Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Aprenda a fazer pudim de chia caseiro e saudável com apenas três ingredientes

Fazer pudim de chia é uma das formas mais fáceis de obter uma sobremesa rápida, saudável e livre de lactose e crueldade animal. A semente de chia, também chamada de semente de sálvia hispânica, é muito benéfica para a saúde, e o leite de coco, outro ingrediente essencial do pudim de chia, também não fica para trás.

Sobre a chia

A semente de chia pertence à família herbácea das lamiáceas, encontrada originalmente no sul do México e na Guatemala. Sua semente já era consumida há muitos séculos pelos povos andinos e guerreiros para aumentar a resistência física e por outros inúmeros benefícios à saúde. A chia também era utilizada em rituais sagrados como oferenda para os deuses, por isso seu cultivo foi proibido pelos católicos e somente foi retomado nos anos 1990 por pesquisadores argentinos. Foi aí que ela e seus derivados, como o óleo de chia, começaram a se popularizar.

Os tais guerreiros não estavam errados. A chia possui um alto valor nutritivo, é repleta de antioxidantes, contém ômega 3, fibras, vitaminas, minerais como magnésio e potássio e proteínas completas, sendo considerada um dos poucos vegetais a oferecer um valor nutricional tão alto.

Sobre o leite de coco

Há evidências de que as gorduras presentes no leite de coco podem ajudar a perder peso e melhorar o metabolismo. Isso porque a parte gordurosa do leite de coco vai do trato digestivo diretamente para o fígado, onde é utilizada ​​para a produzir energia ou cetona, sendo menos propensa a ser armazenada como gordura (confira aqui estudo a respeito: 1).

Alguns estudos que analisaram as gorduras do coco, mais especificamente, do óleo de coco, sugerem que elas têm a propriedade de reduzir o apetite e diminuir a ingestão de calorias em comparação com outras gorduras (confira aqui os estudos a respeito: 2, 3, 4, 5).

Um estudo sugere que ele pode beneficiar pessoas com níveis normais ou altos de colesterol. O estudo que examinou os efeitos do leite de coco em 60 homens descobriu que o mingau de leite de coco reduz o colesterol LDL “ruim” mais do que o mingau de leite de soja. O mingau de leite de coco também aumentou o colesterol HDL “bom” em 18%, comparado a apenas 3% para a soja.

panqueca vegana
4 deliciosas receitas de panqueca

Como fazer pudim de chia vegano com leite de coco

Ingredientes

  • 2 xícaras (500 ml) de leite de coco de preferência caseiro (veja aqui como fazer leite de coco caseiro)
  • 2 colheres de sopa de xarope de bordo ou xarope de agave
  • 1/2 colher de chá de extrato de baunilha (opcional)
  • 1/2 xícara de sementes de chia (85 g)

Modo de preparo

  1. Adicione os ingredientes líquidos a uma tigela (leite, calda e extrato de baunilha) e mexa até ficar homogêneo;
  2. Adicione as sementes de chia e mexa novamente;
  3. Cubra e leve à geladeira durante a noite ou por pelo menos 2 horas;
  4. Quando estiver pronto para comer, mexa bem, sirva e cubra como quiser com frutas, cacau, açaí, entre outras opções.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais