Água aromatizada: como fazer, receitas e benefícios

eCycle

Água aromatizada é deliciosa e proporciona benefícios para a saúde. Confira receitas imperdíveis

água aromatizada
Imagem editada e redimensionada de Monika Grabkowska, está disponível no Unsplash

Água aromatizada é uma bebida deliciosa, natural, saudável e muito fácil de fazer. A água aromatizada pode ser preparada com folhas aromatizantes, galhos de ervas, pedaços, polpas e cascas de frutas. No preparo da água aromatizada não é adicionado nenhum tipo de açúcar ou adoçante, sendo um refresco realmente saudável.

Como fazer água aromatizada

Para fazer água aromatizante você só vai precisar de um recipiente de vidro, frutas, ervas, folhas e água.

Receitas de água aromatizada

Água aromatizada de manjericão

água aromatizada
Imagem editada e redimensionada de Johann Trasch, está disponível no Unsplash

A água aromatizada de manjericão é umas das receitas de água aromatizada mais fáceis de fazer. Você só precisa acrescentar alguns raminhos de manjericão na água e deixar gelando durante 30 minutos. Para cada litro de água filtrada você pode colocar dez raminhos de manjericão com flor e tudo mais. Além de um sabor leve e refrescante, você poderá usufruir dos benefícios do manjericão.

Confira os benefícios do manjericão na matéria: "Manjericão: usos, benefícios e como cultivar".

Se você não tiver manjericão em casa, também é possível utilizar o óleo essencial de manjericão. Mas cuidado: por ser muito concentrado é preciso utilizar pouco. Cerca de uma gota de óleo essencial de manjericão para cada dois litros de água filtrada.

Para não desperdiçar os raminhos de manjericão depois de consumir sua água aromatizada, encaminhe-os para a compostagem. Entenda melhor esse processo na matéria: "O que é compostagem e como fazer".

Se você utilizar óleo essencial, lembre-se de destinar o seu recipiente para a reciclagem. Veja quais são os postos de coleta mais próximos de sua casa nos mecanismos de busca gratuitos do Portal eCycle.

Água aromatizada de alecrim

água aromatizada
Imagem editada e redimensionada de Annie Spratt, está disponível no Unsplash

Assim como no caso da água aromatizada de manjericão, você pode usar raminhos inteiros de alecrim, com flor e tudo (exceto raízes). Para fazer a água aromatizada de alecrim, adicione cerca de três ramos de alecrim de cerca de dez centímetros cada em um litro de água filtrada e leve para gelar durante 30 minutos.

O alecrim é muito benéfico para a saúde e vai deixar a sua água deliciosa, com um sabor leve. Entenda as propriedades do alecrim na matéria: "Alecrim: benefícios e para que serve". Se você não tiver alecrim em casa, pode usar o óleo essencial de alecrim. Porém, é preciso lembrar que os óleos essenciais são muito concentrados, então utilize no máximo uma gota de óleo essencial de alecrim para dois litros de água filtrada.

Lembre-se de destinar seu recipiente de óleo essencial para a reciclagem, conferindo quais são os postos de reciclagem mais próximos de sua casa nos mecanismos de busca gratuitos do Portal eCycle.

Ah, e composte os raminhos de alecrim depois de consumir sua água aromatizada! Veja também como plantar alecrim.

Água aromatizada de laranja e pepino

água aromatizada
Imagem editada e redimensionada de Ananth Pai, está disponível no Unsplash
Para fazer água aromatizada de laranja você vai precisar de uma laranja e um pepino. Lave-os bem, corte-os em fatias finas de um jeito que fique bem elegante e coloque-os em um jarra contento um litro de água filtrada. Deixe essa mistura descansando na geladeira durante uma hora e pronto, pode se servir! Também é possível utilizar o óleo essencial de laranja nessa receita (no lugar da laranja), mas use apenas uma gotinha para dois litros de água.

Água aromatizada de limão e gengibre

água aromatizada
Imagem editada e redimensionada de Dominik Martin, está disponível no Unsplash

A água aromatizada de limão e gengibre é uma mistura potente! Isso porque o limão e o gengibre são maravilhas da natureza repletas de propriedades benéficas para a nossa saúde. E tudo isso é baseado em estudos. Para entender melhor esse tema dê uma olhada nas matérias: "Benefícios do limão: da saúde à limpeza" e "Benefícios do gengibre e seu chá".

Para fazer sua água aromatizada de limão e gengibre você vai precisar de meio limão cortado em fatias finas e um pedaço de raiz de gengibre fresco também cortado em fatias finas. Deixe essa mistura descansando na geladeira por uma hora e sirva-se. Você também pode utilizar o óleo essencial desses dois ingredientes, mas sempre na proporção de uma gotinha para cada dois litros de água filtrada.

Água aromatizada de morango

água aromatizada
Imagem editada e redimensionada de LJT, está disponível no Unsplash

O morango é uma das frutas que mais contém agrotóxicos. Por isso, sempre que possível, escolha as opções livres de agrotóxicos, mais conhecidas como opções orgânicas. Para conhecer esse tema mais a fundo, dê uma olhada na matéria: "O que é agricultura orgânica?".

Para fazer sua água aromatizada com morangos orgânicos você vai precisa de um litro de água filtrada, cinco morangos bem maduros e fresquinhos e dois ramos de hortelã. Corte os morangos de maneira delicada e deixe a mistura com todos os ingredientes descansar durante um dia inteiro em um recipiente de vidro bem tampado. A água vai ficar rosa e deliciosa. Você ainda pode comer os morangos e levar os raminhos de hortelã para a composteira.

Água aromatizada de maçã e canela

água aromatizada
Imagem editada e redimensionada de Jacek Dylag, está disponível no Unsplash

A maça e a canela possuem propriedades incríveis, por isso sua água aromatizada é tão buscada. Se você ainda não conhece os benefícios dessa mistura dê uma olhada nas matérias: "Conheça os benefícios da maçã" e "Temperos e seus benefícios à saúde".

Para fazer a água aromatizada de maçã e canela você vai precisar de um litro de água filtrada, um pau de canela, uma maçã verde e um limão.

Coloque a água para esquentar, sem deixar chegar ao nível de fervura. Enquanto isso, corte a maçã em pedaços. Depois de quente, transfira todos os ingredientes para a água e tampe-os durante dez minutos. Deixe esfriar e leve para a geladeira, deixando descansar durante duas horas.

Água aromatizada de capim-limão

O capim-santo, também conhecido como capim-limão ou capim-cidreira (por ser comumente confundido com a erva-cidreira), é uma planta medicinal com inúmeros benefícios para a saúde e o bem estar.
O chá de capim-santo ou seu suco é recomendado para o tratamento de insônia e problemas de ansiedade, para o combate à febre e em casos de cólicas estomacais e intestinais e devido a sua função desintoxicante, ele também é utilizado para fazer água aromatizada.

Para fazer água aromatizada de capim-limão você pode utilizar:
  • 3 carambolas;
  • 10 ramos de capim cidreira;
  • 5 sementes de anis estrelado;
  • 1 litro de água gelada.
Então coloque as carambolas cortadas em rodelas finas, o capim-limão e as sementes de anis-estrelado no fundo de uma jarra de vidro, acrescente a água filtrada e deixe descansar na geladeira por algumas horas antes de servir. Mas cuidado para não exagerar no consumo de carambola, entenda o porquê na matéria: "Carambola faz mal?".


Veja também:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail