Ao ensinar as crianças a praticarem sustentabilidade, você cria um ambiente melhor em casa e fora dela
A sustentabilidade na educação infantil é um conceito que precisa ser trabalhado em conjunto pela sociedade como um todo. Entretanto, parte importante do ensinamento da sustentabilidade no contexto da educação infantil começa em casa. A ajuda dos tutores em conversas com seus filhos, netos, afilhados, sobrinhos (entre outros laços que não necessariamente biológicos) sobre o que é o consumo e quais os seus efeitos, o ensinamento sobre temas como descarte do lixo, alimentação, desigualdade social, o que é e como funciona a reciclagem são iniciativas que ajudam as crianças a construir um melhor entendimento sobre questões ambientais. Isso tudo contribui para uma mudança de atitude e comportamento.
De maneira complementar à educação doméstica, importa a ajuda da escola e seus professores, algo fundamental. Existem instituições de ensino que se diferenciam pela apresentação dos conceitos e práticas da sustentabilidade para crianças já em seus primeiros anos na escola, algo que vale a pena pesquisar na escolha do espaço que os ajudará a formar as tão faladas 'gerações futuras'.
Voltando para casa, há diversas formas de desenvolver o tema com a molecada, e a criatividade não precisa de limites. Sugerimos algumas iniciativas legais que podem ser um bom começo.
Curta aqui dicas sobre como ajudar seus filhos a cultivarem uma visão mais ecológica e sustentável do mundo e suas relações:
Alimentação
A sustentabilidade começa pela educação alimentar. Incentivar o consumo de alimentos in natura é uma forma de ensinar a prática da sustentabilidade. Introduzir as crianças ao mundo dos alimentos e da agricultura, com histórias lúdicas que explicam que o alimento precisa ser plantado por agricultores e que não devem possuir agrotóxicos é uma forma bem sucedida de educação infantil. Quanto menos industrializados seu filho consumir, além de ter uma saúde melhor, serão gerados menos resíduos de embalagens e menores impactos ambientais em decorrência da produção e do transporte.
Da mesma forma, a educação infantil que ensina a importância de valorizar os alimentos produzidos localmente é uma educação sustentável. E você pode ensinar tudo isso para o seu filho de formas lúdicas, com brincadeiras de plantar e fazer feira, por exemplo. Lembre-se que seu filho vai querer comer o mesmo que você, então comece dando o exemplo!
Plantas
Uma forma de aproximar a criança da sustentabilidade é conversar sobre o que são os vegetais, qual sua importância simbólica e prática e seus ciclos, além de ensiná-la a plantar. Aproveite para fazê-lo da forma mais descontraída possível. Acompanhar junto o crescimento das plantas pode ser uma experiência das mais especiais.
- Agricultura urbana orgânica: entenda por que é uma boa ideia
- Faça uma horta de legumes e ervas usando 1 m² do quintal da sua casa
- Windowfarm: faça uma horta na janela da sua casa
Interruptores de luz com desenho de super-herói
Uma das melhores maneiras de se conservar energia em casa é desligando as luzes que não estejam sendo usadas - aquela lâmpada ligada onde não há ninguém a ser iluminado. E isso serve para todos os cômodos da casa, desde salas e quartos até banheiros e áreas de serviço. O ato de apagar as luzes é mais fácil para o adulto, mas para as crianças isso é parecido com memorizar a tabela periódica dos elementos ou a tabuada. Por isso, que tal um interruptor com o desenho do super-herói ou personagem favorito das crianças, para incentivá-las a apagar a luz? Aproveite para dizer que o Batman, por exemplo, está de olho para que apaguem as luzes. Essa é uma medida simples, mas aproxima a criança do conceito de sustentabilidade, uma vez que ela passa a entender a energia como uma forma de consumo que impacta o ambiente.
Transforme o tempo de banho em uma corrida
- Invenções malucas para economizar água
- Evite o desperdício de água na sua casa com reaproveitamento, troca de itens e sabendo ler o hidrômetro
Bilhete perto da torneira do banheiro
Brigada dos carregadores
Coloque as crianças no comando da reciclagem
- Você sabe o que é reciclagem? E como ela surgiu?
- Composteira Ecopedagógica: para as crianças visualizarem o processo de reaproveitamento de resíduo orgânico
Dia de limpeza
- Bicarbonato e vinagre: aliados na limpeza doméstica
- Sete dicas de como utilizar óleos essenciais na limpeza doméstica
Reaproveitando a água da chuva
- Captação de água de chuva: conheça as vantagens e cuidados
- Aprenda a fazer e instalar uma cisterna caseira
Jogos on-line ecológicos
Veja também:
- Hábitos saudáveis para crianças aprenderem desde cedo
- Por que aderir à disciplina positiva na educação infantil
- O que é sustentabilidade social?
- Símbolo da reciclagem: o que significa?
- Sustentabilidade econômica: o que é?
- O que é desenvolvimento sustentável?
- O que é sustentabilidade: conceitos, definições e exemplos
- A consciência faz o cidadão
- Como fazer sabão caseiro sustentável
- Dicas sustentáveis para fazer lista de material escolar
Comentários
Coloque as crianças no comando da reciclagem - Para mudança dos hábitos dos seus filhos, em qualquer assunto, que tal colocá-los no comando das ações? Atribua à molecada o controle da reciclagem, pois assim entenderão sua importância e darão mais valor à separação do lixo doméstico.
Parabéns.