Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Ecomodernistas acreditam que apenas a tecnologia nos salvará do colapso ambiental, mas há controvérsias

Ecomodernismo e ecopragmatismo são os nomes dados ao movimento que teve início em 2005, com a publicação do Manifesto Ecomodernista.

Nesse manifesto, 18 ativistas ecomodernistas inspirados na nova época proposta por Eugene Stroermer, o período Antropoceno, defenderam a ideia de que já não há mais a possibilidade da natureza se manter preservada do ser humano, uma vez que a pegada ecológica humana já atinge o planeta em todos os níveis. Muita gente concorda nesse ponto.

Mas os ecomodernistas vão além… Afirmam que não se deve fazer nenhum esforço para diminuir a exploração dos recursos naturais. Muito pelo contrário, segundo o movimento, é preciso intensificar a atividade humana sobre a natureza.

Colocando todas as cartas na tecnologia

No ideal ecomodernista, intensificar a urbanização, a agricultura, o uso da energia nuclear, da aquacultura, da dessalinização e do desenvolvimento de organismos geneticamente modificados (OGM) seria a saída ideal para evitar um colapso ecológico e econômico e acabar com a pobreza. Isso porque, de acordo com o ecomodernismo, essas atividades intensivas ocupam menos espaços de terra, fazendo com que sobrem locais para outras espécies, além de emitirem menos carbono, possibilitando a estabilização do clima. De acordo com o ecomodernismo, a vida rural ou suburbanizada da agricultura de subsistência e de muitas formas de energia renovável, apesar de agredir menos o ambiente, exige mais terra e mais recursos, não deixando espaço de terra para a natureza, levando mais rapidamente ao colapso ambiental pelas emissões de carbono.

Pegada de carbono: o que é e para que serve?

É preciso diminuir a dependência humana da natureza

De maneira geral, o ecomodernismo afirma que os sistemas naturais não podem ser protegidos nem controlados quanto maior for a dependência humana desses sistemas pela procura de sustento e bem-estar. A corrente também afirma que os sistemas convencionais antigos só causavam menor pegada ecológica porque as populações antigas eram muito menores.

Imagem: Reprodução
Indígenas dominam novas tecnologias e ampliam defesa de seus territórios

Tecnologias antigas ocupam mais espaços e trazem menos benefícios

De acordo com o ecomodernismo, as tecnologias empregadas por nossos ancestrais traziam um nível de vida muito inferior ao atual com uma pegada ecológica muito maior, e essa seria a justificativa para optarmos por tecnologias mais intensivas.

Quanto mais tecnologias disponíveis, menores impactos

Para o ecomodernismo, a abundância em energia moderna é um requisito essencial para o desenvolvimento e para a maior independência da humanidade em relação aos recursos naturais. A disponibilidade de energia barata permite, por exemplo, que os mais pobres deixem de recorrer à lenha para produzir energia e possam utilizar maiores pedaços de terra para plantio, utilizando instrumentos intensivos de energia, fertilizantes e tratores.

Críticas ao Ecomodernismo

Adrián Almazán, em seu artigo publicado pela Universidade Autônoma de Madrid, John Ulhoi e Richard Welford, da Universidade de Huddersfield, no Reino Unido e Armin Grunwald, do Journal of Cleaner Production, são alguns exemplos de autores que fazem críticas às ideias contidas no Manifesto Ecomodernista. Abaixo listamos algumas delas:

Apostar todas as cartas na tecnologia é limitação ao desenvolvimento sustentável

Esperar que a tecnologia nos salve de um colapso ambiental é perigoso. É preciso dar atenção a outras fontes de atuação sustentável e lembrar que mesmo as tecnologias que possam nos trazer melhores benefícios, ocupando menores espaços de terra, também podem trazer externalidades negativas não desejadas que afetem o meio ambiente como um todo.

Nessa perspectiva há o exemplo dos alimentos geneticamente modificados (OGM), que além de ainda não serem comprovadamente seguros para a humanidade a longo prazo, tendo seu uso contrariado o princípio da precaução, concentram maiores quantidades de agrotóxicos, pois são desenvolvidos com a capacidade de serem altamente resistentes a esse tipo de substância.

Outro problema é que esses agrotóxicos e o fósforo, empregados em grande escala pela agricultura intensiva, contaminam o lençol freático e o ambiente, trazendo danos aos seres humanos, à fauna e à flora.

Ocupar menores espaços de terra não é garantia de sustentabilidade

Pode ser que energias não renováveis, como a energia nuclear, utilizem menores espaços de terra e emitam menos dióxido de carbono, mas isso não significa que os danos de uma usina nuclear não atinjam o planeta Terra em diversos níveis. Esse tipo de energia não é considerado “limpo” justamente pelos riscos que traz. Na prática, temos o exemplo negativo do acidente nuclear em Fukushima, que trouxe danos persistentes para o planeta.

Urbanização crescente é insustentável, não é a solução

Apesar de o ecomodernismo afirmar que a urbanização intensiva é a solução por deixar mais áreas livres para outras espécies, o que ocorre é que os danos da urbanização não se limitam às cidades.

Os impactos ambientais de uma cidade não se restringem a ela: impactam o ambiente como um todo. Outro problema é que o isolamento da natureza proporciona consequências diretas à saúde humana, como pertubações psicológicas e psicossomáticas causadas pela poluição sonora e pela poluição visual. Além de problemas causados por doenças infecciosas oriundas da poluição dos mananciais (esgotos) por resíduos domésticos e industriais. E também as doenças crônicas causadas pela alimentação altamente industrializada.

Rejeitar todos esses contras ao ecomodernismo é ignorar que a sustentabilidade inclui o bem-estar como um todo, não apenas medidas de eficiência energética. Mas, de qualquer forma, há pontos importantes abordados, e a chave é diálogo e o aproveitamento do que há de melhor em cada corrente de pensamento na busca pelo equilíbrio ambiental.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais