A arqueóloga foi responsável pela coordenação das pesquisas que revelaram ao mundo a presença milenar do homem nas Américas
Por Redação CCom | O Piauí se despede de uma das personalidades que mais contribuíram para revelar ao mundo as riquezas do estado, especialmente no campo da arqueologia do Parque Nacional da Serra da Capivara, a arqueóloga Niède Guidon. A pesquisadora faleceu na madrugada da quarta-feira (4), aos 92 anos. Em reconhecimento à sua trajetória e legado, o Governo do Piauí decretou três dias de luto oficial.
Reconhecida internacionalmente, Niède dedicou mais de meio século à pesquisa e à proteção do Parque Nacional Serra da Capivara, transformando a região em referência mundial para a arqueologia e a preservação do patrimônio cultural.

Natural de Jaú (SP), Niède foi responsável pela coordenação das pesquisas que revelaram ao mundo a presença milenar do homem nas Américas. Sua trajetória foi marcada pela luta incansável pela preservação do parque, que tem sua riqueza histórica e natural reconhecida como Patrimônio Mundial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) em 1991.

Além de sua contribuição científica, Guidon teve papel fundamental na promoção do desenvolvimento sustentável da região. Como idealizadora e diretora da Fundação Museu do Homem Americano (Fumdham), ela implementou projetos de pesquisa, educação e turismo que transformaram a Serra da Capivara em um polo de conhecimento e geração de oportunidades para a população local.

O Governo do Piauí reconhece o legado inestimável deixado por Niède Guidon, que permanecerá vivo na memória dos piauienses e de todos que lutam pela valorização da ciência, da cultura e do meio ambiente. Sua trajetória inspira a continuidade dos esforços para a conservação da Serra da Capivara e para o fortalecimento da arqueologia brasileira.
Este texto foi originalmente publicado pelo portal do Governo do Estado do Piauí, de acordo com a licença CC BY-SA 4.0. Este artigo não necessariamente representa a opinião do Portal eCycle.