Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Confira dicas para refrescar sua casa de modo barato e sustentável

Saber como refrescar o ambiente de casa é uma ótima forma de evitar alguns incômodos, como a alergia ao calor. Às vezes o calor chega sem piedade e não nos resta alternativa, procuramos freneticamente por diferentes maneiras para combatê-lo. Infelizmente, esses modos em geral incluem um uso excessivo de água e de energia, o que prejudica o meio ambiente, como dito na matéria “Você sabe o que é pegada hídrica? Tem a ver com o consumo direto e indireto da água“.

O calor incomoda a todos. Então vale a pena do ambiente doméstico, para que fique mais agradável. A seguir, apresentamos um conjunto de dicas de como refrescar o ambiente de casa para deixá-la mais fresquinha durante dias quentes sem fazer mal para o meio ambiente ou para o seu bolso. Confira abaixo:

Invista em cores claras e tecidos mais finos

Cores escuras e tecidos grossos no verão podem causar um certo desconforto por reter calor. Portanto, se possível, substitua tapetes peludos e de cores escuras ou fortes por peças de fios curtos e de tom pastel. Elimine cores escuras das paredes, dando preferência também a tonalidades claras e pastéis. Se você tem um sofá com tecido pesado, como o veludo e a camurça, tente cobri-lo com capas de panos leves, como algodão e linho – o mesmo se aplica a almofadas. Deixe de lado as mantas de sofá durante os dias mais quentes.

Essas pequenas medidas podem melhorar muito a qualidade e o conforto em casa, sem aumentar o consumo de energia ou de água. E, quem sabe, ajudar a amenizar os sintomas de quem possui alergia a calor.

Prefira lâmpadas frias

Imagem editada e redimensionada de Taofeek Obafemi-Babatunde, está disponível no Unsplash
luz azul
Luz azul: o que é e como se proteger

Pode parecer que não, mas utilizar uma lâmpada errada pode aumentar o calor em casa. Se você ainda tiver uma lâmpada incandescente (quente), agora é uma boa hora para substituí-la por uma fluorescente (branca), que é mais econômica e esquenta menos. Caso queria se tornar ainda mais sustentável, troque por uma lâmpada LED, que é fria, econômica e reciclável.

Ajuste sua mobília e espaço

A melhor solução é sempre aquela que é eficaz e não exige nada do seu bolso. Além de tudo isso, essa dica é simples: mudar seus móveis de lugar. O excesso de objetos faz com que os espaços fiquem mais abafados. Portanto, em dias quentes, tire cobertores, tapetes, almofadas, abajures, bichinhos de pelúcia, artigos de madeira e procure espalhar mais espelhos e vasos pela casa.

arquitetura sustentavel
Tudo o que você precisa saber sobre arquitetura sustentável

Tenha plantas e fontes

Imagem editada e redimensionada de Sarah Dorweiler, está disponível no Unsplash

Coloque suas luvas e chapéu de jardinagem e mão na massa – ou na terra, como é o caso. Plantas são ótimas para a umidade de um ambiente e ajudam a abaixar altas temperaturas. Porém, cuidado! Não utilize plantas muito grandes em lugares pequenos, isso tornará o lugar mais abafado. Mas, se forem de um tamanho adequado, ter plantas dentro de casa mantêm o ambiente úmido e ajuda a diminuir a temperatura interna. Leia mais sobre quais são as melhores plantas para cada cômodo da casa.

Outra dica é colocar fontes de feng-shui pela casa. Elas ajudam a deixar a casa mais úmida e gostosa nos dias mais quentes. Se você não gosta tanto de fontes, a dica também funciona com outros artigos de decoração que incluam água, até mesmo vasos de plantas aquáticas, se você é daqueles que gostam de peixinhos e não quer vê-los confinados (mas cuidado com a proliferação de mosquitos).

Deixe cortinas ou persianas fechadas

Imagem de StockSnap por Pixabay

As cortinas ou persianas ajudam a evitar o aquecimento excessivo em casa, bloqueando a entrada direta da luz solar. Se você estiver fazendo reformas em casa, seria bacana instalar um filme fumê (conhecido como insulfilm) nas janelas em que entra mais luz solar, já que a película rejeita 79% do calor trazido pelos raios solares. Você pode ser ainda mais radical e, se você já estiver com as paredes cheias de buracos, poderia ser interessante instalar suas janelas viradas para o leste, para que os raios só entrem durante a manhã.

Mantenha o ar fresco da noite por um tempo maior

Assim que o sol se pôr na sua casa, mantenha todas as portas e janelas abertas (caso seja seguro) e deixe o ar correr pelos cômodos. Antes que o dia amanheça, feche-as novamente. Durante a noite, o ar costuma ser menos abafado em comparação ao do dia. O ideal é tentar manter esse frescor por mais tempo. Assim você evita o calor, o que pode contribuir para o alívio dos sintomas da alergia a calor. Mas é preciso ficar atento com a entrada de insetos e, se for o caso, saiba como acabar com mosquitos de maneira natural.

Regule seu ventilador de teto

Seu ventilador de teto pode ser ajustado de acordo com a estação. Aposto que você não sabia dessa, hein? Ajuste-o para que as hélices girem no sentido anti-horário. Ao fazer isso no verão, período do ano em que há mais calor e alta sensação térmica, você deixará seu ventilador numa velocidade mais alta, o fluxo de ar produzido irá criar uma brisa refrescante para você e seus convidados.

Umedeça o ar

Se as plantas e fontes não são a sua praia, existem outras opções para umidificar o ar em casa e refrescar o ambiente sem gastar muita energia com umidificadores ou climatizadores. Coloque recipientes cheios de água fresca em cada ambiente da casa (pode ser embaixo da cama ou do sofá), lembrando que é importante ficar de olho nos focos de dengue (adicione algumas gostas de óleo essencial de tomilho par aromatizar e combater as larvas do mosquito Aedes aegypti, caso ele apareça).

Entenda melhor esse tema na matéria: “Óleo essencial de tomilho e amido de milho combatem larvas do mosquito Aedes aegypti“. Se você tiver crianças pequenas na casa e não quer um acidente, espalhe toalhas de banho úmidas pela casa.

tomilho
Tomilho: saiba como usar e aproveite seus benefícios

Condicione o ar

Aparelhos de ar-condicionado são caros por si só, sem contar a conta de energia que segue o uso deles. Mas não tema, existem outras soluções. Condicione o ar você próprio! Isso mesmo, para condicionar o ar é só colocar uma garrafa d’água congelada em frente a um ventilador ligado. Isso vai ajudar a circular o ar frio pelo ambiente sem precisar de um aparelho de ar-condicionado. Além de ser conveniente para o seu bolso, isso faz bem para o meio ambiente também.

Tenha uma alimentação refrescante

É importante se hidratar, principalmente no verão. A água ajuda a regular a temperatura do corpo. Além de beber (muita!) água, é bom evitar ingerir bebidas alcoólicas e cafeína, já que são bebidas diuréticas que podem facilitar a desidratação. Faça refeições leves com grandes porções de frutas e verduras da estação (procure produtos locais e vire um locávoro!).

Evite ingerir proteínas, pois elas aceleram o metabolismo, o que consequentemente aumenta a temperatura do corpo. Sinais como dores de cabeça, confusão, tontura e vômitos podem ser sintomas de desidratação. Mas lembre-se: refrescar o ambiente de casa é um passo importante para evitar esses incômodos.

Imagem de StockSnap por Pixabay

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais