Arquitetura árabe é inspiração para tecnologia que protege prédios de raios solares e reduz gasto com ar-condicionado

Os painéis têm a capacidade de amenizar a temperatura interna

Al Bahar Towers

Dois prédios comerciais de 145 metros de altura localizados na cidade de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, foram construídos de forma inovadora. Para reduzir o calor no ambiente, sem desrespeitar a lei que restringe o uso de aparelhos de ar condicionado, as Al Bahar Towers foram desenvolvidas com painéis protetores que amenizam a temperatura no interior dos edifícios. Além de utilitários, os painéis também foram desenhados com inspiração em elementos estéticos da arquitetura árabe.

Al Bahar Towers - Abu Dhabi
Al Bahar Towers - Abu Dhabi
Al Bahar Towers abu dhabi aedas architects

Os painéis foram criados por uma das cinco maiores empresas de arquitetura do mundo, a Aedas Architects, que se espelhou no mashrabiya(elemento arquitetônico árabe) para a composição. O mashrabiya é um elemento tradicional, que combina decoração com funcionalidade. Normalmente acoplados em janelas, ele funciona como um misto entre telas e venezianas, diminuindo a incidência de luz e projetando bonitos padrões no interior do ambiente.

mashrabiya

A temperatura média na cidade de Abu Dhabi é de aproximadamente 34,2°C, chegando a atingir os 40°C entre os meses de junho e agosto. Os protetores, controlados eletronicamente, são capazes de amenizar cerca de 50% do calor gerado pelo sol nos dois prédios. Os painéis triangulares podem se dobrar ou se esticar para reter ou permitir a passagem de luz solar.

Al Bahar Towers abu dhabi aedas architects
Al Bahar Towers abu dhabi aedas architects
Al Bahar Towers abu dhabi aedas architects
abu dhabi aedas architects
Confira um vídeo que mostra as torres em diversos ângulos.


Fonte: Arch Daily

Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail