactérias de áreas afetadas.

Como fazer limpeza de pele com mel?

Quanto ao uso como hidratante para o cabelo, um estudo feito com pacientes que possuem dermatites seborreica e caspa crônica mostrou alívio nos problemas. As lesões na pele foram curadas e os pacientes apresentaram uma melhora também com relação à perda de cabelos. O produto feito pelas abelhas é um ótimo hidratante, pois torna a pele macia, uniforme e sem manchas.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais