Como reciclar copos de plástico

eCycle

O copo descartável, geralmente feito de plástico, leva centenas de anos para desaparecer na natureza

Copos de plástico são funcionais, melhor ainda quando reutilizáveis, algo que nem sempre é possível e os copos descartáveis muitas vezes surgem como solução. A boa notícia é que eles são recicláveis, por isso não deixe de descartá-los de forma consciente. O Portal eCycle te ajuda: consulte nossa busca por postos de descarte.

O grande problema, no caso do copo descartável, é que a sua praticidade causa uma enorme quantidade de resíduos que não raro são descartados de modo incorreto. Além disso, a reciclagem de copos de plástico descartáveis é pouco viável economicamente, já que eles são leves e em geral descartados sujos, o que faz com que sua higienização para a reciclagem encareça o processo (além de gastar muita água).

Sendo o principal ícone da indústria de descartáveis, o copinho está presente em muitos estabelecimentos comerciais e eventos, que vão de festas infantis e encontros familiares a baladas e eventos de grande porte. Com isso, o copo descartável se tornou um dos principais poluentes do meio ambiente no contexto atual.

Acúmulo na natureza

Dados do setor mostram que o problema é bastante complexo. Estamos falando de uma produção estimada em 96 mil de toneladas de copos de plástico todos os anos, que envolvem aproximadamente 10 mil empregos diretos.

Na prática, a reciclagem é economicamente pouco viável. Primeiro porque os compostos químicos usados como matéria-prima para a produção de copos de plástico descartáveis, como o poliestireno, são extremamente baratos. Segundo pelo baixo preço pago às cooperativas pelo quilo de material reciclável, que vale, em média R$ 0,20. Um copo de plástico de 200 ml pesa aproximadamente 2 gramas, sendo assim necessário juntar 500 copos para a reciclagem de um quilo desse material, uma quantidade muito alta. Além disso, se não compactado, esse material pode ocupar uma grande área, trazendo prejuízos em seu armazenamento.

Outra dificuldade é que quase sempre os copos de plástico são descartados sujos ou melados, afinal são descartados logo após seu uso, e não é permitido que esses materiais contaminados sejam reciclados, pois podem trazer riscos para o processo de reciclagem e para a saúde. Lavar eles antes do seu descarte também não é uma solução sustentável, já que além do gasto de água necessário para a lavagem os copos ainda perderiam sua principal vantagem de praticidade. Isso sem contar a utilização de detergente, que possui um impacto significativo no meio ambiente

Pesquisas apontam que esse tipo de produto leva centenas de anos para se decompor naturalmente. Mas o que acontece quando os copos de plástico chegam à natureza? A primeira opção é ficar no solo em processo de decomposição, que pode durar em torno de 200 anos.

Outro destino comum para esse resíduo é o oceano. Atualmente, a quantidade de plástico em algumas regiões é tão grande que especialistas chegam a afirmar que esse tipo de material já faz parte da composição da água.

O plástico, ao chegar ao oceano, passar por um processo em que pequenos pedaços, conhecidos como microplásticos, se desprendem e são engolidos por pequenos seres marinhos, que acabam morrendo. O microplástico também tem a capacidade de absorver compostos químicos tóxicos, tornando-os ainda mais perigos - saiba mais sobre os problemas causados pelo plástico nos oceanos.

Copo com café

Opções

Devido a grande dificuldade de reciclar os copos de plástico e o baixo interesse econômico dessa prática, a ideia da reciclagem dos copos plásticos fica muito inviável na realidade atual. Assim, o ideal é reduzir ao máximo o consumo de copos descartáveis. Sempre que possível, prefira copos ou xícaras que possam ser reutilizadas. Garrafas reutilizáveis, como as de alumínio ou aço inox, também são boas alternativas.

Os copos de plástico tem como base o petróleo, que é uma fonte não renovável, assim a utilização de outras opções são mais favoráveis ao meio ambiente. No trabalho ou na escola, tenha uma garrafa ou caneca na sua mesa para tomar seu café ou água e incentive seus colegas a fazerem o mesmo. Se for fazer uma festa na sua casa, por que não usar copos de vidro, ou até mesmo de plástico, mas que possam ser reutilizáveis?

Outra opção são os copos biodegradáveis. O produto pode ser feito a partir de materiais naturais e petróleo, mas por se biodegradarem, têm potencial de causar menos impacto ambiental. Exemplos nesse sentido são o plástico de amido de milho ou batata e o PLA (ácido poliláctico), derivado da fermentação do açúcar. De acordo com os fabricantes, o produto desaparece da natureza dentro do período de três meses.

Para ingerir os seus dois litros diários de água, sempre tão recomendados pelos médicos, você precisaria de 16 copinhos de 125 mililitros todos os dias. Em um ano, o número de copos usados uma única vez seria de, aproximadamente, seis mil copos de plástico, uma quantidade muito grande para algo que pode ser facilmente eliminado com uma simples mudança de hábito.


Veja também:


 

Comentários  

 
+1 #1 2012-05-26 16:32
eu achei bem interessante e uma otima maneira de pensar em recilcar copos plasticos. Parabens!!
Citar
 
 
-1 #2 2012-06-07 15:02
Eu achei interessante
Citar
 
 
+1 #3 2012-08-06 15:46
Acho muito importante e urgente q todas as pessoas tenham a consciência de reduzir a produção de lixo, consumindo menos e reciclando-o.
Citar
 
 
0 #4 2012-08-06 15:49
Devemos todos ter a consciência de reduzir o consumo e produzir menos lixo; reaproveitá-lo ou reciclá-lo.
Citar
 
 
-1 #5 2012-09-26 00:41
importante
Citar
 
 
+6 #6 2013-05-29 02:38
Não há como juntar esses copinhos e agregá-los a algum tipo de cola, resina ou cimento e confeccionar placas para revestimento, por exemplo, ou prensá-los em formato de telhas ecológicas, talvez? Com a ganância e com a ignorância em geral, acho que tão cedo não nos livraremos desse e de outros tipos de lixo que 'sufocam' o planeta.
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail