Conheça os tipos de plástico

Associe os tipos de plástico aos produtos do seu dia a dia


O plástico é um dos materiais mais presentes no nosso cotidiano. Ele é matéria-prima para a fabricação de escovas, brinquedos, bijuterias, peças do computador, utensílios de cozinha, entre outros. Seu emprego em diversos tipos de produto se deve a sua alta durabilidade, menor consumo de energia e maior facilidade de transporte e processamento.

Os plásticos são polímeros originados de uma fração do petróleo chamada nafta e também de fontes renováveis. Eles se subdividem de acordo com a composição de sua cadeia de moléculas. A seguir, veremos a diferenciação mais básica, que pode ser feita a partir da extensão e estrutura dos polímeros, e como identificar se esses materiais são próprios ou não para a reciclagem.

Como eu identifico o tipo de plástico do meu produto?

Para os consumidores saberem de qual tipo de plástico é feito o produto que estão adquirindo, há um padrão utilizado pelas fábricas. Você já deve ter reparado que existem números cercados por um triângulo com setas nos rótulos dos produtos plásticos que você adquire. Eles têm a função de alertar os consumidores sobre o descarte seletivo, além de orientar a separação devida de cada material.

No Brasil, a norma técnica dos plásticos (NBR 13.230:2008) foi concebida de acordo com critérios internacionais. A numeração separa os plásticos em seis diferentes tipos de materiais (PET, PEAD, PVC, PEBD, PP, PS), e ainda há uma sétima opção (outros), normalmente empregada para produtos plásticos fabricados com uma combinação de diversas resinas e materiais. Confira a figura abaixo:


Mas qual tipo de plástico é termoplástico ou termorrígido?

É exatamente isso que vamos explicar agora:

TERMOPLÁSTICOS  - São aqueles materiais que podem ser reciclados, pois não sofrem alterações na estrutura química durante o aquecimento.

TIPOPRODUTOSBENEFÍCIOS
PETFrascos e garrafas para uso alimentício/hospitalar, cosméticos, bandejas para microondas, filmes para áudio e vídeo, fibras têxteis, etc.Transparente, inquebrável, impermeável, leve.
PEADEmbalagens para detergentes e óleos automotivos, sacolas de supermercados, garrafeiras, tampas, tambores para tintas, potes, utilidades domésticas, etc.Inquebrável, resistente a baixas temperaturas, leve, impermeável, rígido e com resistência química.
PVCEmbalagens para água mineral, óleos comestíveis, maioneses, sucos. Perfis para janelas, tubulações de água e esgotos, mangueiras, embalagens para remédios, brinquedos, bolsas de sangue, material hospitalar, etc.Rígido, transparente, impermeável, resistente à temperatura e inquebrável.
PEBD/PELBDSacolas para supermecado e boutiques, filmes para embalar leite e outros alimentos, sacaria industrial, filmes para fraldas descartáveis, bolsa para soro medicinal, sacos de lixo, etc.Flexível, leve, transparente e impermeável.
PPFilmes para embalagens e alimentos, embalagens industriais, cordas, tubos para água quente, fios e cabos, frascos, caixas de bebidas, autopeças, fibras para tapetes e utilidades domésticas, potes, fraldas e seringas descartáveis, etc.Conserva o aroma, é inquebrável, transparente, brilhante, rígido e resistente a mudanças de temperatura.
PSPotes para iogurtes, sorvetes, doces, frascos, bandejas de supermercados, geladeiras (parte interna da porta), pratos, tampas, aparelhos de barbear descartáveis, brinquedos, etc.Impermeável, inquebrável, rígido, transparente, leve e brilhante.
OUTROSPlásticos especiais e de engenharia, CDs, eletrodomésticos, corpos de computadores.Flexibilidade, leveza, resistência à brasão, possibilidade de design diferenciado.

*Inclui uma variação do PP, o BOPP, plástico metalizado de difícil reciclagem, usual em embalagens de salgadinhos e biscoitos. Leia mais aqui.

TERMORRÍGIDOS -São aqueles que não são passíveis de reciclagem porque não fundem com o reaquecimento.

TIPOPRODUTOSBENEFÍCIOS
PUEspumas macias para colchões e estofados, espumas rígidas, solados de calçados, interruptores, peças industriais elétricas, peças para banheiro, pratos, travessas, cinzeiros, telefones, etc.Flexibilidade, leveza, resistência à abrasão, possibilidade de design diferenciado.


Na próxima reportagem da eCycle sobre plásticos, você ficará sabendo como ocorre a reciclagem desse tipo de material. Se você quer descartar corretamente seus materiais plásticos, consulte os postos mais próximos na seção Postos de Reciclagem.

Veja também:
-Prós e contras dos plásticos para o meio ambiente
-De onde vêm os plásticos?
-Afinal, o que é plástico verde?

Pesquisa: Silvia Oliani





 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail