Amianto: dos problemas ao descarte

Fibra do mineral é cancerígena. Conheça as polêmicas com relação ao assunto

Segundo a OMS, fibra do material é cancerígina

Se você tem uma telha de amianto que já está desgastada e quer saber como fazer o descarte correto, em primeiro lugar é preciso ter em mente que você está lidando com um material muito controverso e perigoso.

História

O amianto é uma fibra mineral que tem propriedades impressionantes: resistência a altas temperaturas, boa qualidade isolante, flexibilidade, durabilidade, incombustibilidade, resistência ao ataque de ácidos, entre outras. Além disso, os dois tipos do material - serpentinas (amianto branco) e anfibólios (amiantos marrom, azul e outros) – são matérias-primas de baixo custo, o que levou o amianto a ser considerado o “mineral mágico”, ampliando seu uso ao longo do século XX.

Problemas

Com o passar do tempo, o “mineral mágico” se transformou em “poeira assassina”. As constantes doenças causadas em trabalhadores da indústria de amianto, trabalhadores da construção civil, mineiros e mecânicos que lidam com freios foram estudados e se comprovou a periculosidade do material. O problema se dá na inalação do amianto. As fibras do pó estimulam mutações celulares dentro do organismo que originam tumores que podem causar câncer de pulmão, especialmente o mesotelioma. As partículas do amianto, quando inaladas, nunca mais se libertam do organismo. Um câncer de pulmão pode aparecer em um indivíduo 30 anos depois de ele ter inalado a poeira de asbestos, o que dificulta o diagnóstico preciso dos médicos.

Consumidor

Apesar de os problemas de saúde serem mais comuns na indústria, também é necessário ter cuidado com telhas e caixas d’água. Segundo a gerente do Programa Estadual do Amianto do Ministério do Trabalho em São Paulo, Fernanda Giannasi, há riscos de uma pessoa desenvolver complicações como o câncer, caso possua objetos fabricados com amianto em casa. “Existe o risco. O produto (caixa d’água ou telha) tem uma fina camada de externa de cimento, mas com o tempo ocorre o desgaste e ele vai liberando as fibras no ambiente. Na fase de instalação de uma telha, por exemplo, é comum que a telha seja perfurada. A poeira que se solta é altamente contaminante. Muita gente também passa a vassoura ou outros materiais abrasivos que acabam desgastando ainda mais os produtos e liberando o pó”, explica.

Apesar de diversos benefícios, o material apresenta muitos riscos à saúde

Outro lado

A indústria rebate as críticas e diz que tanto nas fábricas quanto em casa o amianto é seguro. Para o exemplo caseiro, no momento da instalação de caixas d’água e telhas de amianto, é possível que, com a perfuração de parafusos, uma poeira se solte no ambiente. O mesmo pode acontecer com o desgaste ou a falta de manutenção.

Para o Instituto Brasileiro de Crisotila, não há riscos de contração de tumores ou outras complicações de saúde com a possível aspiração das partículas. De acordo com os defensores do amianto, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), de São Paulo, realizou levantamento demonstrando que as fibras de amianto crisotila não se desprendem da principal matéria-prima que compõe o fibrocimento (o cimento). Portanto, mesmo sob severas condições de desgaste, as fibras não se soltam.

Descarte sem solução

A recomendação é de que o descarte de  amianto seja feito juntamente com resíduos tóxicos, em aterros especializados. Portanto, mesmo com todas as garantias dadas pela indústria, o amianto é um material perigoso e que não tem como ser reutilizado ou reciclado. Mesmo uma telha de amianto tendo uma durabilidade de aproximadamente 70 anos, esse tempo é mínimo se pensarmos em longo prazo. O meio ambiente não deve sofrer as consequências de um uso irresponsável que ocorre por 70 anos e ainda causa riscos permanentes aos humanos e animais. Fabricantes contatados pela eCycle não souberam precisar uma maneira correta de se descartar telhas e caixas d’água.

Com todas as constatações acima, a eCycle recomenda a escolha de telhas e caixas d’água que não utilizem amianto. Existem alternativas que recorrem a materiais provenientes de queima de combustíveis fósseis, mas mesmo assim, eles são recicláveis (no caso de plásticos). Sem contar que e petróleo gasto aqui pode ser economizado com combustíveis como álcool, na locomoção diária de veículos, por exemplo.

Deve ser descartado junto com outros materiais tóxicos em aterros especializados

Para descartar seus produtos com amianto, procure os postos aqui ou entre em contato com a prefeitura de sua cidade para fazer uma destinação correta.


Veja também:




 

Comentários  

 
-1 #1 2011-12-01 01:42
Gostaria de saber como posso fazer a retirada da caixa de agua de amianto que tenho em casa, sem colocar ninguém em risco. Há um pessoal que possa fazer isso, sem grandes danos? Como tirar a caixa de cima da casa? São 2 caixas de 1000 litros. Aguardo orientação. Obrigada Nanci
Citar
 
 
-2 #2 2011-12-06 04:10
Citando nanci:
Gostaria de saber como posso fazer a retirada da caixa de agua de amianto que tenho em casa, sem colocar ninguém em risco. Há um pessoal que possa fazer isso, sem grandes danos? Como tirar a caixa de cima da casa? São 2 caixas de 1000 litros. Aguardo orientação. Obrigada Nanci


Nanci,

O primeiro passo seria um contato com a Secretaria do Meio Ambiente de sua cidade. O telefone é 0800 11 3560. Converse com eles sobre como agir e se recomendam a convocação da Ecourbis, empresa que faz a coleta de lixo da Zona Sul da Cidade de São Paulo (telefone 08007727979), para solução do problema.

Alternativament e, entre em contato com a Essencis Caieiras Soluções Ambientais (tel 4442 7300) ou, no Tremembé, com a Sasa (tel 12-36724569). São empresas de aterros sanitários que possivelmente poderão lhe ajudar com o descarte deste material.

Por uma pegada mais leve,

Equipe eCycle
www.ecycle.com.br
Citar
 
 
-2 #3 2011-12-08 11:42
SERÁ QUE POSSO USAR UMA CAIXA DE AMIANTO PARA FAZER PLANTAÇÕES DE LEGUMES??
Citar
 
 
-1 #4 2011-12-12 17:42
Citando SEBASTIÃO FREIRE:
SERÁ QUE POSSO USAR UMA CAIXA DE AMIANTO PARA FAZER PLANTAÇÕES DE LEGUMES??

Citando SEBASTIÃO FREIRE:
SERÁ QUE POSSO USAR UMA CAIXA DE AMIANTO PARA FAZER PLANTAÇÕES DE LEGUMES??


Olá Sebastião,

Pode não ser uma boa idéia. Convidamos a dar uma olhada em uma outra matéria nossa sobre o tema:

http://www.ecycle.com.br/component/content/article/35-atitude/479-o-amianto-e-os-problemas-para-o-consumidor.html

Forte Abraço,

Por uma pegada mais leve,
Equipe eCycle
Citar
 
 
+3 #5 2014-04-06 13:00
Há vários sites, campanhas, informativos sobre os problemas que o material de amianto causa no geral mas o principal que eu e milhares de pessoas buscamos ninguem tem a capacidade de nos informar, "onde descartar telhas de amianto"! Ong´s , Governo, Ambientalistas, Especialistas só informam a nocividade de produto, sua proibição de descartar em qualquer lugar, e aí, quem pode nos ajudar?
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail