Dia do consumo consciente: repense seus hábitos

eCycle

15 de outubro é o Dia do Consumo Consciente. Data alerta para os problemas da produção e consumo excessivos

O Dia do Consumo Consciente foi instituído pelo Ministério do Meio Ambiente para chamar a atenção da sociedade para os riscos da produção e do consumo exagerados. A data foi criada em 2009 e é celebrada em todo o Brasil no dia 15 de outubro.

A ideia do Dia do Consumo Consciente é despertar a consciência do público para os problemas sociais, econômicos, ambientais e políticos causados pelo exagero no consumo.

Em 2008, a Consumers International (CI) promoveu uma mobilização mundial na mesma data para marcar a importância da educação para o consumo sustentável. O movimento Global Consumer Action Day contou com a adesão de mais de 40 instituições e outros grupos de consumidores em 33 países.

Além de reduzir o consumo, o Dia do Consumo Consciente também alerta para o fato de que um produto ou serviço deve minimizar o uso de recursos naturais, materiais tóxicos, diminuir a emissão de poluentes e a geração de resíduos.

O consumo consciente é uma contribuição voluntária, cotidiana e solidária do cidadão para garantir a sustentabilidade da vida no planeta. É ampliar os impactos positivos e diminuir os negativos causados pelo consumo dos cidadãos no meio ambiente, na economia e nas relações sociais.



Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail