Benefícios da acerola para a saúde

eCycle

Excelente fonte de vitamina C, acerola proporciona benefícios para a prevenção de diversas doenças

acerola

Acerola é o delicioso fruto que nasce na árvore chamada aceroleira, cujo nome científico é Malpighia emarginata. Originária das Antilhas, das Américas Central, do Norte e do Sul, a acerola foi introduzida no Brasil pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, em 1955, em Pernambuco. Por meio de sementes oriundas de Porto Rico, a acerola acabou se espalhando pelo Nordeste e outras regiões do país.

O cultivo da acerola cresceu a partir do final do século XX, e hoje a fruta é muito presente em cultivos da região nordeste do Brasil, principalmente na agroindústria de polpa de fruta congelada.

Benefícios da acerola

Fonte de vitamina A

O mesmo estudo que analisou a quantidade de vitamina C presente na acerola concluiu que a fruta é uma boa fonte de vitamina A.

Fonte de vitamina C

Os benefícios da acerola para a saúde se devem principalmente à considerável presença de vitamina C na polpa da fruta. Mas esse nutriente vai se tornando mais escasso quanto mais a acerola amadurece - e a acerola amadurece muito rápido.

Um estudo publicado pela plataforma Science Direct comparou a concentração de vitamina C de três frutos cultivados organicamente no Brasil: a acerola, o morango e o caqui. O estudo concluiu que a acerola possui mais vitamina C que o morango e o caqui (cerca de 2294,53 mg a cada 100 gramas de polpa do fruto).

Propriedades antioxidantes

Estudos afirmam que a acerola é bastante rica em antioxidantes. Juntamente com a vitamina A, a vitamina C é um antioxidante conhecido, ajudando a prevenir danos causados ​​pelos radicais livres e certas doenças. A vitamina C é importante para manter o funcionamento do sistema imunológico e ajudar o organismo a combater infecções, vírus e até mesmo câncer.

Melhora a imunidade

Por ser extremamente rica em vitamina C, a acerola pode ser usada para prevenir gripes ou resfriados, sendo uma ótima aliada da imunidade.

Previne o escorbuto

O escorbuto é uma doença aguda ou crônica causada pela carência de vitamina C. Essa carência pode causar hemorragias, alteração das gengivas e queda da resistência às infecções. A acerola, quando consumida como um alimento, tem papel importante na prevenção do escorbuto devido à sua alta concentração de vitamina C, assim como acontece com outras frutas ricas nesse nutriente.

Ajuda a manter a saúde da pele

A vitamina C presente na acerola também tem papel fundamental na construção do colágeno (proteína responsável pela manutenção da elasticidade da pele) e proteção das membranas das mucosas do organismo.

Observações

A acerola serve como um alimento preventivo à carência de vitamina C. Mas não há estudos mostrando que o consumo de acerola trata a deficiência em vitamina C. Se você possui deficiência nesse nutriente, é preciso consultar seu médico ou nutricionista para realizar o tratamento adequado.


Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail