Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

O espirro pode ter causas distintas, mas é sempre involuntário e é uma forma de proteção para o organismo

Espirro é uma reação involuntária de expulsar ar do organismo. A função do espirro (nome popular para a esternutação) é ser um mecanismo de defesa que ajuda a eliminar corpos estranhos, como pólen, poeira e ácaros, do nariz ou da garganta. Por isso, muitas vezes acontece de repente, sem aviso prévio. Embora possa ser um incômodo, principalmente quando acontece várias vezes seguidas, o espirro não costuma afetar a qualidade de vida nem ser sintoma de qualquer problema de saúde grave.

O que causa o espirro?

Parte do trabalho do nariz é filtrar o ar que respiramos, para que não sejam inspiradas substâncias estranhas, como sujeiras e bactérias. Na maioria dos casos, o nariz retém essa sujeira e bactérias no muco. O estômago então digere o muco, neutralizando qualquer invasor potencialmente prejudicial.

O nervo trigêmeo é responsável pelo controle motor e pelas sensações faciais. Com essas habilidades, esse nervo é capaz de identificar irritações causadas por substâncias estranhas nas vias respiratórias que estejam irritando as mucosas sensíveis do nariz e da garganta e desencadear uma resposta para expulsar tais substâncias. Assim, o espirro acontece com a contração dos músculos das costas e do abdômen, expelindo o ar em uma velocidade que pode chegar a 160 Km/h.

A proximidade do nervo óptico com o trigêmeo é o que nos faz fechar os olhos ao espirrar. Essa proximidade também é a responsável pela vontade de espirrar que algumas pessoas sentem ao olhar diretamente para uma fonte de luz, pois a informação recebida pelo cérebro para contrair as pupilas e proteger nossa visão pode ser “confundida”, o que provoca o espirro.

O espirro pode ser desencadeado por:

  • Alérgenos
  • Vírus, como o resfriado comum ou gripe
  • Irritantes nasais
  • Inalação de corticosteroides através de um spray nasal
  • Retirada de algum remédio de uso contínuo

Alergias

As alergias são uma condição extremamente comum causada pela resposta do organismo a agentes estranhos. Em circunstâncias normais, o sistema imunológico protege contra invasores prejudiciais, como bactérias e vírus causadores de doenças.

Em caso de alergia, o sistema imunológico identifica organismos tipicamente inofensivos como ameaças, podendo fazer você ter uma crise de espirros na tentativa de expulsar esses agentes.

Infecções

Infecções causadas por vírus como o resfriado e gripe também podem fazer você espirrar. Existem mais de 200 vírus diferentes que podem causar o resfriado comum. No entanto, a maioria dos resfriados é o resultado do rinovírus.

Mapa do Corono vírus
Surto de coronavírus é reflexo da degradação ambiental, afirma PNUMA

Causas menos comuns

Outras causas menos comuns do espirro incluem:

  • Trauma no nariz
  • Abstinência de certos medicamentos, como narcóticos opioides
  • Inalação de substâncias irritantes, incluindo poeira e pimenta
  • Inalar ar frio
  • Espirros com sangue podem resultar do rompimento de pequenos vasos sanguíneos do nariz

Os sprays nasais que possuem corticosteróide reduzem a inflamação nas vias nasais e diminuem a frequência dos espirros. Pessoas com alergias costumam usar esses sprays.

Como evitar espirros

Em casos de surtos e epidemias de novos vírus gripais, ao apresentar os primeiros sintomas, é preciso procurar ajuda médica utilizando máscara e álcool gel nas mãos. Já no dia a dia comum (quando não há surtos e pandemias de gripes), uma das melhores maneiras de evitar o espirro é evitar os agentes que causam irritação.

Troque os filtros do ar-condicionado para manter o sistema de filtragem funcionando corretamente. Se você tem cachorros de estimação e espirra frequentemente, considere tosá-los, além de limpar e higienizar regularmente os móveis.

Mate os ácaros presentes nos lençóis e outras roupas de cama lavando-os com água quente ou com água a mais de 54,4 ° C. Você também pode optar por comprar uma máquina de filtragem de ar para limpar o ar em sua casa.Em casos extremos, pode ser necessário verificar se há esporos de mofo na casa, o que pode estar causando espirros. Se o mofo tiver infestado sua casa, você pode precisar se mudar.

O que é bolor e por que ele é perigoso?
espirro
Imagem de Simon Kadula, disponível no Unsplash

Trate as causas subjacentes do espirro

Se o espirro for resultado de alergia ou infecção, você e sua médica ou médico poderão trabalhar juntos para tratar a causa e resolver o problema. Se uma alergia é a causa do espirro, o primeiro passo será evitar alérgenos conhecidos. O seu médico ou médica ensinará como reconhecer esses alérgenos, para que você fique longe deles, e em alguns casos poderão indicar algum medicamento para lidar com as crises.

Se você tiver uma infecção, como resfriado ou gripe comum, suas opções de tratamento são mais limitadas. Nenhum antibiótico é eficaz no tratamento dos vírus que causam resfriados e gripes.

Você pode usar um spray nasal para aliviar o congestionamento nariz ou a coriza; ou pode tomar um medicamento antiviral para acelerar o tempo de recuperação se estiver com gripe. Você deve descansar bastante e beber muitos líquidos para ajudar seu corpo a se recuperar mais rapidamente.

Cuidado ao espirrar

Ao espirrar, cubra sempre o nariz e a boca com a parte interna do braço. Assim você evita contágio em maiores proporções. Em caso de pandemias e surtos de gripes de novos vírus, mantenha isolamento, use máscara, lave as mãos com água e sabão com frequência, use álcool gel e procure ajuda médica.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais