Receitas de sabão caseiro sustentável

eCycle

Conheça as melhores receitas de sabão caseiro e as vantagens de colocá-las em prática

receitas de sabão caseiro

Receitas de sabão caseiro sustentável são alternativas menos impactantes para o meio ambiente na hora de lavar as roupas, a louça e fazer a limpeza doméstica (para saber mais sobre esse assunto leia a matéria: "Guia do sabão: origem, composição, riscos e alternativas para os principais tipos"). Mas nem todo mundo sabe do que é feito o sabão, os impactos que causa, qual formato é mais ecologicamente correto utilizar ou como fazer receitas legais. Por isso o Portal eCycle reuniu as mais relevantes informações que você precisa saber sobre o sabão e testou e selecionou as melhores receitas de sabão caseiro para você fazer em casa! Para conferir é só continuar a leitura...

Como funciona

O sabão é uma substância conhecida por suas propriedades tensoativas. Em outras palavras, o sabão tem a capacidade de diminuir a tensão entre dois líquidos, ou seja, ele faz óleo e água se misturarem! E é exatamente nessa mistura que conseguimos fazer a limpeza dos objetos.

Como é produzido

Para produzir qualquer tipo de sabão é preciso misturar um óleo (gordura) com uma substância básica (normalmente hidróxido de sódio ou de potássio). Essa mistura formará uma reação química que dará origem ao glicerol (um sal da família dos alcoóis) e ao sabão.

Entretanto, dependendo da base utilizada, o resultado é um tipo diferente de sabão. Se for utilizada soda cáustica (NaOH), o sabão fica duro igual ao sabão de lavar roupa. Agora, se for utilizado hidróxido de potássio (KOH), o sabão fica mole tipo sabonete, portanto é o sal mais comumente utilizado para fazer produtos de higiene pessoal.

Para saber mais detalhes sobre esse tópico confira a matéria: "O sabão nosso de cada dia".

Impactos ambientais

Nem todo mundo sabe, mas o impacto ambiental causado pelo sabão está relacionado também ao seu formato.

O sabão em pó, por exemplo, é o formato que mais polui o meio ambiente. Isso porque ele pode ser composto por tensoativos não biodegradáveis (provindos do petróleo) e agentes sequestrantes e quelantes, como o fosfato. Esses agentes, após despejados, podem causar eutrofização, um fenômeno que compromete os recursos hídricos e a vida aquática. Para saber mais sobre esse tema confira as matérias: "Sabão em pó tem muitos aditivos e é o tipo mais poluente" e "Eutrofização prejudica biodiversidade e o uso humano da água".

O detergente, por outro lado, deve, por lei, conter tensoativo biodegradável, de acordo com as exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Porém, assim como o sabão em pó, o detergente pode conter agentes sequestrantes, famosos por causarem eutrofização após o despejo em corpos d'água, o que é bastante prejudicial ao meio ambiente. Para saber mais sobre esse tema confira a matéria: "Sabões, detergentes e seus impactos no meio ambiente".

O sabão em barra tem a vantagem de ser composto por tensoativos e matérias-primas biodegradáveis. O glicerol proveniente da reação pode ou não ser retirada do produto final pelo seu valor comercial, mas quando presente, garante uma hidratação maior para a pele. Além disso, o sabão em barra possui menor poder tensoativo que os detergentes, sendo menos prejudicial para o meio ambiente. Para saber mais sobre esse tema confira a matéria: "Sabão em barra traz menos impacto ambiental, mas também polui"

Receitas

Agora que você já conhece as informações mais relevantes a respeito de sabão, sua composição e qual alternativa mais sustentável, confira receitas de sabão caseiro imperdíveis e sustentáveis que o portal eCycle testou e selecionou:

Sabão em barra com óleo de cozinha

Essa receita de sabão caseiro é de alta qualidade e criada a partir de uma fórmula mais amigável ao meio ambiente, pois reutiliza óleo de cozinha. Além disso, a fórmula evita excesso de soda cáustica, o erro mais comum que acontece nas receitas caseiras de sabão.

Ingredientes

  • 1 quilo de óleo de cozinha usado;
  • 140 mililitros de água;
  • 135 gramas de soda cáustica em escamas (concentração superior a 95%);
  • 25 mililitros de álcool (opcional).

Extras para "turbinar" seu sabão caseiro (opcionais)

  • 30 gramas de aromatizantes (preferencialmente óleos essenciais sem parabenos e ftalatos na composição);
  • 10 gramas de conservante alecrim em pó.

Materiais

  • Recipientes para o molde do sabão (formas específicas, bandejas de plástico ou embalagens longa vida);
  • 1 colher de pau;
  • 1 par de luvas para lavar louças;
  • 1 máscara descartável;
  • óculos de proteção;
  • 1 balde grande;
  • 1 recipiente pequeno.

Modo de preparo

Primeiramente, coloque os óculos de proteção, as luvas e a máscara. A soda cáustica é altamente corrosiva e deve ser manuseada com muito cuidado. Depois disso, siga o passo-a-passo:

1. Coloque a água para esquentar até que ela fique morna (em torno de 40°C). Feito isso, coloque a água no recipiente pequeno e insira a soda cáustica lentamente e em pequenas porções no mesmo recipiente, misturando sempre a cada adição. Nunca adicione água fria sobre a soda! A ordem dos ingredientes também deve ser respeitada: colocar soda sobre a água, e nunca a água sobre a soda (isso pode provocar uma reação forte e causar acidentes). É muito importante utilizar um balde ou recipiente plástico de material grosso e resistente, e nunca utilizar garrafas PET para fazer a diluição da soda, pois elas não suportam a temperatura que a reação atinge, podendo romper e vazar esse material extremamente corrosivo.

Mexa com a colher de pau até diluir completamente a soda, de modo que não haja mais escamas. Atenção: não utilize recipientes de alumínio descartável em conjunto com a soda cáustica e certifique-se de que eles sejam suficientemente altos, pois essa dissolução pode efervescer e causar espuma.

2. Depois de retirar as impurezas do óleo (é possível fazer isso com uma peneira), esquente-o um pouco (a uma temperatura de 40°C) e adicione-o ao balde que será utilizado para colocar todos os demais ingredientes. Em seguida, insira a soda bem lentamente, em pequenas porções e misturando continuamente. Esse cuidado aumenta a sua segurança, pois a reação com a soda cáustica libera muito calor, além de produzir um sabão de boa qualidade - se você colocar a soda de uma única vez ou muito rápido sem a agitação adequada, o sabão pode empelotar e ficará difícil reverter isso.

3. Misture somente o óleo e a soda por cerca de 20 minutos. A consistência final ideal deve ser parecida com a do leite condensado. É necessário respeitar esse tempo de mistura para que haja a reação entre óleo e a soda.

4. Após esse tempo de mistura, tem início o momento ideal para adicionar os demais ingredientes. Coloque o aromatizante e conservante (caso queira). Misture bem até que esses ingredientes se incorporem plenamente à mistura.

5. Caso a massa final de sabão esteja muito líquida, insira o álcool lentamente e mexa bem por dez minutos para que a mistura não empelote. Nessa etapa, a massa de sabão ganhará consistência rapidamente. É recomendável que a forma em que será colocado sabão já esteja preparada e próxima.

Agora é só despejar no recipiente que você separou aguardar o processo de cura (de 20 a 45 dias).

Pronto! Agora é só cortar e você terá pedaços de sabão para usar no seu dia a dia. Recomenda-se, ainda, deixar em processo de cura (de 20 a 45 dias), de preferência em um recipiente opaco, que fique num lugar fresco e sob abrigo do Sol. Esse processo visa garantir a reação completa da soda cáustica, além de permitir ao sabão perder a umidade excessiva. Esse tempo poderá variar de acordo com as condições climáticas locais. Exemplo: se o clima estiver mais chuvoso, pode ser que sejam necessários mais dias; ocorre o contrário caso o tempo esteja mais seco.

Finalizado o processo de cura, é possível medir o pH do sabão. Utilize um papel tornassol, ou ainda, faça você mesmo um medidor de pH caseiro.

Para saber mais detalhes dessa receita confira a matéria: "Como fazer sabão caseiro: uma receita sustentável".

Sabão líquido para lavar roupas

Varal com  roupas

Ingredientes

  • 1 sabão em barra, de coco ou preferencialmente a primeira receita de sabão do item "receitas caseiras de sabão"que você aprendeu acima;
  • 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio;
  • 1 panela grande;
  • 1 ralador;
  • 1 filtro ou peneira;
  • 3 litros de água;
  • Óleo de essência de limão ou outro aroma que prefira.

Modo de preparo

Rale 200 gramas do sabão em barra que você escolheu. Em seguida, esquente um litro de água na panela e adicione as raspas. Quando as raspas se dissolverem, junte três colheres de sopa de bicarbonato de sódio e misture, deixando descansar por uma hora. Após isso acrescente um litro de água morna e passe a mistura por um filtro ou peneira fina para retirar os pedaços não dissolvidos. Feito isso, aplique dez gotas de óleo de essência de limão ou outro de sua preferência e junte com um litro de água fria.

Realizado o procedimento, agite bem a mistura. Deixe descansando mais um pouco e divida em potes menores para utilizar na lavagem de roupas com a máquina. Pronto!

A quantidade necessária para lavar roupas depende da quantidade de roupas e o quanto você acha que é necessário para a limpeza desejada. Normalmente um copo americano (cerca de 200 ml) é o suficiente para uma máquina de lavar roupas cheia.

Obs: a exemplo de todo e quaisquer produtos de limpeza, MANTENHA FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS, assim como evidencie nos recipientes do que se trata para evitar que sejam confundidos com outros produtos que anteriormente ocupavam as embalagens utilizadas.

Para conhecer essa receita com mais detalhes confira a matéria: "Faça você mesmo: sabão líquido lava-roupas".

Sabão líquido para lavar louças

lavando louça

Ingredientes

  • 1 litro de óleo de cozinha usado;
  • 130 gramas de soda cáustica (pureza mínima: 97%);
  • 140 ml de água (para diluição da soda cáustica);
  • 30 ml de vinagre;
  • 100 ml de álcool;
  • 4 litros de água.

Extras (opcional)

  • 40 gramas de corante;
  • 40 ml de óleos essenciais.

Materiais necessários

  • Colher de pau;
  • Balde;
  • Peneira;
  • Panela;
  • Recipientes para armazenamento do sabão;
  • Luvas;
  • Óculos de proteção.

Modo de preparo

Em primeiro lugar, coloque a máscara, as luvas e o óculos de proteção. A soda cáustica é altamente corrosiva e deve ser manuseada com muito cuidado. Vamos ao passo a passo:

  1. Esquente a água até que ela fique morna. Feito isso, despeje-a em um balde e coloque a soda cáustica no mesmo recipiente lentamente. Nunca adicione água sobre a soda! Pode provocar uma reação forte e causar acidentes;
  2. Mexa com a colher de pau até diluir. Faça isso longe do fogo;
  3. Depois de retirar as impurezas do óleo (é possível fazer isso com uma peneira), esquente-o um pouco (a uma temperatura próxima a 40°C) e adicione-o ao balde que será utilizado para colocar todos os demais ingredientes. Em seguida, insira a soda bem lentamente, em pequenas porções e misturando continuamente. Esse cuidado aumenta a sua segurança, pois a reação com a soda cáustica libera muito calor;
  4. Misture por 20 minutos, e enquanto isso, prepare uma panela com 4 litros de água fervendo. Quando a massa estiver homogênea e mais consistente, coloque-a na panela com água aos poucos e continue misturando. Desligue o fogo, adicione o álcool e o vinagre. Acenda o fogo novamente e mexa. Caso queira, nessa etapa, pode-se adicionar os ingredientes extras como corantes e os óleos essenciais;
  5. Misture por mais cinco minutos e desligue o fogo. Deixe esfriar por um dia. Após esfriar, despeje no recipiente final.
  6. Finalizado o processo, é possível medir o pH do sabão. Utilize um papel tornassol, ou ainda, faça você mesmo um medidor de pH caseiro. Para ver mais detalhes dessa receita veja a matéria: "Como fazer sabão líquido sustentável".

Se você quiser ser mais radical na diminuição de impactos ambientais causados pelo sabão, dê uma olhada nas matérias: "Faça você mesmo: lavando a panela sem sabão".

Como fazer sabão caseiro: uma receita sustentável e "Faça você mesmo: lavando a louça sem sabão".


Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail