Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

O novo sucesso da empresa suíça de eco moda Freitag é uma linha de roupas 100% biodegradável. As roupas podem ser descartadas em composteiras quando não puderem mais ser utilizadas, ao final da vida útil.

A matéria-prima das peças é composta por fibra de cânhamo,  modal (uma fibra feita de celulose) e linho – todas elas não demandam muita água durante o plantio. Além dos fios utilizados serem 100% biodegradáveis, os botões são produzidos a partir de castanhas e os itens metálicos das calças podem ser reutilizados.

A Freitag virou queridinha dos suíços com as descoladas bolsas de upcycle com lona de caminhão. A grife ficou famosa pelo design moderno, sustentável e durável. As bolsas são feitas com lona de caminhão, câmaras de ar e cintos de segurança reutilizados. No Brasil, a marca Recman também produz descoladas bolsas a partir do reaproveitamento de câmaras de pneu e cintos.

O projeto da Freitag, fundada pelos irmãos Markus e Daniel Freitag, de criar um vestuário biodegradável começou cinco anos atrás. A marca faz questão que todas as etapas de produção fiquem em um raio de 2,5 mil quilômetros da fábrica, em Zurique, para assim diminuir as emissões com transporte. Além disso, as roupas não são tóxicas. A industria têxtil padrão utiliza corantes artificiais ou tintas com metais pesados que podem causar irritações na pele ou até mesmo câncer. A marca, ao contrário, utiliza o minimo possível de produtos químicos desde o cultivo ao processamento do tecido, e corresponde à Classe I da Oeko-Tex Standard, uma certificação que aponta os níveis de toxicidade dos produtos. Ou seja, você pode até embrulhar um bebê no tecido sem ter que se preocupar.

Mas se engana quem pensa que por serem biodegradáveis as peças têm curta duração. A marca montou uma equipe de especialistas em tecidos para garantir a resistência e ao mesmo tempo o conforto das peças. Apesar das roupas se desintegrarem quando colocadas em uma composteira, elas têm grande duração, especialmente os jeans.

roupas 100% biodegradável

A compostagem é o processo no qual um conjunto de técnicas são aplicadas para estimular a decomposição de materiais orgânicos. As roupas da nova linha da Freitag são 100% biodegradáveis e por isso passíveis de serem descartadas em uma composteira. Ao fazer a reciclagem da roupa no final de vida útil, você diminui a quantidade de resíduos e tem uma postura mais ecológica diante da moda.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais