Para que serve a água oxigenada?

eCycle

Água oxigenada não pode ser usada na pele, mas existem outros 18 usos com segurança comprovada pela ciência

água oxigenada
Imagem editada e redimensionada de Jeshoots.com, está disponível no Unsplash

Água oxigenada é o nome comercial para a solução líquida do peróxido de hidrogênio, sob a fórmula química H2O2, dissolvida em água. É muito conhecida como antisséptico. Mas não é recomendada para uso em machucados ou cuidados com a pele, porque ela pode levar a complicações perigosas e retardar o tempo de cicatrização de feridas. Entretanto, existem outros usos saudáveis e reconhecidos pela ciência. Entenda:

Para que serve a água oxigenada

A água oxigenada difere da água apenas pela adição de uma molécula de oxigênio extra. Mas essa molécula extra a transforma em um poderoso oxidante. É a razão pela qual o peróxido de hidrogênio é um limpador versátil, e também a razão pela qual você precisa usá-lo com cautela em pessoas e animais de estimação.

Ela se decompõe de maneira rápida e fácil quando entra em contato com o ar ou a água, por isso é considerado mais segura para o meio ambiente do que os produtos químicos com cloro.

De acordo com o Centers for Disease Control (CDC), a água oxigenada mata leveduras, fungos, bactérias, vírus e esporos de fungos. Mas existem concentrações específicas necessárias para usá-la com segurança. Além de tempo determinado.

Na sua cozinha

Limpe sua máquina de lavar louça

Para eliminar mofo e bolor na máquina de lavar louça, pulverize a parte interior da máquina de lavar louça, onde a umidade pode ficar por mais tempos após a conclusão de um ciclo de lavagem - incluindo as borrachas laterais de vedação e fendas do suporte de louças.

Um estudo sobre as máquinas de lavar louça residenciais descobriu que 83% delas possui fungos e, 47%, leveduras da espécie E. dermatitidis, que pode ser prejudicial aos seres humanos. Esta última foi detectada principalmente na parte das vedações de borracha.

Se você quiser dar um dia de spa para sua máquina, use uma mistura de água oxigenada, bicarbonato de sódio e óleos essenciais.

Desinfeta sua tábua de corte

De acordo com a Ohio State University Extension, a limpeza de tábuas de corte com peróxido de hidrogênio não diluído em contato com a superfície durante dez minutos sob temperatura ambiente, é eficaz para matar as bactérias E. coli e Salmonella em superfícies duras, como tábuas e cortadores.

Esfregue sua pia

Muitos blogs de dicas caseiras de limpeza doméstica recomendam este truque para limpar a pia da cozinha: umedeça a superfície da pia e esfregue-a com bicarbonato de sódio borrifado em uma esponja. Quando esfregar toda a superfície, despeje água oxigenada da categoria 3% sobre a superfície e deixe durante dez minutos antes de enxaguar.

Lave os vegetais - e aumente sua vida útil

Jardineiros recomendam o uso de 1/4 de xícara de água oxigenada de volume 3% água para ajudar a remover as bactérias dos vegetais. Se você estiver lavando vegetais delicados, como alface, deixe de molho por 20 minutos e depois enxágue.

Cenouras, batatas e outros vegetais podem ficar 30 minutos antes de enxaguar e secar. Como as bactérias podem fazer com que os vegetais e as frutas fiquem marrons, acredita-se que o peróxido de hidrogênio os mantém frescos por mais tempo na geladeira.

Limpe as panelas

Se suas assadeiras, panelas e frigideiras estiverem com uma camada marrom de sujeira, borrife bicarbonato de sódio e água oxigenada volume 3%. Deixe de molho pelo período entre uma e três horas antes de enxaguar.

Livre-se dos germes da lata de lixo

Depois de lavar a lata de lixo com água e sabão, pulverize todo o recipiente com uma solução 1:1 de água oxigenada e água. Deixe a lixeira secar ao sol por várias horas.

No seu banheiro

Dê brilho a espelhos e superfícies de vidro

Pulverize uma solução de 1: 1 de água oxigenada e água nas superfícies de vidro e depois limpe com toalhas de papel ou um pano sem fiapos.

Faça uma limpeza pesada no banheiro

De acordo com o Centers for Disease Control and Prevention, a água oxigenada serve para se livrar de bactérias, leveduras, fungos, vírus e esporos, tornando-a uma boa opção para limpar seu banheiro.

Para isso, coloque 1/2 xícara de água oxigenada de volume 3% na privada e deixe por 20 minutos para obter todos os benefícios.

Mate o bolor

O bolor pode se acumular rapidamente em ambientes úmidos como o banheiro. Para matá-lo sem ter que respirar o "vapor" tóxico da água sanitária, pulverize água oxigenada com volume de 3% não diluída e deixe por 30 minutos. Em seguida, enxágue. A água oxigenada matará o bolor, mas você ainda precisará remover as manchas com um pano.

Branqueie porcelana velha

Use uma bucha vegetal embebida em água oxigenada de volume 3% e bicarbonato de sódio para esfregar objetos de porcelana amarelados. Você irá se surpreender com o resultado.

Limpe a banheira

Para a limpeza semanal de um chuveiro ou banheira de fibra de vidro, faça uma pasta de com 1 xícara de bicarbonato de sódio, 1/4 de xícara de vinagre branco e mais uma colher de sopa ou duas de água oxigenada. Quando as bolhas diminuírem, esfregue as superfícies com a mistura.

Na lavanderia

Remova manchas

Use a água oxigenada como uma maneira eficaz de remover manchas de sangue e de bebidas como suco de frutas e vinho. Tente esfregar o verso do tecido para começar.

Faça seu próprio alvejante combinando 1/2 xícara de bicarbonato de sódio e 1/2 xícara de água oxigenada. Inicie o ciclo, deixe a máquina de lavar encher e aplique a mistura nas roupas por algumas horas antes de terminar o ciclo para clarear e higienizar.

No Jardim

Brote sementes saudáveis

Numerosos estudos mostraram que a imersão de sementes em água oxigenada de volume entre 1 e 3% pode amolecer o revestimento das sementes e iniciar a germinação. Se você quiser aumentar as chances de obter um bom rendimento da planta, mergulhe as sementes na água oxigenada por 20 minutos antes do plantio. Mas isso não vale se for consumir o brotos jovens. Para essa segunda opção existe o broto fácil. Entenda o que é na matéria: "Kit Broto Fácil permite germinar sementes em casa com praticidade".

Trate plantas com infecções por fungos

Se os vegetais do seu jardim foram afetados por fungos, misture quatro colheres de chá de água oxigenada em um litro de água e pulverize a planta. Concentrações mais fortes podem queimar folhas delicadas; portanto, evite.

Para seus animais de estimação

A maioria dos veterinários não aconselha mais o uso de água oxigenada para limpar as feridas do seu animal, independentemente do tamanho da lesão.

Limpe a caixa de areia

Para eliminar odores e desinfetar a caixa de areia do seu gato, esvazie-a, lave o recipiente com sabão e água quente e depois pulverize cuidadosamente com água oxigenada. Deixe descansar por 15 minutos antes de enxaguar e secar.

Para a sua saúde

A Food and Drug Administration (FDA) classifica o peróxido de hidrogênio seguro para humanos em doses baixas. Mas a organização adverte que a aplicação de água oxigenada na pele pode causar irritação, queimação e formação de bolhas.

Em contato com os olhos, pode queimar a córnea. Inspirar a água oxigenada em concentrações mais altas também pode causar irritação nas vias aéreas, aperto no peito, rouquidão ou falta de ar. E engolir água oxigenada, especialmente em concentrações mais altas, pode causar vômitos, inflamação ou danos aos órgãos.

A ciência diz que não

Retire-a do seu kit de primeiros socorros

A água oxigenada já foi usada como antisséptico em machucados e lesões superficiais. Mas hoje em dia não é recomendada para este fim. Alguns estudos demonstraram que a água oxigenada pode ser prejudicial aos fibroblastos, células que o organismo necessita para promover a cura de feridas.

Não use para descolorir pelos

Os dermatologistas podem usar a água oxigenada para tratar algumas doenças da pele, mas não é considerada uma maneira segura de aliviar a hiperpigmentação no uso doméstico. Os riscos superam quaisquer benefícios potenciais.

Não o use para tratar a acne

Sim, ele borbulha e mata bactérias, incluindo as bactérias que podem causar acne. Mas um estudo mostrou que água oxigenda também pode levar à formação de cicatrizes, portanto, usá-la diretamente na acne não é uma boa ideia.

Em geral, não é uma boa ideia usar peróxido de hidrogênio em sua pele, desde clarear as unhas até suavizar calos nos calcanhares.

A ciência diz que sim

Use para higienizar sua escova de dentes

A American Dental Association diz que as escovas de dente podem ser expostas a coliformes fecais e outras bactérias no banheiro. Quantidades pequenas dessas bactérias geralmente não causam problemas de saúde, mas se você quer estar do lado seguro, mergulhe sua escova de dentes em água oxigenada.

Um estudo descobriu a água oxigenada reduziu a contagem bacteriana em 85%.

Use para esterilizar pincéis de maquiagem

Depois de lavar o excesso de maquiagem dos pincéis com um xampu suave, mergulhe as cerdas por 10 minutos em uma tigela de água com uma colher de chá de água oxigenada de volume 3%. Você também pode usá-la para limpar as almofadas do modelador de cílios. Mas enxágue bem qualquer resíduo para proteger seus olhos.

Considere deixar um profissional clarear seu cabelo

O peróxido de hidrogênio é geralmente considerado seguro em tintas capilares comerciais, embora uma pesquisa tenha mostrado que queimaduras químicas graves podem ocorrer, mesmo em um salão profissional.



Veja também:

 

Comentários 

 
+3 #1 2013-08-11 00:44
Inviável o uso em limpeza pelo custo muito alto se comparado ao álcool ou cloro.
Citar
 
 
-2 #2 2014-11-25 15:15
pode me dizer como faço para tirar marcas de ferro nas roupas
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail