Pule o carnaval de um jeito sustentável

eCycle

O Carnaval está começando. Não se esqueça do meio ambiente!

Confetes e Serpentinas

Milhares de foliões começam a sair às ruas para curtir o Carnaval. Mas não é porque estamos em clima de folia que vamos deixar a sustentabilidade de lado. Durante os dias de festa, pule um Carnaval sustentável! Confira algumas dicas:

Produza menos lixo

Para você ter uma ideia de como o Carnaval produz uma quantidade de lixo muito além do usual, só na cidade de Salvador são recolhidas em média 1,5 mil toneladas a mais de lixo durante os dias das festas de Carnaval. Além de piorar a situação dos aterros sanitários, isso gera um alto custo extra de coleta para as prefeituras, pago com recursos públicos que poderiam ser investidos, por exemplo, para maior segurança no próximo Carnaval. Dê preferência para o consumo de materiais de fácil reciclagem, como latas de alumínio em vez de garrafas de vidro, por exemplo. Os catadores agradecem!

Jogue o lixo no lixo

No Carnaval, o lixo acumulado nas ruas entope os bueiros e aumenta o risco de enchentes. Nas estradas, os detritos jogados nos acostamentos agridem e colocam em risco o meio ambiente e os animais. Portanto, no Carnaval, mais do que nunca, jogue o lixo exclusivamente no lixo.

Leve seu copo

Se você gosta de comprar drinks ou doses de bebida durante as festas de rua ou já está planejando comprar garrafas para dividir com o pessoal e economizar, leve também uma caneca ou copo reutilizável. Pode ser aquela caneca de faculdade que já tem até com um cordão para facilitar o transporte ou um copo dobrável que ocupa pouco espaço na hora de voltar para casa. Assim você economizam os copos de plástico dos vendedores ambulantes e produzem menos lixo.

Gaste menos combustível

Prefira transportes com menor consumo de combustível fóssil, o principal responsável pelo aquecimento global. Entre o avião e o carro, prefira o carro. Entre o carro e o ônibus, fique com o último. E aproveite os dias livres para andar de bicicleta e a pé.

Na hora de ir para os circuitos da folia, experimente ir de ônibus ou de carona. Além de ser mais sustentável, você não precisa se preocupar com estacionamento nem com a segurança do veículo - e ainda pode tomar a sua cervejinha sem medo do bafômetro.

Use glitter ecológico

Sim, é possível fazer um glitter ecológico em casa! No Carnaval sustentável, você não precisa poluir o meio ambiente com microplásticos para brilhar. Nessa matéria, ensinamos as técnicas: Glitter ecológico: receitas caseiras para brilhar naturalmente.

Faça confete sustentável

Assim como o glitter, também o confete pode ser substituído por uma versão sustentável, usando papéis velhos ou folhas secas. Saiba mais: Faça confete sustentável no Carnaval.

Cuide-se!

Também é importante lembrar de ser sustentável consigo mesmo! Por isso, nesse Carnaval, cuide-se. Tome bastante água, use protetor solar, coma frutas e alimentos saudáveis para evitar a desidratação, use preservativos e preste atenção nas coisas que você come ou bebe. Se não tiver jeito e você acabar exagerando, é possível curar a ressaca de modo natural. Saiba como curar ressaca!

E divirta-se!


Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail