Chá preto: benefícios para a saúde

eCycle

Chá preto faz bem para o coração, intestino, reduz o risco de derrame e ainda mais benefícios

chá preto
Imagem editada e redimensionada de Drew Coffman, está disponível no Unsplash

Além da água e do café, o chá preto é uma das bebidas mais consumidas no mundo. Ele vem da planta Camellia sinensis, mas também é encontrado na versão misturado com outras plantas. Ele tem um sabor característico e contém mais cafeína que outros chás, mas menos cafeína que o café.

O chá preto também oferece uma variedade de benefícios para a saúde, pois contém antioxidantes e compostos que podem ajudar a reduzir a inflamação no organismo. Confira:

1. Tem propriedades antioxidantes

Os antioxidantes são conhecidos por fornecer uma série de benefícios para a saúde.

Consumi-los pode ajudar a eliminar os radicais livres e diminuir o dano oxidativo celular, o que ajuda a diminuir o risco de doenças crônicas como o câncer (confira aqui estudos a respeito: 1 , 2).

Uma pesquisa feita com ratos concluiu que as teaflavinas (um tipo de antioxidante) presentes no chá preto diminuem o risco de diabetes, obesidade e colesterol elevado. Os resultados também mostraram que outro grupo de antioxidantes presentes na bebida, as fluvinas, reduzem os níveis de colesterol e açúcar no sangue.

Outro estudo, que examinou o papel de um terceiro tipo de antioxidantes do extrato de chá verde, as catequinas, mostrou que o consumo de 690 mg de catequinas diariamente durante 12 semanas diminui a gordura corporal.

2. Faz bem para o coração

O chá preto contém outro grupo de antioxidantes chamados flavonoides, que são conhecidos por fazerem bem à saúde do coração. Consumi-los regularmente pode ajudar a reduzir muitos fatores de risco para doenças cardíacas, incluindo pressão alta, colesterol alto, níveis elevados de triglicérides e obesidade (confira aqui estudo a respeito: 3).

Um estudo descobriu que beber chá preto por 12 semanas reduz significativamente os valores de triglicérides em 36%, os níveis de açúcar no sangue em 18% e o colesterol ruim.

Outro estudo descobriu que aqueles que bebiam três xícaras de chá preto por dia tinham um risco reduzido de 11% de desenvolver doenças cardíacas.

3. Pode baixar o colesterol LDL "ruim"

O corpo contém duas lipoproteínas que transportam o colesterol por todo o corpo. Uma é a lipoproteína de baixa densidade (LDL) e a outra é a lipoproteína de alta densidade (HDL).

O LDL é considerado a lipoproteína “ruim” porque transporta o colesterol para as células por todo o corpo. Enquanto isso, o HDL é considerado a “boa” lipoproteína, porque transporta o colesterol para longe das células e para o fígado, para ser excretado.

Quando há muito LDL no corpo, ele pode se acumular nas artérias e causar depósitos cerosos chamados placas. Isso pode levar a problemas como insuficiência cardíaca ou acidente vascular cerebral.

Felizmente, alguns estudos descobriram que o consumo de chá pode ajudar a reduzir o colesterol LDL. Um estudo randomizado descobriu que beber cinco porções de chá preto por dia reduziu o colesterol LDL em 11% em indivíduos com níveis de colesterol ligeiramente ou levemente elevados.

Outro estudo mostrou uma diminuição significativa nos níveis de LDL naqueles que beberam chá preto, comparado ao placebo, sem quaisquer efeitos colaterais indesejáveis. Os pesquisadores ainda concluíram que o chá preto ajudou a melhorar os níveis de colesterol em indivíduos com risco de doença cardíaca ou obesidade.

4. Pode melhorar a saúde intestinal

Enquanto algumas das bactérias em seu intestino são benéficas para a saúde, outras não são.

Alguns estudos sugerem que o tipo de bactéria presente no intestino pode desempenhar um papel importante na redução do risco de certas condições de saúde, como doença inflamatória intestinal, diabetes tipo 2, doença cardiovascular, obesidade e até câncer (confira aqui estudo a respeito: 4).

Os polifenóis encontrados no chá preto podem ajudar a manter um intestino saudável, promovendo o crescimento de boas bactérias e inibindo o crescimento de bactérias ruins, como a Salmonella (confira aqui estudo a respeito: 5).

Além disso, o chá preto contém propriedades antimicrobianas que matam substâncias nocivas e melhoram as bactérias e a imunidade do intestino, ajudando a reparar o revestimento do trato digestivo.

5. Pode ajudar a reduzir a pressão arterial

A hipertensão arterial afeta aproximadamente 1 bilhão de pessoas em todo o mundo (confira aqui estudo a respeito: 6). A doença pode aumentar o risco de insuficiência cardíaca e renal, derrame, perda de visão e ataques cardíacos. Felizmente, mudanças na sua dieta e estilo de vida podem diminuir sua pressão arterial (confira aqui estudo a respeito: 7).

Um estudo mostrou que beber três xícaras de chá preto diariamente durante seis meses diminui significativamente a pressão arterial sistólica e diastólica, em comparação com o grupo placebo.

6. Pode ajudar a reduzir o risco de derrame

Um derrame pode ocorrer quando um vaso sanguíneo no cérebro está bloqueado ou se rompe. Essa é a segunda principal causa de morte no mundo (confira aqui estudo a respeito: 8).

Felizmente, 80% dos derrames são evitáveis. Gerenciar sua dieta, praticar atividade física, controlar sua pressão arterial e não fumar são atitudes que ajudam a reduzir o risco de acidente vascular cerebral (confira aqui estudo a respeito: 9). A boa notícia é que estudos descobriram que beber chá preto também pode ajudar a reduzir o risco de derrame.

Um estudo acompanhou 74.961 pessoas por mais de 10 anos. Descobriu-se que aqueles que bebiam quatro ou mais xícaras de chá preto por dia tinham um risco 32% menor de derrame do que aqueles que não tomavam chá.

Outro estudo analisou dados de nove pesquisas diferentes, incluindo 194.965 participantes. Os pesquisadores descobriram que os indivíduos que bebiam mais de três xícaras de chá (chá preto ou verde) por dia tinham 21% menos risco de derrame, em comparação aos indivíduos que bebiam menos de uma xícara de chá por dia.


Adaptado de Healhtline

Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail