Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

A coleta seletiva em condomínios pode trazer benefícios para toda a sociedade. Veja qual é a melhor forma de implementar a coleta seletiva em condomínios

A coleta seletiva em condomínios se torna, a cada dia que passa, mais necessária, principalmente nas grandes cidades onde as estimativas mostram que a quantidade de resíduos deve aumentar. Para entender como implantar a reciclagem em condomínios confira os principais passos:

Reciclagem
Reciclagem: o que é e qual a importância?

Como implementar a reciclagem em condomínios

Conscientize os moradores e os funcionários

Definir quais materiais serão coletados e orientar os funcionários a não misturar os sacos de diferentes tipos de resíduos são as primeiras medidas. Entenda quais são os sacos de lixo para coleta seletiva adequados. Em seguida, os moradores e funcionários devem ser conscientizados da importância do descarte correto. Isso porque algumas pessoas têm pouco interesse ou nenhuma informação sobre a coleta seletiva em condomínios.

coleta-seletiva-em-casa
Como fazer coleta seletiva em casa

Durante todo o processo é importante manter os moradores informados sobre os passos que estão sendo realizados para implantar um projeto de coleta seletiva no condomínio, as mudanças que serão efetuadas, os resultados do projeto e sua manutenção.

Lixeiras para coleta seletiva
Lixeiras para coleta seletiva: modelos e características

Reserve um espaço adequado para a alocação dos resíduos

Antes de tudo, é necessário lembrar que só se pode implantar a coleta seletiva em condomínios caso haja espaço e condições adequadas. A coleta seletiva exige um espaço para a acomodação dos resíduos a serem reciclados. Por isso, para implementá-la, é preciso selecionar um espaço adequado para o armazenamento e fluxo de descartes dos condôminos.

Para alocar os resíduos, é necessário fazer um planejamento antecipado para definir quantos coletores serão colocados e quais serão os modelos. Além disso, é preciso realizar orçamentos para a compra ou pensar em realocar coletores que o condomínio já possui.

É necessário que o ambiente esteja sempre limpo e fechado para evitar o mau cheiro e a entrada de ratos, baratas, mosquitos e outros animais que possam contribuir para o surgimento de doenças. Uma solução usada por alguns prédios ou condomínios horizontais é o uso de contêineres de plástico, equipamento mais fácil de gerir.

A norma dos bombeiros proíbe a disposição de qualquer objeto na passagem das escadas. Desse modo, coletores no hall de serviço de cada andar são inadequados. O mais indicado para a adequada disposição da coleta seletiva em condomínios é colocar os contêineres próximos aos elevadores de serviço, ou realocá-los para o subsolo e nas proximidades da garagem.

Separação de lixo
Separação de lixo: como fazer corretamente
Coletor ecológico
Coletores ecológicos
Produzidos a partir de placas de tubo de pasta de dente
A partir de R$157,46
A melhor gestão do seu resíduo
Comprar

Evite acidentes

Um dos perigos de armazenamento de resíduos é o risco de papéis e plásticos pegarem fogo, pois são materiais de alta combustão e podem causar incêndios. Por conta disso, as seguradoras devem ser avisadas para que haja ressarcimento compatível com o acidente ocorrido. Se não houver o contato, a empresa seguradora pode alegar omissão por parte dos condomínios, gerando mais problemas para todos os envolvidos. Procure evitar esse tipo de acidente mantendo os contêineres armazenadores de papéis, papelão e plástico longe de fontes quentes.

Destine correta e periodicamente

Não adianta fazer a seleção dos resíduos para a reciclagem se eles não forem destinados correta e periodicamente. É preciso dispor de local adequado onde os resíduos serão efetivamente reciclados. Entenda melhor como fazer isso no tópico abaixo:

Separação de lixo
Separação de lixo: como fazer corretamente

Contrate uma empresa de reciclagem de confiança

Em muitas cidades do país, as prefeituras municipais, por meio de órgãos competentes, possuem serviço de coleta que atendem a prédios e casas dos moradores que selecionam resíduos para a reciclagem. Outra saída é levar os resíduos para os pontos de coleta seletiva, também conhecidos como Postos de Entrega Voluntária (PEVs). Entretanto, em algumas regiões, os condomínios não são atendidos por esse tipo de serviço.

Nesse caso, é preciso contatar empresas de confiança para que realizem a coleta de resíduos selecionados para a reciclagem. A relação custo/benefício acaba compensando, considerando o aumento da eficiência do processo, para além de outros benefícios.

coleta seletiva em condomínios
Coleta seletiva em condomínios: como implantar

Em São Paulo, uma empresa que atua no segmento de coleta seletiva em condomínios é o Instituto Muda. Desde 2007, eles realizam o diagnóstico e o projeto para adequar a infraestrutura necessária para acondicionamento dos recicláveis. A implantação inclui palestras e treinamentos, coleta dos materiais recicláveis, relatório mensal de resíduos, além de certificado de destinação correta.

instituto muda
Instituto Muda: empresa de coleta seletiva em condomínios

Se você se interessou pelo trabalho do Instituto Muda e deseja fazer a cotação para a gestão de seu condomínio, preencha o formulário abaixo e um representante entrará em contato com você:

Verifique o campo
Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais