Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Pesquisadores chineses desenvolveram um algodão que se limpa sozinho no sol

Mingce Long e Deyong Wu conseguiram criar um tecido que se limpa sozinho na presença de luz solar direta, removendo sujeira e manchas.

O tecido é coberto por um revestimento especial de dióxido de titânio, que quebra as partículas de sujeira quando expostas ao sol. O composto é comum em vários produtos do mercado. A novidade é a adição de prata, nitrogênio e iodo no revestimento de titânio, além da descoberta fundamental de que todos esses componentes podem fazer uma limpeza rápida e eficaz sob a luz solar.

Os testes feitos pela American Chemical Society mostram que duas horas de banho solar é o suficiente para remover manchas de um tecido tratado com a nova mistura.

As pesquisas também mostraram que o revestimento não se desgasta depois das lavagens e mantém seu funcionamento. Isso pode significar que talvez um dia as roupas não precisem mais de água e sabão para serem limpas, o que seria ótimo num país com tanto sol, como o Brasil.

Mas nada de aposentar a boa e velha fórmula de sabão e água! Ainda não há previsão para o produto ser lançado no mercado.

Fonte: Artboxflower


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais