Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Esfoliante com açúcar renova a pele e diminui a oleosidade

Para hidratar e limpar a pele, muitas pessoas utilizam diversos tipos de esfoliantes – incluindo produtos que contêm microplásticos. O esfoliante é responsável por remover as células mortas da pele e as impurezas da camada externa. No entanto, deve-se ter cuidado porque a esfoliação em excesso pode acabar prejudicando o maior órgão do nosso corpo, já que o processo pode desgastar a pele, danificando-a ainda mais. Tudo isso sem contar o fato de que muitos dos esfoliantes vendidos em farmácias contêm produtos químicos sintéticos nocivos à saúde humana e ao meio ambiente. Por isso, é recomendável utilizar um esfoliante natural. Conheça uma receita de esfoliante com açúcar para o rosto e para o corpo.

Açúcar como esfoliante

O açúcar possui as propriedades necessárias para remover resíduos de gordura e estimular o sistema linfático, que é um componente do sistema imunológico. Além disso, esse esfoliante natural não possui químicos nocivos e pode ser feito em casa de maneira fácil e rápida. Outra vantagem dessa receita de esfoliante com açúcar é que ela pode ser customizada – basta utilizar a sua criatividade e preferências, de acordo com a área que você deseja esfoliar.

Mas atenção! Se você for fazer um esfoliante com açúcar para o rosto, os tipos recomendados de açúcar para uma esfoliação nessa área são o mascavo ou o açúcar de confeiteiro, que são bem mais suaves que os demais e não agridem a pele sensível do rosto. O açúcar refinado é áspero e por isso só deve ser usado para esfoliar áreas do corpo com a pele mais grossa. Já o açúcar cristal, que é muito áspero, não deve ser usado para fins estéticos. O ideal é consultar um profissional da saúde antes de qualquer esfoliação para saber qual o tipo de açúcar e a proporção ideal para sua pele, já que cada tipo de pele tem um comportamento próprio.

Como fazer esfoliante natural

Confira um passo a passo e aprenda a fazer um esfoliante com açúcar e óleo.

Ingredientes

  • Açúcar mascavo ou açúcar de confeiteiro;
  • Açúcar branco (de preferência orgânico);
  • Azeite de oliva;
  • Óleo de coco;
  • Óleo de amêndoa;
  • Óleo de cardamomo;
  • Canela;
  • Baunilha;
  • Dente de alho;
  • Óleo de vitamina E.
Esfoliação
Imagem de Park Street em Unsplash

Modo de preparo do esfoliante com açúcar

Para preparar o esfoliante com açúcar, é necessário saber que os ingredientes utilizados se dividem em três grupos. O primeiro grupo é composto por elementos esfoliantes (açúcar branco, açúcar mascavo ou açúcar de confeiteiro); o segundo corresponde aos itens que dão umidade à mistura e são umectantes para a pele (azeite de oliva, óleo de vitamina E e/ou óleo de coco); e o terceiro grupo serve para aromatizar e dar frescor ao esfoliante (canela, baunilha, óleo de cardamomo).

Para produzir o seu esfoliante com açúcar, insira os itens esfoliantes em uma tigela. Em seguida, adicione os produtos aromáticos e despeje lentamente os umidificadores. Misture bem e o seu esfoliante com açúcar estará pronto.

Os itens esfoliantes determinam a granulometria do produto, e sua quantidade deve ser colocada de acordo com a região em que será aplicado. Se for um esfoliante com açúcar para o rosto ou para as mãos, o produto deve possuir menos granulometria para não irritar a pele. Para isso, coloque menos colheres de açúcar e mais de ingredientes umectantes. Se você estiver fazendo um esfoliante com açúcar para o corpo, principalmente para regiões mais grossas como cotovelos, joelhos e pés, o produto deve ser mais consistente. Dessa forma, coloque mais itens esfoliantes na mistura para aumentar a granulometria do produto final. Você pode encontrar os ingredientes na Loja eCycle.

Aplicação do esfoliante

Após a mistura, lave o rosto com água fria e aplique o esfoliante com açúcar na região desejada, massageando-a em movimentos circulares e de forma suave, sem necessidade de muita força. Após realizar a massagem com o produto, deixe agir por alguns minutos e então remova-o com água morna e aplique um creme hidratante ou óleo vegetal para finalizar. É fundamental realizar uma boa hidratação após a esfoliação. Para não sensibilizar a pele, não faça essa esfoliação caseira mais que uma vez por semana.

Limpeza de pele caseira
Limpeza de pele caseira em cinco passos
Esfoliante caseiro
Esfoliante caseiro: seis receitas de como fazer

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais