Por que e como fazer leite de semente de melão

eCycle

Fácil de fazer, o leite de semente de melão pode ser uma fonte de proteínas e compostos antioxidantes

leite de semente de melão
Imagem: Stella Legnaioli

O leite de semente de melão amarelo, da espécie de nome científico Cucumis melo, é uma alternativa livre de lactose e vegana. Essas sementes, apesar de comumente descartadas por pessoas e indústrias, são boas fontes de proteínas, lipídios e compostos antioxidantes. Esses compostos ajudam a combater o dano oxidativo, que muitas vezes está relacionado ao desenvolvimento de doenças crônicas, como o câncer.

Além disso, fazer leite a partir da semente de melão ajuda a reduzir o desperdício de alimentos, sendo uma forma de melhorar o acesso a uma alimentação saudável e promover a saúde, principalmente para as pessoas que enfrentam condições financeiras instáveis.

O melão

O melão amarelo é uma variedade híbrida (resultado de cruzamento de duas espécies vegetais diferentes) pertencente à família Cucurbitaceae, a mesma de outras frutas como o pepino, a melancia e a abóbora.

Ele é consumido normalmente em sua forma in natura e suas sementes costumam ser descartadas, tanto por pessoas quanto pelas indústrias. De acordo com um estudo, todos os anos, são descartadas milhões de toneladas de sementes como resíduo industrial e doméstico, gerando problemas ambientais e econômicos.

O mesmo estudo também apontou que a semente de melão é uma boa fonte de proteínas, lipídios e compostos antioxidantes, com potencial de conservar alimentos como o óleo de soja, aumentando seu tempo de vida útil. Além disso, a análise ainda concluiu que a utilização eficiente da semente de melão pode gerar empregos, agregar valor aos subprodutos agroindustriais e prevenir problemas de poluição ambiental.

O portal eCycle testou e aprovou uma receita fácil e saborosa de leite de semente de melão. O melhor de tudo é que você pode fazer em casa e aproveitar seus benefícios. Confira:

Como fazer leite de semente de melão

leite de semente de melão
Imagem editada e redimensionada de Oriol Portell, está disponível no Unsplash

Ingredientes

  • 1/2 xícara de semente de melão (equivale à quantidade de sementes de um melão)
  • 1 xícara de água filtrada

Modo de preparo

Depois de abrir o melão, retire suas sementes e limpe-as, de modo que não fique nenhuma fibra da fruta. Em seguida, lave-as com o auxílio de uma peneira. Seque-as com um papel toalha (se possível, guarde o papel para compostar). Depois desse processo, você pode guardar as sementes na geladeira por até três dias. Para fazer o leite de sementes de melão bata essas sementes no liquidificador com uma xícara de água filtrada até ficarem com aspecto de leite. Em seguida, passe em um coador de voil ou em uma peneira bem fina. Pronto!

O leite de semente de melão tem um sabor suave que lembra o leite de semente de amêndoas. Mas é muito mais barato e ainda é uma forma de evitar o desperdício de alimentos.


Veja também:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail