Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Beber muita água e comer pimentas são alternativas naturais de remédio para enxaqueca e outros tipos de dor de cabeça

Quem sofre com enxaqueca e dor de cabeça sabe o quanto esses persistentes incômodos podem atrapalhar as tarefas do dia a dia e impactar a qualidade de vida. A única solução, muitas vezes, é tomar um remédio. Um remédio para enxaqueca com receita médica, no entanto, pode causar danos a longo prazo, de forma que uma boa opção é mudar alguns hábitos e usar produtos naturais como remédio para enxaqueca e outros tipos de dor de cabeça.

Uma pesquisa da Universidade de Edimburgo, na Escócia, indicou que o uso de drogas com paracetamol durante longo períodos, mesmo que apenas uma vez por dia, pode causar danos no fígado e no cérebro – outras pesquisas indicam que mulheres gestantes devem limitar o consumo de paracetamol por conta de possíveis efeitos que podem ser causados posteriormente em seus filhos. Por mais que o remédio para enxaqueca seja eficaz no combate às dores, mudar a rotina e inserir remédios caseiros no seu dia a dia pode tornar essas pílulas desnecessárias durante a crise.

Remédio para enxaqueca
Imagem de Nik Shuliahin on Unsplash

Remédio natural para enxaqueca

Apresentamos a seguir seis opções naturais que servem como remédio para enxaqueca. Porém, o autodiagnostico e a automedicação não substituem em hipótese alguma a opinião de um profissional da área médica. Além disso, a dor de cabeça pode ser um sinal de outras doenças mais graves, então fique atenta/o. Tipicamente, os sintomas da enxaqueca podem durar de quatro a 72 horas sem tratamento.

As informações contidas neste site contém embasamento científico. Contudo, somente o médico pode fazer o tratamento para crise de enxaqueca na persistência dos sintomas.

Alimentos ricos em magnésio

Espinafre, amêndoas, acelga e chocolate amargo são ricos em magnésio. Pesquisas apontam que a deficiência de magnésio pode contribuir para alguns casos de enxaqueca, por ser essencial nos processos intracelulares. Se você toma muito café ou ingere muito açúcar, seu corpo pode precisar mais de magnésio do que o normal.

alimentos-que-melhoram-o-humor
Conheça alimentos que melhoram o humor

Água

A ingestão do líquido vital é sempre aconselhada e faz muito bem para a saúde, sendo um ótimo remédio para enxaqueca. A dor de cabeça pode até ser resultado da ausência de água, que pode trazer esse e outros malefícios ao corpo, como dor nas articulações (a água serve como lubrificante para elas).

Caso esteja com dor de cabeça, faça um teste: beba um copo de água e espere vinte minutos. Se a dor passar, era desidratação. Se você se esquece de tomar água durante o dia, existem aplicativos que ajudam o usuário a se hidratar, mas se aplicativos não são sua praia, que tal um copo inteligente que te ajuda a se hidratar corretamente?

Pimentas

Elas possuem um ingrediente ativo chamado capsicina, responsável pelo ardor da pimenta e por outros benefícios à saúde, como a melhora da circulação sanguínea e até o emagrecimento. Além desses benefícios, as pimentas também auxiliam no alívio da enxaqueca e de outros tipos de dor de cabeça quando usadas para automedicação. Quando aplicada localmente, pode entorpecer os nervos, provendo alívio para dor, especialmente para aqueles com artrite. Quando ingerida regularmente, serve não apenas para o alívio de dor, mas também atua como um agente anti-inflamatório e mantém os níveis de açúcar estáveis.

Especiarias
Especiarias podem te ajudar na tarefa de perder peso

Gengibre

Rico em potássio e magnésio (lembra do magnésio de alguns itens atrás?), o gengibre também auxilia no estímulo da circulação sanguínea, facilitando o fluxo de sangue para o cérebro e aliviando a enxaqueca. Sua ingestão frequente ajuda a prevenir sintomas de enxaqueca a longo prazo. Ingerir em grandes quantidades não é recomendável para gestantes.

O gengibre pode ser consumido regularmente em diversas formas: ralado, em pó, chá e até em bala. Caso nenhuma das opções pareçam apetitosas para você, tente combiná-lo com outros chás e sucos.

Fazer seu próprio chá de gengibre em casa é muito fácil. Para 500 ml de água, rale 25 g de gengibre fresco. Ferva a bebida por 15 minutos, coe e deixe esfriar antes de beber.

Óleo essencial de hortelã-pimenta

Para dores de cabeça, óleo essencial de hortelã-pimenta pode fazer maravilhas. Muitas dores de cabeça são causadas por tensão e o óleo de hortelã se mostrou efetivo na indução de relaxamento muscular, agindo como remédio caseiro para a dor localizada.

Açafrão-da-terra

Outro agente anti-inflamatório poderoso, o açafrão-da-terra (ou cúrcuma) pode ajudar a prevenir a dor da inflamação antes mesmo de começar. No geral, o açafrão-da-terra é um antioxidante poderoso e um anti-inflamatório que pode trazer benefícios contra o câncer. Também está presente no curry, portanto, invista em deliciosas receitas indianas com criatividade.

Lembrando que o paracetamol costuma fazer mal em grandes quantidades ou se ingerido por longos períodos. Outro analgésico comumente utilizado como remédio para enxaqueca, a dipirona, por sua vez, pode causar queda de pressão como efeito colateral – especialmente em pessoas mais sensíveis ou que já sofrem de pressão baixa. Portanto, ambos devem ser usados com moderação.

Se persistirem os sintomas, consulte sua médica ou médico.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais