O que são surfactantes? Conheça composição, usos, impactos e alternativas

Praticamente universais, os produtos de limpeza que contêm surfactantes sintéticos estão em todos os mercados e em nossas casas


Surfactantes ou tensoativos são substâncias utilizadas para limpeza em geral, pois conseguem “envolver” sujeira e retirá-la junto com a água, através de um processo chamado emulsificação.

Analisando melhor a química dessas substâncias, vemos que elas são constituídas por longas cadeias carbônicas (hidrofóbicas) com um grupo hidrofílico em uma de suas extremidades. Essa propriedade permite ao surfactante interagir tanto com substâncias polares (água) quanto com as apolares (sujeira).

Há vários tipos de substâncias tensoativas, uma delas é o sabão obtido através de um processo chamado saponificação. Este processo consiste na hidrólise básica de lípideos (óleos vegetais ou gorduras), mediante a adição de uma base forte (NaOH ou KOH). O sal resultante da reação é o sabão e é completamente degradado na natureza.

Outro modo de fabricação de tensoativos é a provinda do petróleo, matéria prima não renovável, e que pode ou não ser biodegradável. Porém, por lei no Brasil, todos os detergentes comercializados devem conter tensoativo biodegradável, desde 1982, de acordo com as exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Dentre os tipos de tensoativos encontrados, temos os catiônicos, aniônicos e os não-iônicos. Os surfactantes mais comuns são os aniônicos que apresentam sulfato na estrutura, como o lauril sulfato de sódio e lauril sulfato de amônio. O lauril sulfato de sódio é, provavelmente, o agente surfactante mais utilizado nas indústrias de cosméticos. É relativamente uma matéria-prima barata, produz bastante espuma e é um agente de limpeza eficiente.

Onde podem ser encontrados

Os tensoativos  podem ser encontrado em produtos de limpeza como detergentes e sabões em pó e em diversos cosméticos, como sais de banho, sabonetes, cremes para tratamento de acne, produtos esfoliantes, máscaras para cílios, tinturas de cabelo, sabonetes líquidos, condicionadores, produtos para limpeza facial, removedores de maquiagem, xampus de adultos e de crianças e em pastas de dente.

Efeitos na saúde e no ambiente

Os surfactantes são os principais constituintes de formulações de produtos de limpeza e higiene pessoal. Devido a esta extensa aplicação, diariamente são liberadas no ambiente consideráveis quantidades de surfactante, causando sérios problemas de poluição. Esses surfactantes são os causadores da espuma nos rios, afetam as propriedades físico-químicas e biológicas dos solos, e podem permanecer no meio ambiente durante um longo período. A Portaria MS 518/2004 fixa limites de potabilidade para surfactantes em 0,5 mg L.

Na saúde, os tensoativos, dependendo da concentração, podem desencadear reações alérgicas nos olhos e na pele, sendo que quanto maior a concentração do surfactante, maior será a chance de desenvolvimento de reações alérgicas. Rumores sobre a possibilidade de estes compostos serem carcinogênicos ainda não podem ser confirmados, devido à falta de comprovações científicas.

Segundo estudo, o lauril sulfato de sódio é capaz de modificar o funcionamento de proteínas e passar pelas membranas enzimáticas, provocando efeitos tóxicos em animais e também em humanos.

Alternativas

Ao adquirir novos produtos, opte por aqueles que contêm baixa concentração de surfactantes, principalmente os sintéticos como o lauril sulfato de sódio. Para saber se o ingrediente não é um dos principais componentes do produto, veja no rótulo se ele aparece nos últimos itens listados, pois se um determinado composto consta logo no começo da lista de ingredientes, significa que ele é um dos principais componentes do produto. Procure utilizar outras substâncias mais sustentáveis para limpeza, como o vinagre e o bicarbonato de sódio.

Experimente fazer o seu próprio sabão para limpeza doméstica (saiba como aqui) e experimente  também, fazer o seu próprio xampu com receitas caseiras (saiba mais aqui).


Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail