Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Com calçados feitos a partir de materiais reciclados e livres de crueldade, Urban Flowers mostra que é possível unir estilo e consciência ambiental

Urban Flowers é uma marca de calçados vegana e sustentável. Com sua sede “enxuta, versátil e bem arborizada” localizada em Campo Bom, no Rio Grande do Sul,  a marca preza pela transparência e qualidade de seus produtos, que se enquadram na categoria slow fashion

 A Urban Flowers também fez parte do Fashion Revolution, um movimento que promove a transparência sob o slogan “Quem fez as roupas que você usa?”. O objetivo é conscientizar os consumidores da importância de priorizar marcas que não violem os direitos humanos e animais, ocorrência comum em fábricas têxteis do fast fashion.

Imagem divulgação

A Urban Flowers apoia quatro causas na produção de seus produtos:

  • Sustentabilidade
  • Slow fashion
  • Veganismo
  • Feminismo 

Sustentabilidade 

De acordo com a empresa, na confecção de seus produtos são recicladas mais de uma tonelada de borracha, três toneladas de papelão e cerca de 2 mil garrafas PET. Além disso, a Urban Flowers também foi capaz de reaproveitar mais de 7 mil metros quadrados de tecido. A marca também é participante do movimento lixo zero

Slow fashion 

 A Urban Flowers é uma marca  “slow fashion” — movimento oposto ao fast fashion, que depende da fabricação em massa e, por isso, polui mais. A preocupação da Urban com a qualidade de seus produtos é o ponto de partida para desacelerar sua produção. De acordo com a marca, não é necessário “lançar oito coleções por ano e reproduzir tendências impostas pela moda”. A Flowers têm o comprometimento com o consumidor e com a sustentabilidade e, por isso, prefere aperfeiçoar os seus produtos para que sejam duráveis e esteticamente agradáveis durante muito tempo.  

Veganismo

Os calçados, carteiras e bolsas são feitos de materiais completamente veganos —  toda e qualquer matéria-prima derivada do sofrimento ou abuso animal. A Urban Flowers se preza por ser uma empresa que não contribui com a exploração animal e humana na fabricação de seus produtos, mesmo sendo do Sul — região conhecida por indústrias de calçados que usam couro real.

Feminismo 

A marca foi fundada e é composta principalmente por mulheres que se veem como “flores urbanas”. Para o time, a fragilidade, muitas vezes associada às flores, passa longe do verdadeiro significado dessas plantas: símbolos de força e resiliência, assim como as mulheres.

Imagem divulgação

A Urban Flowers produz diversos tipos de calçados, como botas, tênis, sandálias, coturnos e galochas, assim como bolsas, carteiras e mochilas. Além disso, a empresas tem uma linha de sapatos hidrorrepelentes — resistentes à água e à oleosidade.

A loja também faz o descarte consciente de sapatos usados com logística reversa. Isso significa que você pode enviar seu Urban usado para que ele possa ser reutilizado na confecção de novos calçados em troca de um desconto para sua próxima compra.

Confira aqui o Instagram da marca.