Benefícios do gengibre e seu chá

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O gengibre ajuda a amenizar de enjoo a resfriado. Saiba como ele pode te dar uma mãozinha

gengibre

Há mais de dois mil anos, os chineses já conheciam os benefícios do gengibre. Eles o usavam para tratar náuseas, dores de estômago e diarreia. Hoje, sabemos que essa raiz também é benéfica no combate a muitos outros males.

Um estudo descobriu que suplementos de gengibre, tomados em conjunto com medicamentos que inibem vômito, reduziram a náusea decorrente da quimioterapia em 40% nos pacientes estudados. Pesquisas também mostraram que ele pode minimizar dores musculares, eliminar inflamação, ajudar nas dores menstruais e com a enxaqueca.

Outros benefícios do gengibre para a saúde:

Ajuda a prevenir a enxaqueca

Rico em potássio (415 mg) e magnésio (43 mg), nutrientes que estimulam a melhor circulação sanguínea, o gengibre facilita o bombeamento do sangue para o cérebro. Isso ajuda a prevenir dores de cabeça e sintomas de enxaqueca a longo prazo.

Alivia o enjoo

O gengibre é um remédio natural comumente usado para tratar enjoo. O modo como funciona ainda não é totalmente compreendido. No entanto, especialistas do tema acreditam que os compostos do gengibre podem funcionar de maneira semelhante aos remédios para enjoo convencionais. Um estudo publicado pela plataforma PubMed mostrou que ele pode ser efetivo para tratar enjoo na gravidez (apesar de não ter sido comprovada sua segurança nesse caso). Outro estudo publicado pela mesma plataforma mostrou que o gengibre pode ser um remédio caseiro para enjoo em pessoas que passam por processo de quimioterapia.

Um outro estudo que analisou um compilado de estudos sobre a efetividade e segurança do uso de gengibre como remédio caseiro para enjoo na gravidez concluiu que o consumo de gengibre pode ser uma maneira eficaz de reduzir o enjoo durante os primeiros meses de gravidez. No entanto, permanece a incerteza quanto à dose máxima segura, a duração apropriada do tratamento, as consequências da super dosagem e possíveis interações medicamentosas e herbáceas.

Alguns estudos até relatam que o gengibre é tão eficaz quanto alguns remédios prescritos, com menos efeitos colaterais negativos. Não há consenso sobre a dosagem mais eficaz, mas a maioria dos estudos acima forneceu aos participantes 0,5 a 1,5 gramas de gengibre seco por dia.

O uso de gengibre é seguro para a maioria das pessoas. No entanto, você pode precisar limitar sua ingestão de gengibre se estiver propenso a ter baixa pressão arterial ou hipoglicemia, ou se estiver tomando anticoagulantes.

Embora haja poucos estudos sobre o gengibre, os realizados em gestantes saudáveis ​​relataram um baixo risco de efeitos colaterais. Assim, a maioria dos especialistas considera o gengibre como um remédio seguro e eficaz para o tratamento do enjoo na gravidez (confira os estudos aqui: 1, 2, 3, 4).

Reduz complicações devido a diabetes

Estudos mostram que o gengibre pode reduzir os níveis de proteína na urina e reverter a proteinúria, que é a perda excessiva de proteína por meio da urina, cuja causa mais comum é a diabetes. A raiz também pode proteger os nervos em diabéticos e baixar os níveis de gordura no sangue.

"O gengibre pode ajudar a aumentar a circulação, afinar o sangue e baixar a pressão arterial e o colesterol”, disse Laurie Steelsmith ao site Mother Nature Network, médica licenciada em medicina natural e autora do livro “Natural Choices for Women's Health" ("Escolhas Naturais para a Saúde das Mulheres” - em tradução livre).

Ameniza as dores da artrite

Um estudo controlado por placebo, em dupla ocultação, publicado no periódico Osteoarthritis Cartilage, concluiu que pacientes com artrite dolorosa no joelho que receberam gengibre apresentaram menos dor e perda de movimento do que aqueles que receberam o placebo.

Combate os sintomas de gripe e resfriado

Médicos chineses normalmente prescrevem gengibre para tratar os sintomas de gripes e resfriados. A raiz age como um anti-histamínico e descongestionante, combatendo os sintomas. O gengibre serve também para dores de garganta, veja mais na matéria Aprenda a fazer "remédios caseiros" para aliviar inflamação da garganta.

Uma dose de chá de gengibre

Muitas pessoas tomam o chá do gengibre para emagrecer, por suas propriedades termogênicas, para curar resfriados e até para melhorar a circulação sanguínea. Para fazer o chá, retire a casca de um pedaço de cerca de cinco centímetros e fatie. Ferva os pedaços fatiados junto com cerca de dois copos de água por 10 minutos. Coe e adicione mel e um pouco de limão espremido. Você pode comer as fatias de gengibre depois de beber o chá. Além do gengibre, conheça outros 20 alimentos que também ajudam a emagrecer com saúde.

Chá de gengibre

Além dos benefícios para a saúde, o gengibre junto com maça pode se tornar um ótimo aromatizante natural para a casa, aprenda a fazer esse e outros tipos de aromatizantes naturais na matéria "Faça você mesmo: aromatizadores naturais".

Cápsulas de gengibre ou mesmo sua versão em pó, que também pode ser utilizada como tempero na preparação de alimentos, já são facilmente encontráveis nos mercados comuns. Consulte seu médico caso queira optar pelo consumo da raiz em cápsulas, principalmente se já faz uso constante de outros medicamentos, pois essa é uma versão mais concentrada do que o consumo in natura.


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