Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

15 de outubro é o Dia do Consumo Consciente. Data alerta para os problemas da produção e consumo excessivos

O Dia do Consumo Consciente foi instituído pelo Ministério do Meio Ambiente para chamar a atenção da sociedade para os riscos da produção e do consumo exagerados. A data foi criada em 2009 e é celebrada em todo o Brasil no dia 15 de outubro.

consumo-consciente
O que é consumo consciente e qual a sua importância

A ideia do Dia do Consumo Consciente é despertar a consciência do público para os problemas sociais, econômicos, ambientais e políticos causados pelo exagero no consumo.

Em 2008, a Consumers International (CI) promoveu uma mobilização mundial na mesma data para marcar a importância da educação para o consumo sustentável. O movimento Global Consumer Action Day contou com a adesão de mais de 40 instituições e outros grupos de consumidores em 33 países.

Além de reduzir o consumo, o Dia do Consumo Consciente também alerta para o fato de que um produto ou serviço deve minimizar o uso de recursos naturais, materiais tóxicos, diminuir a emissão de poluentes e a geração de resíduos.

70% da população mundial está largando ou reduzindo consumo de carne

O consumo consciente é uma contribuição voluntária, cotidiana e solidária do cidadão para garantir a sustentabilidade da vida no planeta. É ampliar os impactos positivos e diminuir os negativos causados pelo consumo dos cidadãos no meio ambiente, na economia e nas relações sociais.

Como praticar o consumo consciente no dia a dia?

O primeiro passo para entender o que é consumo consciente é perceber que o consumo de toda e qualquer coisa, seja um produto ou serviço, traz consigo consequências positivas e negativas. Por isso é necessário que as pessoas evitem o desperdício cada vez que comprarem algo. O ato de consumir afeta não apenas quem faz a compra, mas também o meio ambiente, a economia e a sociedade como um todo. 

Reduzir o uso de recursos naturais e materiais tóxicos, diminuir a emissão de poluentes e a geração de resíduos, facilitar a coleta seletiva, planejar suas compras no dia a dia, saber se são produtos piratas ou contrabandeados, conhecer a origem, e os processos de fabricação dos produtos que compramos e saber os impactos que eles causam ao longo de toda sua vida útil, da extração da matéria-prima ao descarte final, são algumas dicas de atitudes que fazem parte do consumo consciente.

Esse olhar atento às externalidades do consumo é também o que permite ao consumidor consciente cobrar mudanças do poder público.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais