Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Adolescente cria purificador de água movido à luz solar

Deepika Kurup, natural da cidade de Nashua, no estado americano de New Hampshire, nos EUA, queria “encontrar uma solução para a crise global da água” e, inspirada pela imagem de crianças indianas bebendo de uma poça de água parada, criou um sistema de purificação movido à luz solar. Com esse projeto, ganhou o prêmio de 25 mil dólares em uma competição. O mais impressionante, no entanto, é que Deepika Kurup tem apenas 14 anos.

Após meses de pesquisas e testes, a adolescente finalmente chegou a um modelo de purificador que consegue eliminar bactérias presentes na água suja através de um processo que expõe óxidos de titânio e zinco à luz do sol para gerar radicais de hidroxila (OH-) e superóxidos. Por sua vez, esses compostos oxidam substâncias orgânicas presentes na água. 

No período de oito horas, o equipamento consegue diminuir a quantidade de coliformes fecais de 8 mil para 50, e das bactérias E. coli, de mil para zero. Mas o principal diferencial do projeto é purificar água com luz solar, enquanto outros modelos utilizam produtos químicos, sistemas de filtragem caros ou energia elétrica e lâmpadas UV.

Após ser a vencedora do The Discovery Education 3M Young Scientist Challenge, Deepika pretende patentear a ideia e criar uma ONG para ajudar a divulgar seu purificador.


Veja também:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais