Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, o Ciclo de Seminários UrbanSus, promovido pelo Centro de Síntese USP Cidades Globais, sediado no Instituto de Estudos Avançados, em conjunto com a Faculdade de Saúde Pública e o Instituto de Biociências, da Universidade de São Paulo, tem o propósito de contribuir para  compreensão e propagação mais qualificada da temática da sustentabilidade entre academia, sociedade e setor público, como estímulo à construção de uma cultura da sustentabilidade, além de estimular a incorporação dos ODS pelos PPG em seus processos de ensino, pesquisa e extensão. Esta construção envolve fomento, formulação e implementação de políticas públicas de forma intersetorial e sistêmica na direção do desenvolvimento sustentável, levando em consideração as necessárias interrelações entre ambiente, sociedade e uma nova economia.

O II Encontro Acadêmico Impacto das Ciências Ambientais na Agenda 2030 se insere no Ciclo de Seminários UrbanSus e terá como objetivo discutir, refletir e dialogar sobre a atuação dos 141 Programas de Pós-Graduação da Área de Ciências Ambientais, a partir da formação de clusters temáticos agrupados pelas dimensões Social, Ambiental, Econômica e Institucional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, aproveitando as parcerias existentes e potenciais entre os programas, quanto ao processo de sua incorporação nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Em consonância com esforços desenvolvidos pela comunidade científica da CiAmb, este Encontro Acadêmico contribuirá ainda para mapear e qualificar o impacto social dos programas, trocando experiências e construindo redes de articulação, sendo parte dos esforços para promoção de uma ciência cidadã. Além dos ODS, outros critérios vão ser utilizados para formação dos clusters temáticos, como distribuição de programas consolidados, linhas de pesquisa e atuação, e região geográfica, criando uma sistemática própria desenvolvida participativamente junto aos programas.

O evento congrega espaços coletivos junto a coordenadores, professores, pesquisadores e estudantes de pós-graduação ligados às Ciências Ambientais, possibilitando o diálogo e estimulando conexões interinstitucionais, internacionais e interdisciplinares. Viabiliza o andamento do projeto editorial do livro “Impacto das Ciências Ambientais na Agenda 2030 – Volume 2”, também organizado pelo Comitê de Organização deste encontro acadêmico. Este livro corresponde aos anais do evento e configura-se como uma segunda obra síntese em linguagem de divulgação científica, voltado a um público de interesse mais amplo. A exemplo do evento realizado em 2020 (UrbanSus – Encontro Acadêmico: Impacto das Ciências Ambientais na Agenda 2030) que resultou no livro “Impacto das Ciências Ambientais na Agenda 2030

Além dessa publicação (i), serão produzidos: (ii) Documento síntese (Resumo executivo por cluster temático) dos Programas da Área de Ciências Ambientais junto à Conferência Nacional Brasil’ 2022; (iii) Relato crítico para divulgação científica; (iv) Dois artigos científicos, sendo um oriundo das discussões e reflexões propiciadas pelo evento e outro sobre o processo metodológico de construção de clusters temáticos.

Para que todos os Programas de Pós-Graduação em Ciências Ambientais tenham a oportunidade de acessar o conteúdo do evento, será realizada a transmissão online dos painéis e das apresentações dos clusters, com possibilidade de interação, bem como sua gravação e posterior distribuição a todos os coordenadores da área.

CONTRIBUIÇÕES ESPERADAS

A área de Ciências Ambientais (CACiAmb) é uma das 49 áreas da CAPES. Reúne atualmente 141 Programas de Pós-Graduação (PPGs), equivalentes a 184 cursos, sendo 101 mestrados acadêmicos e 34 profissionais e 47 doutorados acadêmicos e 2 profissionais, distribuídos por todas as 27 unidades federativas e, consequentemente, nas cinco regiões geográficas do Brasil. Na grande maioria das Unidades Federativas, estes programas também estão interiorizados, o que torna a Área um laboratório para experimentação de metodologias de avaliação de impacto dos Programas em distintas dimensões.

Em consonância com esforços desenvolvidos pela comunidade científica da CiAmb – como o Grupo de Trabalho (GT) Destaque Territorial, parceiro desta iniciativa – este Encontro Acadêmico se configurará como importante contribuição para a área da Ciamb, por meio do mapeamento e qualificação do impacto social dos PPG da área, além de propiciar a ampliação de redes de articulação e troca de experiências.

O evento busca propiciar espaço de construção e, se for o caso, consolidação de clusters temáticos. A partir das discussões desenvolvidas nos cluster temáticos – que relacionam os resultados das atividades de ensino, pesquisa e extensão dos PPGs em Ciências Ambientais com os ODS da ONU, está prevista, como mencionado, a elaboração de uma segunda obra síntese um livro em linguagem de divulgação científica voltado a um público de interesse mais amplo (a exemplo do evento de 2020, que resultou no livro: “Impacto das ciências ambientais na Agenda 2030”).

O evento tem relevância elevada para o Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG) por reunir pesquisadores com expressiva experiência no tema, valorizar a abordagem do tema em uma perspectiva aderente ao campo das ciências ambientais e apresentar um tema que compõe um dos muitos desafios para novas pesquisas e elaboração de políticas públicas.

Inscrições

Evento público. Público em geral: assistir pelo site www.iea.usp.br/aovivo

Organização

Centro de Síntese USP Cidades Globais

Faculdade de Saúde Pública/USP

Instituto de Biociências/USP

COMISSÃO ORGANIZADORA

NomeFunçãoInstituição e DepartamentoResponsabilidade no projeto (português)
Arlindo Philippi Jr.Coordenador GeralDepartamento de Saúde Ambiental FSP e IEA-USPCoordenação geral das atividades referentes ao encontro e seus desdobramentos
Carlos A. C. Sampaio Coordenador ExecutivoFURB e IEA-USPCoordenação executiva das atividades referentes ao encontro e seus desdobramentos
Maria do Carmo M. SobralCoordenadora AdjuntaUFPECoordenação adjunta das atividades referentes ao encontro e seus desdobramentos
Amanda Silveira CarboneColaboradorIEA-USPApoio logístico e de planejamento
Roberta Giraldi RomanoColaboradorFURBApoio logístico e de planejamento
Gérsica Moraes Nogueira da SilvaColaboradorIEA-USPApoio logístico e de planejamento
Sandra Dalila CorbariColaboradorFURGApoio logístico e de planejamento
Cláudia Terezinha KniessColaboradorUNIFESP e IEA-USPElaboração de clusters temáticos
José Carmino Gomes JuniorColaboradorUSJT e FURBElaboração de clusters temáticos
Maiara Gabrielle de Souza MeloColaboradorUFPE e IFPBElaboração de clusters temáticos
Valeska Cristina BarbosaColaboradorUFAMElaboração de clusters temáticos

Apoio

Pró-Reitoria de Pós Graduação/USP

Programação

08 de Junho
8h30-9h30AberturaMarcio de Castro Silva Filho (USP), Guilherme Ary Plonski (IEA-USP), Sérgio Avellar (DAV/CAPES), Jarcilene Silva de Almeida Cortez (UFPE/CAPES), Arlindo Philippi Jr. (FSP e IEA-USP) e Carlos A. C. Sampaio (FURB e IEA-USP)
9h30-10h00Apresentação 1º Cluster TemáticoJosé Luiz Franco (UNB) e Cristiane Gomes Barreto (UNB)Moderador: Arlindo Philippi Jr. (FSP e IEA-USP)Relatora: Gérsica Moraes Nogueira da Silva (IEA-USP)
10h00-10h30Apresentação 2º Cluster TemáticoPaulo Sinisgalli (USP), Lucimar Pinheiro Rosseto (UniEvangélica) e Adilson Pacheco de Souza (UFMT)Moderador: Arlindo Philippi Jr. (FSP e IEA-USP)Relatora: Gérsica Moraes Nogueira da Silva (IEA-USP)
10h30-11h00Apresentação 3º Cluster TemáticoVânia Galindo Massabni (ESALQ-USP), Renata Maria Caminha Carvalho (IFPE), George Emmanuel Cavalcanti de Miranda (UFPB)Moderador: Arlindo Philippi Jr. (FSP e IEA-USP)Relator: José Carmino Gomes Junior (USJT e FURB)
11h00-11h30Apresentação 4º Cluster TemáticoFausto Miziara (UFG) e Sónia Maria Carvalho Ribeiro (UFMG)Moderador: Arlindo Philippi Jr. (USP)Relator: José Carmino Gomes Junior (USJT e FURB)
11h30-12h001º Painel: Estudo Destaque TerritorialRodrigo Affonso de Albuquerque Nóbrega (UFMG)
12h00–12h10Encerramento Manhã
12h15–14h00Almoço
14h00-14h30Apresentação 5º Cluster TemáticoLaura de Simone Borma (INPE), Sergio Netto (Unisul), Marcelo Rollnic (UFPA)Moderadora: Maria do Carmo M. Sobral (UFPE)Relatora: Valeska Cristina Barbosa (UFAM e Unisul)
14h30-15h00Apresentação 6º Cluster TemáticoAna Paula Bortoletto (UNICAMP), Rafael Angelo Fortunato (UERJ), Aline Maria Meiguins de Lima (UFPA), Frederico Yuri Hanai (UFSCar)Moderadora: Maria do Carmo M. Sobral (UFPE)Relatora: Valeska Cristina Barbosa (UFAM e Unisul)
15h00-15h30Apresentação 7º Cluster TemáticoÁurea Regina Alves Ignácio (UNEMAT), Gilberto Gonçalves (UFPE)Moderadora: Maria do Carmo M. Sobral (UFPE))Relatora: Maiara Gabrielle de Souza Melo (UFPE e IFPB)
15h30-16h002º Painel: Estudo Construção de Redes Semânticas nos Programas da CiAmbWashington de Jesus Sant’Anna da Franca Rocha (UEFS)
16h00-16h30Apresentação 8º Cluster TemáticoFábio de Oliveira Matos (UFC), Wellington Kiffer de Freitas (UFF), Joel Dias da Silva (FURB)Moderadora: Maria do Carmo M. Sobral (UFPE)Relatora: Amanda Silveira Carbone (USP)
16h30-17h00Apresentação 9º Cluster TemáticoViviane Souza do Amaral (PRODEMA/UFRN), Cibele Soares Pontes (UFRN), João Carlos Nabout (UFG)Moderadora: Maria do Carmo M. Sobral (UFPE)Relatora: Maiara Gabrielle de Souza Melo (UFPE e IFPB)
17h00-17h30Espaço Cultural e Artístico, Lançamento de Livros e Encerramento TardeMaria do Carmo M. Sobral (UFPE)
09 de Junho
8h30-9h00Apresentação 10º Cluster TemáticoWanda Maria Risso Günther (USP), Harrysson Luiz da Silva (UFSC)Moderador: Carlos A. C. Sampaio (FURB e IEA-USP)Relatora: Cláudia Terezinha Kniess (UNIFESP; USJT; UNITAU e IEA-USP)
9h00-9h30Apresentação 11º Cluster TemáticoNeli Terezinha Galarce Machado (UNIVATES), Hamilton Afonso de Oliveira (UEG), Kellen Lagares Ferreira da Silva (UFT)Moderador: Carlos A. C. Sampaio (FURB e IEA-USP)Relatora: Roberta Giraldi Romano (FURB)
9h30-10h00Apresentação 12º Cluster TemáticoMarcus Polette (UNIVALI), Alba Regina Azevedo Arana (UNOESTE), Paulo Ricardo Schwingel (UNIVALI)Moderador: Carlos A. C. Sampaio (FURB e IEA-USP)Relator: Amanda Silveira Carbone (USP)
10h00-10h303º Painel: Estudo ODS/BrasilCarlos A. C. Sampaio (FURB e IEA-USP)
10h30-11h00Apresentação 13º Cluster TemáticoDaniela Müller de Quevedo (FEEVALE), Jefferson Nascimento de Oliveira (PROFÁGUA/UNESP-IS), Lúcia Coelho (UFABC)Moderador: Carlos A. C. Sampaio (FURB e IEA-USP)Relatora: Roberta Giraldi Romano (FURB)
11h00-11h30Apresentação 14º Cluster TemáticoAdmilson Írio Ribeiro (UNESP), Francisco Casimiro Filho (UFC), Mário Sérgio Michaliszyn (UP)Moderador: Carlos A. C. Sampaio (FURB e IEA-USP)Relatora: Cláudia Terezinha Kniess (UNIFESP; USJT; UNITAU e IEA-USP)
11h30-12h00Encerramento e DeliberaçõesMarcos Buckeridge (CS CG-USP), Arlindo Philippi Jr. (USP) e Carlos A. C. Sampaio (FURB e IEA-USP)
12h00-14h00Almoço
14h00-17h00Oficina de TrabalhoArlindo Philippi Jr. (FSP e IEA-USP), Carlos A. C. Sampaio (FURB e IEA-USP), Maria do Carmo M. Sobral (UFPE), Cláudia Terezinha Kniess (UNIFESP; USJT; UNITAU e IEA-USP), José Carmino Gomes Junior (USJT e FURB),  Maiara Gabrielle de Souza Melo (UFPE e IFPB) e Valeska Cristina Barbosa (UFAM e Unisul), Amanda Silveira Carbone (IEA-USP), Roberta Giraldi Romano (FURB), Gérsica Moraes Nogueira da Silva (IEA-USP), Sandra Dalila Corbari (FURG e IEA-USP), Valdir Fernandes (UTFPR), Rodrigo Affonso de Albuquerque Nóbrega (UFMG), Sónia Maria Carvalho Ribeiro (UFMG), Joselisa Maria Chaves (UEFS), Patrícia Bilotta (UNISUAM), Isabel Jurema Grimm (ISAE), Washington de Jesus Sant’Anna da Franca Rocha (UEFS).

*CT – Se refere aos clusters temáticos

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo]

Este texto foi originalmente publicado pelo Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo  de acordo com a licença Creative Commons CC-BY-NC-ND. Leia o original. Este artigo não necessariamente representa a opinião do Portal eCycle.