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Práticas simples ajudam empresas na redução dos impactos ambientais de seus eventos

Produzir um evento que seja sustentável é um dos desafios que as empresas enfrentam. Seja em uma reunião interna ou durante a organização de uma feira ou megaevento, é preciso se preocupar com os gastos desnecessários gerados pelo desperdício de energia, água e combustível. Isso sem falar no lixo, talvez o aspecto mais palpável no caminho rumo à realização de eventos sustentáveis.

A adoção de boas práticas ambientais e de gestão de recursos e resíduos ajudam a reduzir os custos dos eventos e ainda aproximam patrocinadores, que têm exigências de sustentabilidade cada vez maiores. Se sua empresa é capaz de produzir eventos sustentáveis, isso também demonstra um compromisso e associa sua marca à preservação ambiental e ao desenvolvimento sustentável.

Um evento sustentável deve ser pensado com essa preocupação desde o começo. Com toda a equipe de organização engajada e informada a buscar ações de sustentabilidade, considere organizar seu evento em um local de fácil acesso por transporte público, com boa iluminação natural e equipamentos eficientes de consumo de água e energia.

Na hora de escolher os fornecedores, prefira aqueles alinhados com os mesmo valores sustentáveis que a sua corporação. Faça parcerias que valorizem os profissionais, respeitem o meio ambiente e tenham valores éticos no dia a dia.

Ao longo do evento, disponibilize calculadoras de CO2 para o deslocamento dos participantes e, depois, adote medidas de compensação ambiental para a neutralização do carbono emitido.

A gestão de resíduos é outro fator fundamental para organizar eventos sustentáveis. Desde 2010, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) exige que os grandes geradores de resíduos, como feiras, convenções, shows e outros eventos, enviem somente o que é considerado rejeito para os aterros sanitários. Limite o uso de descartáveis e brindes desnecessários, priorize materiais recicláveis para a produção de qualquer item necessário, realize a coleta seletiva e triagem do material reciclável e, sempre que possível, incentive a compostagem dos restos de alimentos.

Se você quer produzir um evento sustentável, pode ser interessante contratar uma consultoria de sustentabilidade que mensure e providencie os atributos necessários para minimizar os impactos negativos e potencializar os impactos positivos do seu evento.

O evento Nespresso Summer Day, por exemplo, foi realizado com o suporte da consultoria em sustentabilidade Eccaplan. Juntas, as duas empresas fizeram o planejamento e seleção de ações que seriam relevantes para reduzir o impacto ambiental do evento. A ideia principal foi tornar concreto aos participantes como eles poderiam atuar em favor do meio-ambiente.

O evento da Nespresso contou com ações educacionais, gestão de resíduos, compostagem e compensação de carbono. A gestão da Eccaplan garantiu a realização de um evento sustentável, que evitou o envio de 342 kg de material reciclável ou compostável ao aterro sanitário, recebendo a certificação Sou Resíduo Zero. Também foi conferido ao evento o Selo Evento Neutro, graças a ações de redução, quantificação e compensação das 76.272 toneladas de CO2 emitidas.

Os resultados da produção desse evento de modo sustentável incluíram mais de 9.000 kg de carbono neutralizados, o apoio ao projeto socioambiental Ecomapuá, mais de 340 kg de material reaproveitado, geração de renda para colaboradores e quase 100 kg de cascas de frutas compostadas.

A Eccaplan elaborou um guia para inspirar os criadores e produtores de eventos a adotarem práticas sustentáveis. O material é baseado na norma internacional de eventos ISO 2012 e nos relatórios GRI EOSS (Global Reporting Initiative – Event Organizers Sector Supplement).

Confira as dicas da consultoria em sustentabilidade para que seus próximos eventos sejam mais sustentáveis:

1. Metas, comunicação e engajamento

  • Compartilhe com os demais organizadores o seu interesse em aplicar ações sustentáveis no seu evento;
  • Defina principais metas e ações que cada um poderá assumir;
  • Elabore um documento de compromissos e valores.

2. Local e infraestrutura do evento

  • Prefira local com fácil acesso ao transporte coletivo ou crie opções para os participantes irem de van, ônibus, bicicleta ou carona;
  • Priorize local que tenha uma Política Ambiental, com boa iluminação natural e com equipamentos eficientes de consumo de água e energia;
  • O local deve permitir adequada acessibilidade aos portadores de deficiência.

3. Requisitos legais

  • Exija todos os laudos de seguranças e alvarás de funcionamento pertinentes;
  • Verifique também se itens trabalhistas, antidiscriminatórios e sociais são atendidos.

4. Fornecedores e produtos

  • Na seleção de fornecedores vá além da avaliação de preço e prazo, e considere também critérios de sustentabilidade.

5. Alimentos e utensílios

  • Privilegie alimentos locais, naturais e da época;
  • Avalie alternativas para reduzir o desperdício e veja opções de doação dos alimentos que sobrarem;
  • Opte por utensílios reutilizáveis. Evite o uso de copos e materiais descartáveis.

6. Transporte

  • Garanta que as opções de transporte sustentável sejam divulgadas nos materiais, redes sociais, website e aplicativos do evento;
  • Incentive os participantes a conhecerem o impacto ambiental do seu deslocamento disponibilizando uma calculadora de emissões de CO2.

7. Gestão de resíduos

  • Reduza os resíduos gerados limitando o uso de materiais impressos. Opte por papéis reciclados ou de fontes renováveis. Banners e displays devem ser de materiais reutilizáveis ou recicláveis;
  • Separe os resíduos na fonte, através da coleta seletiva e da triagem de materiais, e calcule o percentual de material que foi reciclado e reutilizado. Quando possível, incentive a compostagem dos restos de alimentos.

8. Quantificação e compensação das emissões de CO2

  • Conheça o impacto ambiental do seu evento quantificando as emissões de CO2 geradas e avalie alternativas para reduzi-las;
  • Adote uma ação de compensação ambiental para neutralizar as emissões de CO2 através do apoio a projetos ambientais certificados e já existentes.

9. Gestão de impacto

  • Ações para promover o desenvolvimento local, sob o aspecto social, econômico e ambiental devem ser consideradas;
  • Avalie a contratação de fornecedores locais, parcerias com cooperativas de reciclagem, apoio a projetos sociais, culturais e ambientais desenvolvidos onde se dará o evento.

10. Reporte e transparência dos dados

  • Realize um relatório das ações ambientais aplicadas no evento e seus impactos;
  • Compartilhe este relatório com todas as empresa envolvidas e os convidados.

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