Club Athletico Paulistano é referência em práticas de sustentabilidade

eCycle

Tradicional clube da cidade de São Paulo tem uma política rigorosa de tratamento de resíduos e é inspiração para outros clubes na adoção de práticas sustentáveis

Sustentabilidade no clube Paulistano

O gerenciamento de resíduos é um dos graves problemas ambientais da atualidade, sendo os itens descartáveis protagonistas no tema. Depois de mudar sua política de distribuição de canudos nos bares e restaurantes e de sacolas nos vestiários, o Clube Athletico Paulistano tenta agora diminuir de vez a utilização de copos plásticos em todas as suas áreas. Essa é uma das iniciativas que fazem parte de um programa de sustentabilidade amplo, que pode servir como modelo para outros clubes.

O primeiro passo foi dado na Academia, onde frequentadores utilizavam mais de 12 mil unidades do material por mês. Após enquete registrar 82% de votos favoráveis à remoção, recolheram-se os copos plásticos do espaço em junho. A ideia é, progressivamente, expandir a retirada do material para os departamentos em que trabalham os funcionários do clube.

No clube como um todo, foram gastos por mês, no começo de 2019, mais de mil pacotes com 100 copos cada. No mês de dezembro, graças às campanhas de corte do consumo e conscientização, esse número já tinha caído para 524 pacotes - menos da metade do consumo de abril, por exemplo, que chegou a 1314 pacotes.

Lacres e tampinhas

Lacres e tampinhas

O programa de arrecadação de lacres de latinhas de alumínio, desenvolvido em parceria com o Rotary, já rendeu 24 cadeiras de rodas que, nos últimos anos, foram presenteadas pelo Clube a familiares de funcionários.

A partir do segundo semestre de 2019, o projeto foi ampliado para outro material: tampas plásticas de garrafas, que também serão trocadas por cadeiras de rodas. O Paulistano recolherá doações de lacres e tampinhas em caixas coletoras colocadas perto de suas portarias.

Redução em números

Redução em números

Preservação de espécies arbóreas

O clube valoriza e preserva espécies arbóreas. Cerca de 600 árvores podem ser vistas na área verde do Paulistano e, em seu entorno, há aproximadamente cem espécies.

Entre elas estão a Árvore Centenária, um ipê plantado em comemoração aos 100 anos do clube; a Árvore-Símbolo, um pau-ferro de 40 m de altura semeado em 1925; e um pau-brasil, símbolo do país, localizado próximo ao Recanto Infantil. Há variedades frutíferas como pés de manga, abacate, jabuticaba, pitanga, acerola e bananeira, além das chamadas arbustivas, de menor porte, como azaleia e primavera.

Educação ambiental para crianças

Nos próximos meses, durante o período de férias escolares, o clube irá promover uma campanha para ampliar a cultura de sustentabilidade e a conscientização entre seus associados, com foco em atividades com as crianças.

O clube uniu a comemoração de seus 120 anos com eventos de recreação com o tema 'poluição'. Entre os dias 20 e 21 de janeiro, a atividade 'Capitão Planeta' incentiva crianças entre 4 e 12 anos a combaterem a poluição, unindo teoria e prática. O documentário “Oceanos de Plástico” servirá como base para as discussões.

As atividades abordam o tema da “Pegada Ecológica”, mostrando às crianças o quanto de CO2, por exemplo, é consumido pela atmosfera desde a extração (matéria-prima), produção (industrialização), venda e consumo de um determinado produto. Em outro momento, as crianças poderão realizar o processo de triagem de vários materiais e fazer um tour pela Gestão de Resíduos do Clube, premiada em 2014, em concurso organizado pela Federação Nacional dos Clubes Esportivos.

No dia 15 de fevereiro, o clube recebe uma Oficina para Criação de Mascaras e fantasias com materiais recicláveis. As atividades são exclusivas para associados do clube.

Serviço

Atividades voltadas ao Combate a Poluição

  • Datas: 20 e 21/01/2020
  • Local: Prainha
  • Público-alvo: crianças de 4 a 12 anos
  • Horário: 10h às 17h

Oficina para Criação de Mascaras e fantasias com materiais recicláveis.

  • Data: Dia 15/02/20
  • Local: Prainha
  • Horário: das 10h às 12h30 e das 13h30 às 16h

Fonte: Club Athletico Paulistano

Veja também:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail